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Serviço de Informação ao Cidadão - SIC

última modificação 13/11/2024 16h34

A Lei nº 12.527, de 18 /11/11 (Lei de Acesso à Informação – LAI) possibilita a qualquer interessado apresentar pedido de acesso a informação para obter informação contida em registros ou documentos produzidos ou acumulados pelos órgãos e entidades da administração pública. Tal solicitação deve ser respondida no prazo de 20 dias prorrogáveis por mais 10 dias. Esta lei também determina que a administração pública divulgue no seu site, independentemente de requerimentos, informações de interesse coletivo ou geral que esteja sob sua guarda. Essas informações estão localizadas no menu “Acesso à Informação”.

 

 

Legislação

 https://www.gov.br/ouvidorias/pt-br/ouvidorias/legislacao

 

Localização do SIC

Reitoria do IFCE

Avenida Jorge Dumar, 1703, Jardim América

Fortaleza - CE

CEP: 60410-426

Horário de atendimento ao público: 8h às 12h e de 13h às 17h

 

Responsáveis pelo SIC e Contatos

 Antônio José Pessoa de Alencar

Ouvidor / Supervisor dos Serviços de Informação ao Cidadão

Telefone: (85) 3401-2333

E-mail: ouvidoria@ifce.edu.br

Ana Tamara Menezes Barros

Coordenadora de Monitoramento das Leis de Acesso à Informação e Proteção de Dados / Autoridade de Monitoramento da Lei de Acesso à Informação

Telefone: (85) 3401-2333

E-mail: ana.tamara@ifce.edu.br 

 

*Para tirar dúvidas, por favor, entre em contato através dos telefones ou e-mails indicados acima. Para pedidos de acesso à informação, favor utilizar um dos canais de atendimento informados.

 

Recebimento de Pedidos de Acesso à Informação

sic 2.pngOs pedidos de acesso à informação são recebidos por meio da Plataforma Fala.BR: https://falabr.cgu.gov.br/publico/Manifestacao

 

 

Modelo de Formulário de Solicitação de Informação e Recurso

Os pedidos de acesso à informação solicitados presencialmente no SIC físico do IFCE seguem o mesmo fluxo das realizadas através do canal eletrônico.

Clique no link abaixo, preencha o formulário e apresente no SIC do IFCE ou no Protocolo da Reitoria:

Formulário para Pedido de Acesso à Informação Pessoa Natural

Formulário para Pedido de Acesso à Informação Pessoa Jurídica

Formulário de Recurso referente a pedido de acesso Pessoa Natural

Formulário de Recurso referente a pedido de acesso Pessoa Jurídica

 

Painel Lei de Acesso à Informação

sic 3.pngPainel Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011) apresenta um panorama da implementação da norma no Poder Executivo Federal. Há informações sobre números de pedidos e recursos, cumprimento de prazos, perfil dos solicitantes, transparência ativa, entre outros aspectos. É possível comparar dados de órgãos com a média do Governo Federal e da categoria da entidade pesquisada, além de pesquisar e examinar indicadores, de forma fácil e interativa. 

Relatório de Monitoramento do Cumprimento da Lei de Acesso à Informação

2023

2022

 

Busca de Pedidos e Respostas

Busque as respostas dadas aos pedidos de informação feitos ao IFCE e demais órgãos e entidades do Poder Executivo Federal. A pesquisa pode ser feita por palavra-chave ou por filtros específicos.

Para pesquisar, clique AQUI

 

Relatório de atendimento

Atendendo ao disposto nos incisos III e IV do artigo 45 do Decreto nº 7.724/2012, o IFCE apresenta dados estatísticos referentes aos pedidos de informação recebidos, atendidos e indeferidos, encaminhados presencialmente aos Serviços de Informação ao Cidadão ou postados no sistema eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão da Controladoria Geral da União (e-SIC/CGU).

Acesse aqui o Relatório de Atendimentos 2012-2013.
Acesse aqui o Relatório de Atendimentos 2014.
Acesse aqui o Relatório de Atendimentos 2015.
Acesse aqui o Relatório de Atendimentos 2016.
Acesse aqui o Relatório de Atendimentos 2017.
Acesse aqui o Relatório de Atendimentos 2018.
Acesse aqui o Relatório de Atendimentos 2019.

As estatísticas elaboradas a partir dos pedidos encaminhados por meio do e-SIC/CGU podem ser vistas por meio da página do próprio sistema, acessando a aba “Relatórios Estatísticos” e identificando, em seguida, o período e o órgão de interesse (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará).

Em seguida, pode-se escolher o tipo de relatório:

  • Relatório de pedidos de acesso à informação e de solicitantes
  • Relatório de recursos e reclamações
  • Relatório de recursos à CGU interpostos por e-mail (até 22 de agosto de 2012, quando esta funcionalidade foi integrada ao e-SIC)
  • Relatório de recursos à CMRI - Comissão Mista de Reavaliação de Informações, interpostos por e-mail (até 31 de janeiro de 2014, quando esta funcionalidade foi integrada ao e-SIC)