Você está aqui: Página Inicial > Fortaleza > Estágio
conteúdo

É HORA DE ESTAGIAR


Em vigor desde 2008 com o número 11.788, a Lei do Estágio introduz uma série de inovações nas normas que regem essa modalidade de capacitação prática de estudantes. Entre os avanços da lei, estão a manutenção do caráter pedagógico do estágio e da participação da instituição de ensino na definição e aprovação do plano de atividades do estudante em ambiente de trabalho; maior segurança para as organizações concedentes de estágio, que passam a contar com um instrumento legal moderno e mais adequado à realidade atual do mercado de trabalho; e a gratuidade obrigatória de todos os serviços prestados aos estudantes pelos agentes de integração.

Para matricular-se na disciplina de Estágio Supervisionado (obrigatório), o aluno deve estar regularmente matriculado e frequentando um dos últimos semestres ou ter cumprido o número mínimo de créditos conforme o que determina a matriz curricular de cada curso.

  1. Antes de ingressar no estágio:
    • Solicitar e preencher ficha para matrícula no Estágio Supervisionado.
    • Preencher termo de compromisso de estágio em 03 (três) vias (a data final deverá ser limitada até o último dia do semestre definido pelo calendário oficial).
    • Preencher o plano de atividades em 03 (três) vias.
    • Apresentar cópia da proposta de seguro de vida com seu respectivo comprovante de pagamento ou da apólice de seguro contra acidentes pessoais ou cópia contratada pela parte concedente.
  2. Durante o estágio:
    • Apresentar relatório diário de atividades com vistos do professor orientador da instituição de ensino e do supervisor do estágio na parte concedente.
    • Apresentar relatório periódico de atividades com vistos do professor orientador da instituição de ensino, do supervisor do estágio na parte concedente e do aluno, a cada 06 (seis) meses de atividades em estágio.
  3. Conclusão do estágio:

O estágio poderá ser prorrogado, sofrer alteração de horário ou alteração do valor de bolsa auxílio de estágio, por meio do termo aditivo. Todos estes documentos devem ser impressos em três vias, assinadas pelo aluno e pela parte concedente do estágio e, posteriormente, submetidos à análise e aprovação da CAE.

Confira a resolução que regulamenta o estágio.

Para o estágio não obrigatório, o aluno deve estar regularmente matriculado e frequentando um dos cursos oferecidos pelo IFCE campus Fortaleza.

  1. Antes de ingressar no estágio:
  2. Durante o estágio:
  3. Conclusão do estágio:
    • Termo de encerramento de estágio fornecido pela parte concedente do estágio.

O estágio poderá ser prorrogado, sofrer alteração de horário ou alteração do valor de bolsa auxílio de estágio, por meio do termo aditivo. Todos estes documentos devem ser impressos em três vias, assinadas pelo aluno e pela parte concedente do estágio e posteriormente submetido à análise e aprovação da CAE.

Realizamos divulgação das oportunidades de estágio/emprego oferecidas por empresas cadastradas no campus Fortaleza. Elas serão fixadas em nossos quadros de aviso e em nossa página no Facebook.

Apresentação


 

Estagiar é um excelente caminho para colocar em prática tudo que você vem aprendendo em sala de aula e laboratórios. É adquirir experiência a partir de situações reais, antes mesmo de se formar. E a Coordenadoria de Acompanhamento de Estágios, ou simplesmente Coordenadoria de Estágios, está no campus para contribuir com essa aproximação entre você, nosso(a) aluno(a), e o mundo do trabalho.

O campus de Fortaleza do IFCE mantém convênio com mais de 400 empresas/instituições. Para ficar por dentro das vagas de estágio não obrigatórios oferecidas, acompanhe a divulgação nesta página, nas redes sociais do campus e/ou se dirija à Coordenadoria de Acompanhamento de Estágios para saber mais sobre como proceder e sobre as questões legais da atividade.

Então, são atribuições da Coordenadoria de Estágios: promover o intercâmbio com as empresas para identificar oportunidades de estágio para os alunos; divulgar as vagas de estágio oferecidas pelas empresas; encaminhar e facilitar as condições de acesso ao estágio de acordo com a legislação vigente; e preparar, analisar e assinar a documentação referente ao estágio, inclusive a que instrui a expedição do diploma, intervindo nos casos de desobediência aos dispositivos legais.


Contato



Coordenador(a)

Paulo Ricardo Freire Pinho 
Coordenadora de Acompanhamento de Estágios
Fone: 3307.3634
E-mail: ricardo.freire@ifce.edu.br

Campus Fortaleza

CAE - Coordenadoria de Acompanhamento de Estágios
Av. Treze de Maio, 2081 - Benfica - Cep:60040-531 - Fortaleza - CE
E-mail: estagio.fortaleza@ifce.edu.br 
Fone: (85) 3307.3634 / 3307.3650