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Biblioteca

última modificação 24/02/2022 08h53

Biblioteca Campus Baturité

Regulamento Biblioteca do campus Baturité - Acesse aqui

 

APRESENTAÇÃO

A Biblioteca do Campus de Baturité iniciou seu funcionamento junto a criação do campus em agosto de
2010, atualmente ocupa uma área de 155m2, divididos em espaços para acervo geral, cabines de estudo
individual, sala de estudo em grupo e espaço multimídia.


Possui um acervo de aproximadamente 6.035 exemplares (dados de Abril 2021), composto de livros,
TCCs, dicionários, CD/DVDs, nas áreas de Gastronomia, Letras-inglês, Comércio, Administração,
Hotelaria e Hospedagem, com ênfase em livros técnicos e didáticos contribuindo com suporte
informacional aos cursos.


A Biblioteca do Campus de Baturité tem o objetivo de promover o acesso, a disseminação e o uso da
informação, como apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão, contribuindo para o desenvolvimento
socioeconômico e cultural da região ministrados no campus.
A equipe da Biblioteca é formada por profissionais capacitados para atender o público interno (alunos,
servidores docentes e técnicos administrativos da Instituição), bem como o público externo, a
comunidade. O setor conta com profissionais que registram, catalogam, classificam e indexam as novas
aquisições e fazem a manutenção das informações bibliográficas no Sistema Sofhia. A equipe realiza
também a preparação física (carimbos de identificação e registro, colocação de etiquetas etc.) do material
bibliográfico disponibilizado para empréstimo domiciliar, serviço de informação e referência, organização
e desenvolvimento do acervo.

 

 Principais serviços:

  • Acesso remoto ao Portal de Periódicos da CAPES
  • Empréstimo domiciliar e renovação das obras e outros materiais
  • Consulta local ao acervo
  • Elaboração de catalogação na fonte
  • Orientação técnica para elaboração e apresentação de trabalhos acadêmicos, com base nas Normas Técnicas de Documentação da ABNT
  • Acesso à Internet
  • Levantamento bibliográfico
  • Treinamento de Usuário

 

Inscrição

Podem se inscrever os alunos regularmente matriculados nos cursos presenciais do Campus de Baturité, servidores ativos (técnico-administrativos e docentes) e professores substitutos. Como proceder:

Como proceder:

Os alunos são automaticamente matriculados devido a integração Sophia e Q-Acadêmico. No entanto, dados como o Email, Foto e Senha são obrigatoriamente feitos de forma presencial no Setor de Empréstimo da biblioteca. No caso de Servidor apresentar o SIAPE para cadastro (senha) no setor de Empréstimo da Biblioteca. *O cadastramento é obrigatório para o empréstimo

Períodos de Inscrição:

A inscrição poderá ser feita durante o período letivo, para alunos, e em qualquer época, para servidores ativos.
A senha é pessoal e intransferível e de total responsabilidade do usuário.

Como fazer solicitação de senha provisória para acessar o Sophia Web:

Como fazer solicitação de senha provisória para acessar o Sophia Web:
1º – O Usuário pode enviar um e-mail para solicitando a senha provisória;
2º - A Biblioteca cria uma senha provisória e envia para o aluno através do mesmo e-mail que o usuário fez a solicitação;
3 º – O Usuário acessa o site do Sophia Web http://biblioteca.ifce.edu.br/ vai na aba OUTROS>TROCAR SENHA

Usuário Livro CD       Prazo
Discente    3  1 10 dias úteis
Docente    3  1 10 dias úteis
TAE    3  1 10 dias úteis

Para os demais materiais disponíveis para empréstimo tais como: chave, revistas etc. procurar o atendimento da biblioteca para maiores informações.

A não devolução das obras, em qualquer mídia, no prazo determinado, implica em suspensão de novos empréstimos. Após a devolução das obras em atraso, o usuário ficará suspenso do serviço de empréstimo, durante o período correspondente aos dias de atraso verificados para cada obra, separadamente.

Renovação do empréstimo
O empréstimo poderá ser renovado, no balcão de empréstimo com a apresentação do objeto, por igual período, desde que a obra não esteja reservada e o usuário esteja em dia com a data de devolução. Ou também poderá ser renovada pela internet pelo Sistema Sofhia. No Sistema o usuário faz o login com senha e matrícula para entrar e renovar o material. O mesmo material só poderá ser renovado apenas três vezes sendo 2 no sistema e 1 na biblioteca e desde que não tenha reserva para a obra, e seguindo o mesmo sistema acima mencionado.

Reserva de livros

Após devolução, a publicação reservada ficará à disposição do interessado por 24 horas, a contar da data em que a lista de reservas é afixada pelo Sistema Sofhia. O não comparecimento do usuário, neste prazo, libera a reserva para o próximo da lista. Será obedecida a ordem cronológica da reserva. Se desejar, o usuário poderá fazer mais de uma reserva, desde que para publicações diferentes. A duplicidade de reservas implica cancelamento automático de uma delas.

As obras emprestadas ficarão sob inteira responsabilidade do usuário, tendo o mesmo o dever de responder por perdas e danos que, porventura, venham a ocorrer de acordo com o que dispõe o Regulamento da Biblioteca.

Referência (consulta local)

O Setor de Referência (consulta local) reúne um acervo, que só poderá ser consultado na biblioteca, composto de dicionários, atlas, guias, catálogos, periódicos, jornais, normas técnicas etc. Este serviço também é destinado ao público externo, ou seja, a comunidade de Baturité. As consultas poderão ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Multimídia

O acesso à internet pode ser realizado por Wi-Fi ou através de 4 (quatro) computadores para uso de pesquisas. O tempo de acesso à internet é de 1h, prorrogável se não houver procura. Não é permitido acesso a sites de conteúdos impróprios e não compatíveis com atividades de estudos e pesquisas.

 1. Acesso à Biblioteca Virtual e Portal de Periódicos da CAPES é atravé da matrícula + senha para fazer o login.

2. Essa Senha o aluno pode solicitar Diretamente através só site do IFCE no endereço https://ifce.edu.br >Clicar em ALUNO> Períodico (CAPES) / BVU seguir as instruções.

 

 ORIENTAÇÕES PARA ENTREGA DE TRABALHO FINAL - REQUISITOS

 

Seguem algumas orientações para recebimento dos trabalhos acadêmicos:

1) Normalizar o trabalho acadêmico de acordo com as orientações estabelecidas no 3. ed. Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos do IFCE.

O Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos do IFCE, aprovado através da Resolução 034/ Consup, de 27 de março de 2017, apresenta os requisitos a serem adotados na normalização dos trabalhos de conclusão de curso de graduação (TCCs), de especialização (TCCEs), de mestrado (dissertações) e de doutorado (teses) produzidos no IFCE,. Para a elaboração de tabelas, a ABNT orienta a utilização das Normas de Apresentação Tabular do IBGE.

 2) Providenciar a ficha catalográfica  do trabalho. Para isso, deve acessar o Gerador Automático de Ficha Catalográfica, disponível no Portal SIBI, preenchendo o formulário com os dados bibliográficos do trabalho de conclusão.

 *A folha contendo a ficha catalográfica deverá ser inserida após a folha de rosto do trabalho acadêmico em formato eletrônico;

  3) Observar que a folha de aprovação dos trabalhos no formato monografia, dissertação ou tese deve estar, obrigatoriamente, sem as assinaturas dos membros da banca avaliadora para divulgação no Repositório Institucional do IFCE;

4) Imprimir, preencher, assinar, digitalizar e salvar, em formato PDF, o termo de Autorização para Disponibilizar Trabalho de Conclusão de Curso no Repositório  Institucional do IFCE

 5) Salvar o trabalho, exclusivamente em formato eletrônico, em um arquivo único em PDF (da capa aos anexos). O arquivo não deve ultrapassar 5 Megabytes.

6) No caso de apresentação de Produto Educacional que acompanha o trabalho final, apresentar o documento exclusivamente em formato eletrônico, em um arquivo único em PDF que não deve ultrapassar 5 Megabytes.

 Templates em Microsoft Word

Modelo de trabalho acadêmico em Microsoft Word (DOC 1,2 MB)

Modelo de artigo científico em Microsoft Word (DOC 1,2 MB)

 Templates em Libre Office

Modelo de trabalho acadêmico em LibreOffice (ODT 2,521 KB)

Modelo de artigo científico em LibreOffice (ODT 2,470 KB)

Caso, necessite de orientação presencial, o usuário deve consultar o bibliotecário do seu campus.

INSTRUÇÕES PARA ENTREGA DO TRABALHO FINAL

1) Apresentar á coordenadoria do seu curso a versão final do trabalho e do produto educacional (se for o caso), aprovados pelo orientador, junto com o Termo de Autorização para Disponibilizar Trabalho Final no Repositório Institucional do IFCE, de acordo com os formatos especificados, a fim de que seja gerado um processo no Sistema Eletrônico de Informação (SEI);

2) A coordenadoria do curso confere o conteúdo dos arquivos, no ato do recebimento, a fim de garantir que os mesmos apresentem conteúdos válidos;

3) A coordenadoria do curso gera um processo no SEI, anexando os arquivos (trabalho final + termo de autorização), e os envia à biblioteca Baturité para validação. Para os cursos de pós-graduação que exijam, além do trabalho final, a apresentação de um Produto Educacional, este deve ser anexado ao processo, em arquivo separado (trabalho final + produto educacional + termo de autorização);

4)A biblioteca valida os arquivos submetidos no processo e disponibiliza o trabalho acadêmico e o produto educacional (se houver) no Repositório Institucional do IFCE;

5) Caso os arquivos enviados não estejam em conformidade com os requisitos estabelecidos, a biblioteca retornará o processo à coordenadoria do curso para que esta proceda às alterações exigidas. Cumpridas as exigências, a biblioteca validará o recebimento dos arquivos, comunicando à coordenadoria, por intermédio do documento Validação da Submissão do Trabalho Final.

6)No caso de trabalhos que envolvam patentes ou embargo (quando não é permitido o acesso imediato ao conteúdo integral do documento, durante um determinado período de tempo) deve imprimir, preencher, assinar, digitalizar e salvar, em formato PDF, o Termo de Autorização para Disponibilizar Trabalho Final no Repositório Institucional do IFCE, assinalando a opção “Passível de patenteamento ou embargo” e entregar à coordenadoria do curso, acompanhado do arquivo (PDF) contendo apenas o resumo e os dados bibliográficos (autor e título) do trabalho final.

OBS 1: Cada processo, criado no SEI, deverá conter informações e arquivos anexos relativos a apenas um (1) trabalho final.

OBS 2: A biblioteca não receberá os trabalhos diretamente dos discentes, assim como, não receberá arquivos em outras mídias (CD, DVD, HD, impressa);

LEGISLAÇÃO CORRELATA

• Lei 12.527 de 2011 – Lei de Acesso à Informação

• Resolução 034/2017 – CONSUP, de 27/03/2017 - Aprova o Manual de normalização de trabalhos acadêmicos do IFCE.

• Resolução 99/2017-CONSUP, de 27/09/2017 – Aprova o Manual de elaboração de projetos pedagógicos dos cursos do Instituto Federal do Ceará.

• Resolução 116/2018 - CONSUP, de 26/11/2018 - Aprova o regulamento dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

 

Horário de funcionamento da Biblioteca

A Biblioteca funciona de segunda a sexta-feira no horário de 8h às 20:30h.

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Equipe

Bibliotecária
Josilene de Araújo Ribeiro
Auxiliar de Biblioteca
Ana Paula Silvino Sabino

Fone: (85) 3347-9160
E-mail:

Nayeli da Silva Feitosa
Fone: (85) 3347-9160
E-mail:

Maria Rosemeire dos Santos Barbosa
Fone: (85) 3347-9160
E-mail: