Pesquisa
LINHAS DE PESQUISA
DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS E PRODUTOS ALIMENTARES NO SEMI-ÁRIDO NORDESTINO
DEFINIÇÃO: Desenvolvimento de produtos, processos, Avaliação da qualidade físico-química, bioquímica, microbiológica e sensorial da matéria prima e do produto final; Tecnologia pós-colheita de frutas e hortaliças; Agregação de valor a resíduos agro-alimentares.
FISIOLOGIA E BIOQUÍMICA PÓS-COLHEITA DE PRODUTOS REGIONAIS
DEFINIÇÃO: Avaliação da vida útil pós-colheita, desenvolvimento e adaptação de tecnologias pós-colheita, utilização de atmosfera modificada com filmes plásticos ou biofilmes e caracterização química e física de espécies cultivadas e nativas.
PROJETOS
MELHORIA E DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS E PRODUTOS ALIMENTARES
LINHA DE PESQUISA: Desenvolvimento de processos e produtos alimentares no semi-árido nordestino.
DESCRIÇÃO: No estado do Ceará, a região Jaguaribana, onde está inserido o IFCE Campus Limoeiro do Norte, apresenta potencial para o desenvolvimento de novas indústrias alimentícias, tendo em vista que existem na região várias cadeias produtivas incluindo APL’s de fruticultura, pesca e piscicultura, carcinicultura, ovinocaprinocultura, apicultura, além de uma importante bacia leiteira, entre outras áreas de grande potencial. Observa-se que alguns desses setores apresentam tecnologias de ponta na produção, como por exemplo, fruticultura e apicultura. No entanto, essas atividades produtivas necessitam aprimorar o desenvolvimento de novos processos e produtos fazendo com que elas se tornem mais competitivas, favorecendo o desenvolvimento regional. Desse modo, a melhoria e o desenvolvimento de processos e produtos alimentares requerem a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias, que atendam a demanda regional contribuindo para a difusão de inovações tecnológicas, fortalecimento das cadeias produtivas garantindo a segurança alimentar e promovendo a sustentabilidade técnica, socioeconômica e ambiental.
DOCENTES ENVOLVIDOS:
CONTROLE DE QUALIDADE E IDENTIFICAÇÃO DA ORIGEM FLORAL DOS PRODUTOS DAS ABELHAS
LINHA DE PESQUISA: Desenvolvimento de processos e produtos alimentares no semi-árido nordestino.
DESCRIÇÃO: O desenvolvimento de novos produtos alimentícios tendo como matéria prima os produtos das abelhas está a cada dia se consolidando como opção saudável nas dietas de nossa população, bem como a qualidade dos frutos que usam as abelhas como polinizadores. No entanto pesquisas que atestem a qualidade e origem botânica das matérias primas, bem como dos produtos desenvolvidos ainda são incipientes em nossa região, para tal este projeto de pesquisa se propõe a estudar através das caracterizações: físico-química, microbiológica, sensorial e melissopalinológica os produtos originados desta atividade, como também a contribuição que o serviço de polinização realiza no padrão de qualidade da fruticultura tropical através de análises de sucesso no vingamento, número de sementes e qualidade do fruto com relação ao seu peso, tamanho e conformação.
DOCENTES ENVOLVIDOS:
FISIOLOGIA E BIOQUÍMICA PÓS-COLHEITA DE FRUTOS E HORTALIÇAS
LINHA DE PESQUISA: Fisiologia e bioquímica pós-colheita de produtos regionais.
DESCRIÇÃO: Aplicação de produtos bloqueadores da ação do etileno, avaliação da vida útil pós-colheita de frutos e hortaliças, desenvolvimento e adaptação de tecnologias pós-colheita para culturas tropicais, utilização de atmosfera modificada com filmes plásticos ou biofilmes e caracterização química e física de espécies cultivadas e nativas.
DOCENTES ENVOLVIDOS:
BIOPOLÍMEROS APLICADOS EM ALIMENTOS
LINHA DE PESQUISA: Desenvolvimento de processos e produtos alimentares no semi-árido nordestino.
DESCRIÇÃO: Os polissacarídeos naturais são fontes renováveis e uma matéria prima de ampla utilização. Em alimentos, estes polissacarídeos podem funcionar como estabilizantes, geleificantes, espessantes e por sua característica de fibra é considerado um alimento funcional. Diversas plantas do semi-árido apresentam sementes ricas em polissacarídeos. Considerando a grande disponibilidade e diversidade de polissacarídeos naturais e seu baixo custo, este projeto visa à obtenção de polissacarídeos de sementes de plantas, sua utilização e avaliação em alimentos como espessantes, estabilizante, formador de filmes comestíveis em queijos e produtos diversos e como fibras em alimentos panificáveis e embutidos de carnes e peixes.
DOCENTES ENVOLVIDOS: