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Biblioteca

última modificação 29/04/2021 10h35

Biblioteca Campus Baturité

Regulamento Biblioteca do campus Baturité - Acesse aqui

 

APRESENTAÇÃO

A Biblioteca do Campus de Baturité iniciou seu funcionamento junto a criação do campus em agosto de
2010, atualmente ocupa uma área de 155m2, divididos em espaços para acervo geral, cabines de estudo
individual, sala de estudo em grupo e espaço multimídia.


Possui um acervo de aproximadamente 6.035 exemplares (dados de Abril 2021), composto de livros,
TCCs, dicionários, CD/DVDs, nas áreas de Gastronomia, Letras-inglês, Comércio, Administração,
Hotelaria e Hospedagem, com ênfase em livros técnicos e didáticos contribuindo com suporte
informacional aos cursos.


A Biblioteca do Campus de Baturité tem o objetivo de promover o acesso, a disseminação e o uso da
informação, como apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão, contribuindo para o desenvolvimento
socioeconômico e cultural da região ministrados no campus.
A equipe da Biblioteca é formada por profissionais capacitados para atender o público interno (alunos,
servidores docentes e técnicos administrativos da Instituição), bem como o público externo, a
comunidade. O setor conta com profissionais que registram, catalogam, classificam e indexam as novas
aquisições e fazem a manutenção das informações bibliográficas no Sistema Sofhia. A equipe realiza
também a preparação física (carimbos de identificação e registro, colocação de etiquetas etc.) do material
bibliográfico disponibilizado para empréstimo domiciliar, serviço de informação e referência, organização
e desenvolvimento do acervo.

 

 Principais serviços:

  • Acesso remoto ao Portal de Periódicos da CAPES
  • Empréstimo domiciliar e renovação das obras e outros materiais
  • Consulta local ao acervo
  • Elaboração de catalogação na fonte
  • Orientação técnica para elaboração e apresentação de trabalhos acadêmicos, com base nas Normas Técnicas de Documentação da ABNT
  • Acesso à Internet
  • Levantamento bibliográfico
  • Treinamento de Usuário

 

Inscrição

Podem se inscrever os alunos regularmente matriculados nos cursos presenciais do Campus de Baturité, servidores ativos (técnico-administrativos e docentes) e professores substitutos.

Como proceder:
Os alunos são automaticamente matriculados devido a integração Sophia e Q-Acadêmico. No entanto, dados como o Email, Foto e Senha são obrigatoriamente feitos de forma presencial no Setor de Empréstimo da biblioteca. No caso de Servidor apresentar o SIAPE para cadastro (senha) no setor de Empréstimo da Biblioteca.
*O cadastramento é obrigatório para o empréstimo

Períodos de Inscrição:

A inscrição poderá ser feita durante o período letivo, para alunos, e em qualquer época, para servidores ativos.
A senha é pessoal e intransferível e de total responsabilidade do usuário.

IMPORTANTE
EM ÉPOCA DE PANDEMIA – TRABALHO REMOTO

Como fazer solicitação de senha provisória para acessar o Sophia Web:
1º – O Usuário pode enviar um e-mail para solicitando a senha provisória;
2º - A Biblioteca cria uma senha provisória e envia para o aluno através do mesmo e-mail que o usuário fez a solicitação;
3 º – O Usuário acessa o site do Sophia Web http://biblioteca.ifce.edu.br/ vai na aba OUTROS>TROCAR SENHA

 

 Quantidades de Livros por Usuário                 Prazo                                   Renovação

Servidores  3 Livros                                         10 dias úteis                                  3
Discentes    3 Livros                                         10 dias úteis                                  3

Para os demais materiais disponíveis para empréstimo tais como: chave, revistas etc. procurar o atendimento da biblioteca para maiores informações.

A não devolução das obras, em qualquer mídia, no prazo determinado, implica em suspensão de novos empréstimos. Após a devolução das obras em atraso, o usuário ficará suspenso do serviço de empréstimo, durante o período correspondente aos dias de atraso verificados para cada obra, separadamente.

Renovação do empréstimo
O empréstimo poderá ser renovado, no balcão de empréstimo com a apresentação do objeto, por igual período, desde que a obra não esteja reservada e o usuário esteja em dia com a data de devolução. Ou também poderá ser renovada pela internet pelo Sistema Sofhia. No Sistema o usuário faz o login com senha e matrícula para entrar e renovar o material. O mesmo material só poderá ser renovado apenas três vezes sendo 2 no sistema e 1 na biblioteca e desde que não tenha reserva para a obra, e seguindo o mesmo sistema acima mencionado.

Reserva de livros

Após devolução, a publicação reservada ficará à disposição do interessado por 24 horas, a contar da data em que a lista de reservas é afixada pelo Sistema Sofhia. O não comparecimento do usuário, neste prazo, libera a reserva para o próximo da lista. Será obedecida a ordem cronológica da reserva. Se desejar, o usuário poderá fazer mais de uma reserva, desde que para publicações diferentes. A duplicidade de reservas implica cancelamento automático de uma delas.

As obras emprestadas ficarão sob inteira responsabilidade do usuário, tendo o mesmo o dever de responder por perdas e danos que, porventura, venham a ocorrer de acordo com o que dispõe o Regulamento da Biblioteca.

Referência (consulta local)

O Setor de Referência (consulta local) reúne um acervo, que só poderá ser consultado na biblioteca, composto de dicionários, atlas, guias, catálogos, periódicos, jornais, normas técnicas etc. Este serviço também é destinado ao público externo, ou seja, a comunidade de Baturité. As consultas poderão ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Multimídia

O acesso à internet pode ser realizado por Wi-Fi ou através de 4 (quatro) computadores para uso de pesquisas. O tempo de acesso à internet é de 1h, prorrogável se não houver procura. Não é permitido acesso a sites de conteúdos impróprios e não compatíveis com atividades de estudos e pesquisas.

 

Acesso à Biblioteca Virtual Universitária - BVU; Utilizando matrícula + senha para fazer o login.

Essa Senha o aluno pode solicitar Diretamente através só site do IFCE no endereço https://ifce.edu.br/centraldeatendimento    Clicar em ALUNO> SUAP/ Períodico (CAPES) / BVU

As obras, divididas em mais de 40 áreas de conhecimento, estão disponíveis aos usuários 24 horas por dia e podem ser acessadas em diversas plataformas como computadores e tablets.

Acesse o Portal de Periódicos da Capes Portal de Periódicos

 

 

 

Seguem algumas orientações para recebimento dos trabalhos acadêmicos:


REQUISITOS

 

1) Normalizar o trabalho acadêmico de acordo com as orientações estabelecidas no 3. ed. Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos do IFCE.

 2) Providenciar a ficha catalográfica  do trabalho. Para isso, deve acessar o Gerador Automático de Ficha Catalográfica, disponível no Portal SIBI, preenchendo o formulário com os dados bibliográficos do trabalho de conclusão

 *A folha contendo a ficha catalográfica deverá ser inserida após a folha de rosto do trabalho acadêmico em formato eletrônico;

 *Para artigos científicos fica dispensada a apresentação da ficha catalográfica.

 3) Observar que a folha de aprovação dos trabalhos no formato monografia, dissertação ou tese deve estar, obrigatoriamente, sem as assinaturas dos membros da banca avaliadora para divulgação no Repositório Institucional do IFCE;

4) Imprimir, preencher, assinar, digitalizar e salvar, em formato PDF, o termo de Autorização para Disponibilizar Trabalho de Conclusão de Curso no Repositório  Institucional do IFCE

 5) Salvar o trabalho, exclusivamente em formato eletrônico, em um arquivo único em PDF (da capa aos anexos). O arquivo não deve ultrapassar 5 Megabytes.

6) Depois de salvo o aluno envia o TCC em PDF e o Termo de Autorização em PDF ( documentos separados) para a Coordenação do seu Curso. A Coordenação do Curso envia para a biblioteca. E-mail para entrega de TCC pela coordenação:  

 

 

Templates em Microsoft Word

Modelo de trabalho acadêmico em Microsoft Word (DOC 1,2 MB)

Modelo de artigo científico em Microsoft Word (DOC 1,2 MB)

 Templates em Libre Office

Modelo de trabalho acadêmico em LibreOffice (ODT 2,521 KB)

Modelo de artigo científico em LibreOffice (ODT 2,470 KB)


Equipe

Bibliotecária

Josilene de Araújo Ribeiro
Fone: (85) 3347-9160
E-mail: josilene.ribeiro@ifce.edu.br / biblioteca.baturite@ifce.edu.br

Auxiliar de Biblioteca

Ana Paula Silvino Sabino
Fone: (85) 3347-9160
E-mail: anapaula.sabino@ifce.edu.br

Nayeli da Silva Feitosa
Fone: (85) 3347-9160
E-mail: nayeli.feitosa@ifce.du.br

Maria Rosemeire dos Santos Barbosa
Fone: (85) 3347-9160
E-mail: rosemeire.santos@ifce.edu.br