Miniguia resumido do aluno
Assistência estudantil
RESPONSÁVEL POR
- Atendimento de estudantes dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio e dos demais cursos;
- Atendimento de pais ou responsáveis pelos dos estudantes dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio e dos demais cursos;
- Orientações quanto aos aspectos previstos no Regulamento de Organização Didática do IFCE;
- Demandas do Movimento Estudantil em geral; Dúvidas sobre Programa de Monitoria.
COMO ACESSAR O SERVIÇO
- O estudante deve enviar um email, informando o seu nome, curso e a solicitação
INFORMAÇÕES
- Fone: 085 3455-3068
- E-mail: cae.baturite@ifce.edu.br
Biblioteca
RESPONSÁVEL POR
- Atendimento à comunidade acadêmica: pedido de nada consta, entrega de TCC, treinamento e orientações de acesso às plataformas Periódicos Capes e BVU.
COMO ACESSAR O SERVIÇO
- Pedido de Nada Consta realizado através da recepção do campus via SEI.
- Entrega de TCC através das coordenadorias dos cursos via SEI.
- Treinamentos das plataformas mediante agendamento no e-mail da biblioteca.
INFORMAÇÕES
- E-mail: biblioteca.baturite@ifce.edu.br
Setor de Saúde
RESPONSÁVEL POR
- Orientação de Educação em Saúde aos estudantes (área de Enfermagem).
- Esclarecimento de dúvidas sobre cuidados com a saúde geral.
- Testagem rápida para HIV, Sífilis, Hepatites virais (agendamento prévio)
COMO CHAMAR
INFORMAÇÕES
- E-mail:
Coordenadoria de Controle Acadêmico (CCA)
RESPONSÁVEL POR
- Problemas de acesso ao Q-acadêmico;
- Emissão de documentações acadêmicas (declaração, histórico e diploma, etc.);
- Colação de grau;
- Matrícula de estudantes ingressantes; Matrícula on-line;
- Ajuste de matrícula on-line; Reabertura de matrícula; Trancamento de disciplinas.
COMO ACESSAR O SERVIÇO
- O estudante deve enviar um e-mail, informando o seu nome, CPF, curso e a dificuldade de acesso ao Q-acadêmico.
INFORMAÇÕES
- Fone: 085 3455-3068
- E-mail: cca.baturite@ifce.edu.br
Coordenação de Tecnologia da Informação (CTI)
RESPONSÁVEL POR
- I. Promover políticas na área da tecnologia da informação para o Campus;
- II. Identificar as necessidades nas áreas de informática e comunicação e propor alternativas de solução;
- III. Planejar, coordenar e controlar o desenvolvimento de sistemas de informação e comunicação do campus;
- IV. Fornecer apoio operacional a infraestrutura necessária para o desenvolvimento do ensino a distância;
- V. Fornecer apoio operacional a infraestrutura necessária para o desenvolvimento do ensino a distância;
- VI. Promover a difusão e bom uso dos aplicativos, equipamentos, sistemas e ambientes virtuais de ensino e pesquisa;
- VII. Apoiar e coordenar a melhor distribuição dos recursos de informática e comunicação, bem como, o atendimento das requisições de serviços;
- VIII. Acompanhar e/ou realizar o desenvolvimento e manutenção de sistemas computacionais de interesse das Unidades de Ensino;
- IX. Propor e desenvolver treinamento local ou à distância, visando à melhor utilização da rede, sistemas e aplicativos instalados;
- X. Gerenciar recursos das redes de computadores, no que concerne, a infraestrutura de acesso e aos aplicativos que se utilizam dessa rede;
- XI. Zelar pela integridade e segurança da informação;
- XII. Prestar suporte e manutenção aos equipamentos de informática (hardwares)
- XII. Prestar suporte e manutenção aos equipamentos de informática (hardwares)
- XII. Prestar suporte e manutenção aos equipamentos de informática (hardwares)
COMO CHAMAR
- O estudante deve enviar um e-mail, informando o seu nome, curso, matrícula e a sua dúvida ou dificuldade.
INFORMAÇÕES
- ti.baturite@ifce.edu.br
- Orientações sobre o setor: https://drive.google.com/file/d/112JqpzDMzBMfuheaMfLZYi0CL6qxoqP8/view?usp=drivesdk
NAPNE
O QUE É
Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas que tem como um dos objetivos “Promover condições necessárias para o ingresso, permanência e o êxito educacional dos discentes” público alvo
da atuação do NAPNE. Nosso público alvo são alunos com necessidades educacionais específicas em função de deficiência, altas habilidades/superdotação e/ou transtornos globais de desenvolvimento.
da atuação do NAPNE. Nosso público alvo são alunos com necessidades educacionais específicas em função de deficiência, altas habilidades/superdotação e/ou transtornos globais de desenvolvimento.
COMO CHAMAR
- E-mail institucional do NAPNE: napne@baturite.ifce.edu.br
Coordenadoria Técnico-pedagógica (CTP)
RESPONSÁVEL POR
- Orientação e análise de solicitações de trancamento de matrícula;
- Orientação e análise de solicitações de cancelamento de matrícula;
- Atendimento pedagógico a estudantes de forma individual e/ou em grupo;
- Orientação quanto ao regime de exercícios domiciliares;
- Orientação a estudantes com dificuldade de aprendizagem nas disciplinas;
- Orientação a estudantes quanto à organização de horários e rotina de estudo;
- Orientação quanto a métodos e técnicas de estudo;
- Atendimento de pais ou responsáveis quanto ao processo de ensino-aprendizagem;
- Mediação de natureza pedagógica, em conjunto a coordenação do curso, na relação professor-aluno;
- Mediação de natureza pedagógica, em conjunto a coordenação do curso, na relação aluno-aluno;
- Orientações quanto aos aspectos legais da educação, especialmente os aspectos previstos no Regulamento de Organização Didática do IFCE;
- Demais orientações de cunho pedagógico.
COMO ACESSAR O SERVIÇO
- O estudante, pais ou responsáveis devem enviar um e-mail informando o nome do estudante, curso e a motivação da solicitação ou demanda. Será agendado um atendimento (por telefone ou presencialmente) com o estudante, pais ou responsáveis para as devidas orientações e encaminhamentos.
- As solicitações de trancamento e cancelamento de matrícula devem ser realizadas via SEI
- Para os demais atendimentos, o agendamento será realizado através do endereço eletrônico ctp.baturite@ifce.edu.br ou através do telefone (085) 3455-3068
INFORMAÇÕES
- Fone: (085) 3455-3068
- E-mail: ctp.baturite@ifce.edu.br
Diretoria de Ensino (DIREN)
RESPONSÁVEL POR
- Representação da área de ensino do campus junto à direção geral e PROEN;
- Planejar e Definir o calendário acadêmico do campus;
- Planejamento de ações para acompanhamento do ensino remoto;
- Entrega de livros didáticos;
- Apoio ao ensino remoto;
- Apoio às ações da Biblioteca, da CCA, da CTP, do NEAD e NAPNE;
- Organizações dos processos seletivos (médio e superior);
- Intermediação de conflitos relacionados ao ensino;
- Criar condições para o aprimoramento do processo educativo e estimular experiências com essa finalidade;
- Levantar, por departamento, a carga horária semestral dos professores para acompanhamento à demanda de solicitação para contratação de professor efetivo e substituto;
- Propor, discutir, avaliar e coordenar as atividades de ensino, juntamente com as gerências, coordenadorias de ensino e coordenadoria pedagógica;
- Definir e delegar atribuições com relação à implementação de ações e atividades pedagógicas;
- Fazer cumprir as determinações contidas no Regulamento de Organização Didática (ROD);
- Acompanhar e apoiar a sistemática de avaliação docente e analisar os resultados para adoção de medidas e providências cabíveis;
- Discutir, refletir e analisar os índices de evasão e repetência com chefes de departamentos, coordenadores de curso e setor pedagógico, com vistas à criação de estratégias para sua superação;
- Coordenar fóruns para discussão de questões referentes à educação, ao ensino, à legislação educacional e programas definidos pelo MEC.
COMO CHAMAR
- O estudante deve enviar um e-mail, informando o seu nome, curso e a solicitação que deseja fazer.
INFORMAÇÕES
- Fone: 085 3455-3068
- E-mail: ensino.baturite@ifce.edu.br
Coordenadorias de cursos
RESPONSÁVEL POR
- Adesão ao ensino remoto;
- Justificativa de faltas e Segunda chamada de avaliação;
- Revisão de notas/resultado das avaliações;
- Revisão de reprovação por faltas;
- Trancamento ou exclusão de disciplinas, ficando com menos de 12 créditos;
- Desistência de participação nas aulas remotas;
- Horário das aulas;
- Códigos das disciplinas para acesso ao Google Classroom;
- Desistência de participação nas aulas remotas;
- Horário das aulas;
- Códigos das disciplinas para acesso ao Google Classroom; Dificuldade de contato com os professores;
- Faltas de professores;
- Aproveitamento de disciplinas e Reajuste de matrícula;
- Ementas (programa de unidade didática de disciplinas);
- Validação de disciplinas;
- Apresentação de atividades complementares.
COMO CHAMAR
- O estudante deve enviar um e-mail, informando o seu nome, curso e a solicitação que deseja fazer para a coordenadoria de seu curso.