O que é a EaD?
A sigla EaD significa educação a distância, modalidade de ensino que propicia diversos tipos de interações educacionais entre alunos, professores e tutores sem que estes precisem estar fisicamente reunidos. Para isso, é necessária uma plataforma de ensino na qual sejam disponibilizados materiais de estudo, tarefas, provas, tutoria, enfim, todos os recursos que compõem as salas de aula virtuais onde acontecerão os cursos. Regulada por uma legislação específica, a EaD pode ser implementada na educação básica (educação profissional técnica de nível médio e educação de jovens e adultos) e na educação superior.
Os cursos superiores na modalidade EaD oferecem a maior parte das aulas on-line, sendo essa sua característica principal. No entanto, são previstos também encontros presenciais para apresentação de trabalhos, realização de provas finais e aulas de laboratório — essa é uma exigência do MEC para todas as faculdades a distância.
As principais vantagens do formato são a flexibilidade, a economia e a comodidade. Ser flexível é interessante para quem estuda em horários alternativos e precisa de um ritmo diferente. A EaD é também uma chance de economizar tempo e dinheiro com deslocamentos e alimentação, além de permitir que você estude de qualquer lugar em que estiver.
O ambiente virtual de aprendizagem
O AVA, como chamamos, possui diversas ferramentas de comunicação, como fóruns, chats ao vivo, mensagens individuais, mural de recados, e ainda tutores disponíveis para consulta on-line. No CREaD, utilizamos a plataforma Moodle, saiba mais sobre ela clicando aqui.
Polos de apoio presencial
Para dar aos alunos a assistência necessária, o CREaD conta com polos em vários pontos do estado. Neles você vai encontrar bibliotecas, laboratórios de informática e salas de aula equipadas com tecnologia para videoconferência. Mais importante ainda: você terá o apoio dos tutores presenciais para sanar dúvidas e mesmo elaborar planos de estudo, por exemplo. Confira aqui o polo mais perto de você.
Certificação
Entre as pessoas que cogitam o ensino a distância como opção de estudo, há certa preocupação quanto à qualidade da certificação. Ainda vemos uma impressão equivocada de que os cursos presenciais são superiores aos ministrados on-line. Mas isso não é verdade. Ao avaliar os cursos, sejam eles presenciais ou a distância, o MEC aplica os mesmos critérios e o mesmo grau de exigência. Consequentemente, desde que emitidos por instituições credenciadas pelo MEC, os diplomas têm a mesma validade.