Formas de ingresso
A forma de ingresso de alunos para os cursos técnicos, tanto na modalidade presencial quanto a distância, se dá de duas formas: por meio dos exames de seleção ou por meio da análise de históricos escolares dos Ensinos Fundamental e/ou do Ensino Médio. A forma de seleção é decidida pela gestão de cada campus, em parceria com a Pró-reitoria de Ensino do IFCE (Proen). Para verificar como ingressar em cada campus, fique atento ao lançamento dos editais no portal do IFCE.
Para os cursos superiores, a seleção se dá pelo Sistema Único de Seleção (Sisu). Excepcionalmente, para o curso de Licenciatura em Teatro do campus de Fortaleza, o ingresso ocorre por meio do vestibular tradicional, com a aplicação do Teste de Habilidade Específica (THE). O vestibular também é adotado para os cursos superiores ofertados na modalidade a distância e para o preenchimento de eventuais vagas remanescentes não preenchidas via Sisu.
Já para o ingresso de alunos transferidos e de graduados, o IFCE realiza processos seletivos periodicamente, de acordo com a demanda de cada campus. Para tanto, a instituição faz a divulgação por meio de editais publicados no sítio eletrônico, bem como em veículos de comunicação locais e regionais.
Quanto ao ingresso no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o candidato deve estar matriculado no ensino médio e participar da seleção por meio de inscrições. Para os cursos Formação Inicial e Continuada (FIC) o candidato deverá ser beneficiário de algum programa social do governo e estar entre 18 e 59 anos. A seleção é feita pelos demandantes do programa, tais como prefeituras e .
Já para o ingresso no programa Mulheres Mil, que faz parte do Pronatec e atende a comunidade com cursos de qualificação profissional, as inscrições são gratuitas, devendo as candidatas ter, no mínimo, 18 anos e ensino fundamental concluído ou estar cursando o 9º ano.