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Conselho de Usuários

última modificação 06/12/2021 15h31
Nova forma de a comunidade avaliar e ajudar a melhorar os serviços públicos

Conselho de Usuários de Serviços Públicos


 

Os Conselhos de Usuários de Serviços Públicos são uma nova forma de participação direta da sociedade na avaliação e melhoria dos serviços públicos, conectando os usuários aos gestores responsáveis pelo serviço.

Qualquer cidadão pode ser conselheiro, basta voluntariar-se por meio da plataforma virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos. Uma vez cadastrados, os conselheiros passam a responder a consultas sobre os serviços públicos e podem também apresentar propostas de melhorias desses serviços.

O funcionamento dos Conselhos de Usuários é totalmente virtual, e qualquer cidadão interessado pode se inscrever para participar na avaliação de serviços públicos.

 

Como funciona?


 

O Conselho de Usuários de um Serviço Público é o conjunto de voluntários que se inscreveram na plataforma virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos. Uma pessoa pode voluntariar-se para auxiliar na melhoria de quantos serviços julgar conveniente, em um ou mais órgãos.

Os conselheiros auxiliarão na melhoria dos serviços prestados de duas formas principais: (i) na resposta a consultas formuladas pelo gestor do serviço e pela ouvidoria e (ii) na proposição de ideias para melhorar os serviços, as quais poderão ser comentadas e apoiadas pelos demais conselheiros.

Periodicamente, o órgão prestador de serviços deverá enviar consultas acerca dos serviços públicos por ele prestados, por meio de enquetes eletrônicas desenvolvidas e geridas na plataforma virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos. O resultado dessas enquetes deverá servir de subsídio para a formulação, avaliação e reformulação de serviços públicos.

Além disso, a qualquer momento, os conselheiros poderão inserir ideias de aprimoramento de serviços públicos no Fórum de Melhorias de Serviços Públicos, espaço aberto para a exposição de propostas que busquem tornar esses serviços cada vez mais adequados a realidade dos seus usuários.

A plataforma também traz a possibilidade de que qualquer pessoa, seja ela agente público ou cidadão, produza as suas próprias pesquisas de forma simples, eficiente e totalmente gratuita. Basta que esta pesquisa esteja devidamente associada a algum serviço público.

Qualquer cidadão pode ser conselheiro, basta voluntariar-se na Plataforma. Venha praticar a cidadania e ajudar na melhoria dos serviços prestados pelo IFCE. Sua opinião é muito importante!

 

Passo a passo para se cadastrar na Plataforma do Conselho de Usuários de Serviços Públicos


 

Siga o passo a passo abaixo e cadastre-se:

1. Entre no site: conselhodeusuarios.cgu.gov.br e clique em “login”
2. Clique em “Entrar com gov.br” ou crie sua conta
3. Realize o acesso com os dados da sua conta
4. Selecione “Tornar-se conselheiro”
5. Digite “IFCE” na lista de serviços e clique no símbolo "adicionar"
6. Verifique que o IFCE aparece em “Meus conselhos”
7. Pronto! Em breve você receberá enquetes para avaliar os serviços do IFCE!

 

Guia do Conselheiro


 

Este manual foi preparado para explicar como funcionam os Conselhos de Usuários de Serviços Públicos e como você pode participar por meio da plataforma virtual.

Quantas vezes você já buscou um serviço público e pensou: “puxa, esse serviço poderia ser tão melhor se fizessem de outra forma!”.

Pois agora, por meio dos Conselhos de Usuários, a sua opinião pode chegar diretamente aos ouvidos das pessoas responsáveis por formular e executar esses serviços.

Sua opinião é, sim, fundamental para ajudar a sua comunidade e todos os demais usuários de serviços públicos a contarem com serviços cada vez mais ágeis, melhores e adequados às expectativas da população.

Para acessar o Guia, clique aqui