Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Todas as Notícias
conteúdo

Todas as Notícias

última modificação 29/12/2015 10h53

Fortaleza inscreve para minicurso de espanhol

última modificação: 21/10/2019 17h45
Ao todo são ofertadas 25 vagas gratuitas

Estão abertas, até às 10h da próxima quarta-feira (23/10), as inscrições para o minicurso Espanhol Básico. Ao todo são ofertadas 25 vagas, sendo 10 vagas destinadas a alunos, servidores e terceirizados do campus de Fortaleza do IFCE e 15 vagas para a comunidade externa.

Para se candidatar a uma vaga, é necessário ter, no mínimo, 16 anos de idade e ter concluído o ensino fundamental. As aulas acontecerão às terças e quintas-feiras, das 10h30 às 12h, a partir do dia 29 de outubro. O curso tem carga horária de 25 horas-aula.

A seleção será feita por ordem de inscrição do formulário on-line, conforme previsto em edital.

Mais informações na Diretoria de Extensão: (85) 3307-3635

IFCE de Mombaça oferta curso de Eletricista Predial

última modificação: 22/10/2019 08h11
Voltada à comunidade local, a formação Noções Básicas em Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão visa à capacitação de jovens e adultos

O campus avançado de Mombaça, em parceria com o campus Cedro, está realizando o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) intitulado “Noções Básicas em Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão”. O curso tem como objetivo preparar alunos para atuarem em empresas ou como autônomos (empreendedores), suprindo a demanda do mercado de trabalho local com profissionais qualificados.

As aulas tiveram início no dia 16 de outubro e se estenderão até o dia 18 de dezembro, com duração estimada de 10 semanas e carga horária de 40 horas. A turma conta com 28 participantes, jovens e adultos, da comunidade de Mombaça.

IFCE participa de Encontro Nacional dos NEABIs

última modificação: 21/10/2019 16h52
Evento aconteceu no Instituto Federal de Alagoas

Representantes dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) dos campi de Fortaleza, Jaguaribe e Quixadá estiveram presente no  5º Encontro Nacional de Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (NEAB), Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) e grupos correlatos da Rede Federal de Educação Profissional Tecnológica (ENNEABI). Este é o maior encontro de núcleos de estudos com a temática afro-brasileira e indígena do Brasil.

O evento, que aconteceu nos dias 18 e 19 de outubro no campus Satuba do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), teve como tema “Lutas e resistências contemporâneas das populações quilombolas, negras e indígenas”.   

Na oportunidade, os integrantes do Neabi de Jaguaribe e Fortaleza apresentaram trabalhos científicos em diferentes grupos de trabalho no ENNEABI. As apresentação são fruto das ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelos núcleos no IFCE.

A programação do evento foi bastante diversificada e contou com palestras, conferências, mesas-redondas, oficinas, apresentações científicas e culturais, todas discutindo temas importantes da área.

Além das apresentações dos estudantes, o IFCE foi representado pelos servidores Aterlane Martins, do campus Quixadá; e Cristiane Sousa, Luciana Patriota e Ciro Elias, do campus Jaguaribe.

Fortaleza inscreve para Mestrado em Artes

última modificação: 21/10/2019 16h21
As inscrições prosseguem até 11 de novembro

Estão abertas, até às 17h59 do dia 11 de novembro, as inscrições eletrônicas para o Mestrado Profissional em Artes do campus de Fortaleza do IFCE. São ofertadas 18 vagas para graduados em Artes e áreas afins em duas linhas de pesquisa: Ensino e Aprendizagem em Artes e Processos de Criação em Artes.

Os interessados devem apresentar projeto de pesquisa, portfólio e toda a documentação solicitada no edital. O processo seletivo prevê seis etapas: análise de documentos, avaliação do projeto de pesquisa e prova escrita (etapas eliminatórias); arguição do projeto de pesquisa, análise do Currículo Lattes e do portfólio (etapas classificatórias).

A prova escrita será realizada em 10 de dezembro e a arguição do projeto de pesquisa em 31 de janeiro de 2020. O resultado final será divulgado no dia 5 de fevereiro de 2020 na página eletrônica do Programa. As matrículas acontecerão dias 6 e 7 de fevereiro.

Confira o edital completo da seleção. Mais informações pelo e-mail ppgartesifce@gmail.com e pelo telefone (85) 3307-4020.

Alunos de Tauá publicam em revista norte-americana

última modificação: 21/10/2019 15h35
Pesquisa é fruto de parceria entre laboratórios do IFCE e da UFC

Rodrigo Martins e Bruno Montes, estudantes do curso superior de Tecnologia em Telemática do IFCE de Tauá, publicaram, juntamente com o professor Edmilson Moreira (IFCE Canindé), um artigo no volume 85 da categoria B da revista científica norte-americana Progress In Electromagnetics Research (PIER) Journals, especializada em conteúdos sobre eletromagnetismo.

A pesquisa aborda o desenvolvimento de uma espécie de lente de aumento que amplifica o sinal de antenas de Identificação por Radiofrequência (RFID). Essa lente é classificada como um metamaterial, tipo de material artificial com características não encontradas na natureza. O estudante Rodrigo Martins conta que a equipe vem trabalhando na pesquisa há mais de um ano e ressalta a importância do objeto de estudo: "O metamaterial é um tema muito novo na academia. Eu acho que esse é o grande trunfo da nossa pesquisa, não se ouve muito falar disso".

O trabalho é fruto de uma parceria entre o Laboratório de Eletromagnetismo Aplicado (LEMA), do campus de Tauá do IFCE, e o Laboratório de Telecomunicações e Ciência e Engenharia de Materiais (LOCEM), do campus de Fortaleza da Universidade Federal do Ceará (UFC). A orientação é do professor Antônio Sérgio Sombra (UFC).

Em quatro anos de atividades do LEMA, essa é a primeira publicação do laboratório em um periódico internacional. Anteriormente, foram publicado dois artigos científicos no Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais, nas edições de 2017 e 2018.

IFCE incentiva doação de cabelos em Aracati

última modificação: 21/10/2019 15h36
Iniciativa visa à confecção de perucas para pessoas em tratamento quimioterápico

Doe cabelo, doe autoestima. Esse é o lema da principal ação que o campus de Aracati realiza durante este mês, visando ajudar pessoas que estejam passando por tratamento quimioterápico. Com esse propósito, no dia 23 de outubro, será ofertado serviço de corte de cabelo às doadoras. A iniciativa contará com a colaboração do cabeleireiro Thyego Cordeiro, que estará disponível no horário das 8h30 às 12h e das 13 às 16h, no IFCE (Rodovia CE 040, km 137,1, Bairro Aeroporto-Aracati). Para participar, é necessário fazer o agendamento na sala de enfermagem do campus ou pelo telefone (88) 3303-1200. 

Além disso, o campus de Aracati estará recebendo mechas de cabelos já cortados, até o dia 30 de outubro. Serão aceitos cabelos de todos os tipos, amarrados em formato rabo de cavalo, com, no mínimo, 15 centímetros de comprimento, mesmo que submetidos a processos químicos ou tintura.

As doações serão destinadas ao projeto voluntário Um Pedacinho de Amor não Dói, da Organização Não Governamental Não Dói, de Fortaleza (CE). “O maior objetivo, além de estar trazendo a felicidade, o amor e ajuda, será dar continuidade ao projeto, tendo em vista que ele começou com uma ideia pequena e hoje já tem tomado grande proporção entre os que querem ajudar”, salienta Marilia Karen, idealizadora da campanha.

A ação promovida pelo campus integra a campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Abertas inscrições de trabalhos para Encontros Inclusivos

última modificação: 21/10/2019 14h57
Os eventos sobre deficiências visual e auditiva e curso de Letras Libras acontecerão em dezembro

Prosseguem até quarta-feira, 30, as inscrições de comunicações orais para o II Encontro de Debates Inclusivos: Surdez e Deficiência Visual e o I Encontro do Curso de Letras Libras do IFCE. Podem participar com trabalhos nos eventos estudantes, professores, intérpretes e demais profissionais interessados nas áreas.

O II Encontro de Debates Inclusivos: Surdez e Deficiência Visual e o I Encontro do Curso de Letras Libras do IFCE serão promovidos dias 6 e 7 de dezembro, no campus de Fortaleza do IFCE, pelos Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do IFCE de Fortaleza e curso de Letras Libras EaD.

Os encontros têm por objetivo continuar os debates periódicos e sistemáticos sobre a inclusão na unidade do IFCE e discutir os desafios da educação para pessoas cegas e/ou surdas.

Mais informações:

Site

https://encontrosinclusivos.wordpress.com/

 Vídeo

https://youtu.be/y1Kak9uTDc8

Semana de Valorização da Pessoa Idosa

última modificação: 21/10/2019 16h25
Evento acontece em Fortaleza

Entre os dias 21 e 25 de outubro, das 8h às 11h, ocorre no pátio central do IFCE a Semana de Valorização da Pessoa Idosa. A programação contará com a presença de Evanile Aguiar, secretária-geral da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O evento, destinado aos idosos associados e seus familiares, e é uma realização da Associação Raízes da Vida.

Na programação, estão previstos dança sênior interativa, jogos de memória e quick massage. Haverá cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC) e oficina de mini-horta urbana e artesanato. Além disso, será abordada a prevenção de quedas com o grupo AGEPLUS do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará. Já a Liga de Geriatria abordará os cuidados na saúde da pessoa idosa.

A Associação Raízes da Vida é fruto de um projeto de extensão que foi desenvolvido no campus de Fortaleza do IFCE entre os anos de 1999 e 2015. A transformação do projeto em associação se deu por meio de um acordo institucional de contrapartida (Nº03/2015).

Mais informações: Associação Raízes da Vida - (85) 3307-3669.

Sai relação do projeto de meditação e relaxamento

última modificação: 21/10/2019 13h04
Aulas serão às terças e quintas na quadra do campus

O campus de Canindé divulga a lista de selecionados para nova turma do Grupo de Meditação e Relaxamento. As atividades incluem, dentre outros conteúdos, fundamentos básicos de yoga, pilates, práticas de relaxamento e flexibilidade.

A confirmação da vaga será no primeiro dia de aula, que será realizada às quintas-feiras, das 10h30 às 11h30, a partir de 25 de outubro. 

SELECIONADOS

1. Rayça Aparecida Cavalcante Sampaio - servidor

2. Paula Ferreira Alves - servidor

3. Ana Raquel Pereira Moura - servidor

4. Antônia Edinaria da Silva - servidor

5. Clessia Soares Abreu - comunidade externa

6. Felipe Gomes Morais - comunidade externa

7. Ana Valéria da Silva Macedo - comunidade externa

8. Maria Arlinda Lourenço Ferreira - comunidade externa

9. Maria Vanessa da Silva Brito - comunidade externa

10. Joice de Moura Cordeiro - comunidade externa

11. Ana Késya Cordeiro Dias - comunidade externa

12. Jandervania - comunidade externa

13. Elisa Mayra Cavalcante e Silva - comunidade externa

14. Ana Karolina Sousa Honorato - comunidade externa

15. Ana Cláudia dos Santos - comunidade externa

16. Maria Maiara Souza Justino - comunidade externa

17. Rayane Mendonça Lopes - comunidade externa

18. Maria Rosana Silva Pereira - comunidade externa

19. Samara Pereira Manso Martins de Andrade - estudante do campus

20. Janiele Santos de Sousa - estudante do campus

21. José Erikson Ferreira da Silva - estudante do campus

22. Samia Maria Silva Ribeiro - estudante do campus

23. Maria Mirely Silva Sousa - estudante do campus

24. Maria Adélia Freitas da Cruz - estudante do campus

25. Derlani Teixeira Gomes - estudante do campus

26. Antonia Charliane Carneiro de Castro - estudante do campus

27. Bruno de Sousa Pereira - estudante do campus

28. Andreina Nunes Carneiro - estudante do campus

29. Taline Soares - estudante do campus

30. Francisco Mickael de Sousa Rodrigues - estudante do campus

31. Francisca Itamara Leandro Mendonça - estudante do campus

32. Antonia Antonieta Santana da Silva - estudante do campus

33. Victória Carolina Lima - estudante do campus

34. Clara de Assis Almeida Costa - estudante do campus 

Seminário promove diálogo com povos ancestrais

última modificação: 21/10/2019 13h13
Evento reuniu saberes acadêmicos aos saberes tradicionais indígenas

Encerrada neste domingo, 20, a segunda edição do Seminário Cearense do IFCE: Patrimônio Material e Imaterial Arqueológico reuniu povos indígenas, pesquisadores e demais interessados na área numa programação voltada para a valorização e a promoção das culturas ancestrais, com palestras, oficinas, ateliês, rodas de conversa e cortejo indígena.

Da etnia Anacé, de Caucaia, Climério ministrou a oficina de pintura corporal e apresentou trabalhos nas rodas de conversa. Para ele, a união de saberes é importante para o processo de resistência: "É bastante interessante quando a gente vem para essas regiões debater um pouco sobre a cultura indígena, sobre o patrimônio, e trocar experiências, compreendendo também que a sociedade civil tem que tomar partido e colaborar nesse processo de resistência dos povos indígenas, assim como a universidade e os âmbitos de construção dos saberes científicos".

A artista visual Mayra Sérgio descobriu ter ascendência indígena e família cearense, ao realizar uma pesquisa sobre origens e grupos indígenas do Ceará. Para ela, a experiência foi positiva: "Foi uma felicidade, porque eu pude ter acesso a essa cultura, algo que a gente não tem normalmente. Essa interação entre palestras políticas e acadêmicas e a mão na massa foi o que mais me deixou empolgada com o evento".

Projeto abre 30 vagas para prática de handebol

última modificação: 21/10/2019 13h18
Aulas serão às terças e quintas na quadra do campus

Estão abertas as inscrições para 30 vagas no projeto Handetotal, que se propõe a oferecer um momento de lazer e descontração através da prática esportiva, popularizando a prática do handebol através de exercícios que perpassam conhecimentos técnicos e táticos.

O projeto funcionará às terças e quintas, das 18h às 19h30, na quadra poliesportiva do campus Canindé do IFCE.

Podem participar professores da rede municipal de ensino e jovens a partir de 14 anos que tenham interesse em conhecer o handebol enquanto modalidade esportiva essencial para expansão dos conhecimentos relacionados à cultura corporal de movimento. Os menores de idade devem trazer declaração de autorização dos pais.

As inscrições devem ser feitas nesse formulário até 28 de outubro. As aulas iniciam no dia seguinte, 29 de outubro.

Campus Baturité promove 8º Semic e 1ª Mostra Científica

última modificação: 21/10/2019 13h20

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará realizará, nos dias 12 e 13 de novembro, o VIII Seminário de Iniciação Científica (Semic) e a I Mostra Científica do IFCE Campus Baturité, com o tema: Despertando e estimulando vocações científicas.

Os eventos têm como objetivo expor, discutir e estimular a produção de trabalhos científicos, possibilitando a troca de experiências, propiciando a interação com pesquisadores das respectivas áreas de conhecimento, assim como avaliar os trabalhos apresentados, selecionando aqueles que se destacarem. Os trabalhos poderão ser apresentados na forma de pôsteres ou comunicação oral.

A submissão de trabalhos científicos terminará na próxima quarta-feira, 23, através do link http://prpi.ifce.edu.br/nl/e/?id=127.  

A divulgação de trabalhos aprovados acontecerá no dia 30 deste mês. Os candidatos que obtiverem nota máxima em suas apresentações terão premiação de acordo com a especificação do edital.

Alunos praticam atos de cidadania

última modificação: 21/10/2019 10h45
Várias atividades foram desenvolvidas pensando-se no bem social, como limpeza de praias, suporte a projeto social e ação de beleza

Alunos do curso técnico de Restaurante e Bar do campus de Acaraú do IFCE realizaram diversos atos de cidadania na região, como atividade da disciplina de Relações Interpessoais. "A ideia era desenvolver um 'Ato de Cidadania'. Os alunos iriam pensar e movimentar-se em prol de alguma causa em sua comunidade. Os resultados foram diversos!", destacou a professora Camila Franco, que ministra a disciplina.

Uma equipe mobilizou-se em um mutirão de limpeza da Praia da Barrinha de Baixo, em Acaraú, onde retiraram grande quantidade de lixo, lixo esse que impactaria negativamente no meio ambiente local.

Outra equipe ajudou nas atividades do projeto "Frathernus", na localidade de Carrapateiras/Acaraú, que realiza um trabalho social com as crianças da comunidade. Lá, os alunos organizaram uma rifa a fim de levantar dinheiro para a realização da festinha das crianças, além de terem arrecadado alimentos e brinquedos.

Outra equipe se reuniu na praça Nossa Senhora de Fátima, no Centro do Município de Itarema, onde expunham cartazes oferecendo abraços às pessoas que passavam. Foi uma foma encontrada pela turma para oferecer acolhimento e ato de gentileza.

Uma das alunas da turma engajou-se em uma ação voluntária ocorrida na Associação dos Moradores da localidade acarauense de Morgado. A ação contava com diversos serviços à comunidade, e a aluna ajudou fazendo as unhas das mulheres, colaborando para a autoestima delas.

Na avaliação do aluno Henrique, do segundo semestre do curso de Restaurante e Bar, que atuou em atividade do Projeto Frathernus em Carrapateiras/Acaraú, foi proveitoso fazer parte dessa ação."Foi uma experiência muito gratificante em poder ajudar as pessoas. Eu me senti realizado ao ver o sorriso daquelas crianças. É muito gratificante mesmo! Não tem sensação melhor do que ajudar o próximo. Eu não posso mudar o mundo sozinho, mas, fazendo a minha parte, vou me sentir mais feliz", destacou.

"O retorno dos alunos após esse Ato foi unânime: 'fazer o bem ao próximo faz bem também pra gente'", enfatizou a professora Camila Franco.

Campus ofertará plantão psicológico gratuito

última modificação: 21/10/2019 12h40
Serviço é destinado a todos os alunos regularmente matriculados

O Serviço de Psicologia Escolar do campus de Fortaleza do IFCE irá ofertar, a partir da próxima quarta-feira (23/10), um novo serviço: o plantão psicológico. O objetivo da iniciativa, destinada aos estudantes da instituição, é proporcionar um espaço de escuta e acolhida aos jovens que necessitam de um suporte em momentos de emergência.

O atendimento será feito todas as quartas-feiras, das 13h30 às 17h30. Em cada dia serão distribuídas 05 senhas gratuitas. Podem participar do plantão psicológico qualquer aluno regularmente matriculado no campus de Fortaleza.

Mais informações pelo telefone (85) (85) 3307.3795

Campus Baturité participa da Feira do Conhecimento

última modificação: 21/10/2019 09h53
Estudantes, docentes e pesquisadores do campus apresentaram ideias durante o evento

No dia 17 de outubro, como parte da programação da Feira do Conhecimento que aconteceu no Centro de Eventos do Ceará, uma equipe de alunos e professores do campus Baturité apresentou pesquisas, trabalhos e projetos, como a apresentação de geleias produzidas pelos alunos do Curso de Tecnologia em Gastronomia do campus.

O professor da unidade, Fabiano Rocha, participou do “Embrapa Talks” debate sobre novas ferramentas de Tecnologias de Informação e Comunicação que estão transformando o meio rural, com Izabella Hassun (Chefe de TT da Embrapa Meio Norte) e Bruno Carvalho (Chefe de TT da Embrapa Gado de Leite).

b8e97418-8c6b-41d3-8773-94329f93e4fb.jpg

Durante o debate, o docente apresentou os projetos de startups que estão em desenvolvimento no campus Baturité, os quais ele coordena. Participar deste debate é enriquecedor para todos alunos do campus, reconhece Fabiano Rocha, principalmente para aqueles que desenvolvem startups. “Hoje, no campus Baturité, coordenamos muitos projetos que impactam positivamente vida da população da região”. Afirmou.  

Os alunos que participaram da Feira do Conhecimento 2019 tiveram apoio da Direção-Geral do campus Baturité e do Departamento de Ensino da unidade.

IFCE Tianguá está de luto por estudante

última modificação: 21/10/2019 10h51

luto-.jpeg

Em decorrência do falecimento da estudante do curso técnico em agricultura Maria de Fátima Alves da Costa, de 23 anos, o campus Tianguá do IFCE decreta luto e a suspensão das aulas desta segunda-feira, 21.

Fatinha, como era conhecida por todos, foi medalhista de ouro na modalidade de vôlei de praia nos jogos dos estudantes do IFCE realizados em Crateús, e o fato comove toda comunidade acadêmica do campus.

Reiteramos nossas sinceras condolências e solidariedade aos familiares e amigos da estudante neste momento tão difícil.

Campus Itapipoca contrata motorista

última modificação: 21/10/2019 10h52

O Instituto Federal do Ceará - Campus Itapipoca fará a contratação de empresa especializada para a prestação do serviço de motorista de veículos acima de 21 lugares.

Com a contratação do motorista, o campus poderá utilizar o novo ônibus para atividades como visitas técnicas e extensão.

Pregão 03/219 - Motorista

InstrumenTauá promove segunda edição do Chorinho no Parque

última modificação: 18/10/2019 16h47
Apresentação acontece no dia 31 de outubro

O projeto InstrumenTauá promove, no dia 31 de outubro, a segunda edição do Chorinho no Parque. A apresentação acontece no anfiteatro do Parque da Cidade, no Centro de Tauá, a partir das 19h. A atividade é aberta à comunidade e tem o objetivo de difundir a cultura musical desse gênero característico da identidade brasileira.

O grupo que irá se apresentar é formado pelos servidores do campus Cledinaldo Júnior (bandolim), Juliana Albano (pandeiro) e Jardel Leite (flauta) e pelos estudantes Bruno Montes (cavaquinho) e Rodrigo Martins (violão). Eles se reúnem periodicamente há cerca de cinco meses para a prática instrumental do chorinho. Segundo o professor de música e organizador do evento Cledinaldo Júnior, a apresentação pública "consiste em uma importante etapa do aprendizado musical e artístico, desenvolvendo competências performáticas no palco".

 

Serviço

InstrumenTauá - Chorinho no Parque

Data: 31/10

Horário: 19h

Local: Anfiteatro do Parque da Cidade (Rua Temístocles Fialho)

Gratuito

IFCE Umirim abre vagas para professores substitutos

última modificação: 18/10/2019 15h42
As oportunidades são para as línguas portuguesa e inglesa com regime de 40h

Duas vagas para professores substitutos estão abertas no Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus de Umirim, cidade a 95km de Fortaleza. As oportunidades são para as línguas portuguesa e inglesa com regime de trabalho de 40 horas semanais e contratação por tempo determinado de, pelo menos um ano, podendo ser renovado. As inscrições acontecem exclusivamente por meio da internet entre os dias 24 e 27 de outubro. O salário inicial varia de R$ 3.130 a R$ 5.831, dependendo da formação do aprovado.

O processo seletivo constará de prova de desempenho didático e de títulos, a primeira com data prevista para o período entre 19 e 22 de novembro. Para efetuar a inscrição, o candidato deve preencher o requerimento, imprimir a guia de recolhimento da taxa e efetuar o pagamento de R$ 150. Para solicitar a isenção da taxa de inscrição, o interessado que atenda aos critérios descritos no edital deve acessar este link nos dias 24 ou 25/10.

São atribuições dos professores contratados nos termos da Lei nº 8.745/93 prestar serviços didático-pedagógicos tais como: ministrar aulas teóricas, práticas e teórico-práticas, elaborar, aplicar e corrigir provas e outros instrumentos de avaliação dos educandos.

Mais informações no edital.

Luís Carlos de Freitas - Reitoria

Ciclo das Quartas apresenta quarteto de trompas

última modificação: 18/10/2019 15h11
Concerto faz parte da programação do Dia Mundial do Turismo

O campus de Canindé do Instituto Federal do Ceará promove, no dia 23 de outubro às 17h, mais uma apresentação do projeto Ciclo das Quartas. Desta vez, o concerto será executado pelo 4_in_F Quarteto como encerramento da programação do Dia Mundial do Turismo.

 Constituído por músicos da OSUECE, UFC, IFCE e Unifor, o quarteto de trompas 4_in_F nasce com o intuito de mostrar toda a versatilidade do instrumento e assim formar um novo olhar para trompa no cenário musical cearense. O programa apresentado passa pela origem da trompa de caça até compositores especialistas e jazz.

Ciclo das Quartas

O projeto de extensão Ciclo das Quartas busca realizar mensalmente concertos, recitais e performances com duração média de uma hora. Conduzidas por professores, alunos e convidados do curso de Licenciatura em Música, as apresentações terão caráter didático e formativo, estimulando a prática artística no campus, oferecendo momentos de fruição cultural e contribuindo para a formação de público. A atividade é gratuita e aberta à comunidade.

 

Serviço

Ciclo das Quartas

Atração: 4_in_F Quarteto

Quando: 23 de outubro às 17h

Onde: Auditório do IFCE – Campus Canindé

 

Câncer de mama é tema de palestra em Fortaleza

última modificação: 18/10/2019 15h50
Outubro Rosa também será marcado por incentivo ao autoexame

"Câncer de mama: um desafio de todos” é o tema da palestra a ser proferida pelo mastologista Paulo Vasques na próxima quarta-feira, 23, às 14h, no auditório Iran Raupp do campus de Fortaleza do IFCE. O evento é gratuito e aberto, em mais uma promoção da Coordenadoria do Serviço de Saúde da unidade em alusão à campanha Outubro Rosa.

Na ocasião, haverá também exposição sobre o tema e demonstração de como fazer o autoexame, mediada pelos profissionais de saúde do Sesc/CE.

 A coordenadora do Serviço de Saúde, Patrícia Teles, ressalta a importância da participação dos homens no evento, tendo em vista que o câncer de mama não atinge só as mulheres.

Poderão participar do evento alusivo ao Outubro Rosa no IFCE de Fortaleza toda a comunidade acadêmica e o público externo.

Mais informações: (85) 3307.3649

 

IFCE recebe comitiva do Red River College, do Canadá

última modificação: 18/10/2019 14h41
Instituições assinaram acordo de cooperação mútua na área de Educação Internacional

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) e o Red River College, de Winnipeg, Canadá, deram mais um passo significativo na já conhecida relação de proximidade entre as duas instituições. O reitor Virgílio Araripe recebeu, na manhã desta sexta (18), Aileen Najduch (Diretora Executiva de Serviços aos Estudantes e Comunidade) e Eddy Lau (Diretor do Departamento Internacional e Parcerias Globais).

O encontro contou também com a participação dos pró-reitores do IFCE e do assessor de Relações Internacionais do Instituto, Gutenberg Albuquerque Filho. As instituições concordaram em cooperar em um arranjo formal que visa alcançar resultados bem-sucedidos para ambas as partes, incentivando e facilitando a colaboração acadêmica, o intercâmbio educacional e projetos de pesquisa conjuntos com base nos princípios da igualdade e do benefício mútuo.

Aileen Najduch destacou a importância da visita ao Brasil (a comitiva passou antes pelos Institutos Federais de Brasília e do Piauí) e projetou uma ampla parceria, iniciada com o memorando de entendimento assinado nesta sexta. "Estamos muito felizes em estar aqui. Esperamos que o trabalho conjunto cresça cada vez mais". 

O reitor Virgílio Araripe destacou as similaridades entre os dois países. "Já tive o prazer de conhecer alguns colleges in loco e pude conhecer a estrutura oferecida e a competência dos professores que lá trabalham. Assim como o Canadá, o Brasil é um país continental, com muita diversidade regional. Nossa rede Federal atua para contemplar essas particularidades, como faz o Red River", destacou o gestor. 

Red River College - É o maior instituto de aprendizado e pesquisa aplicada da província de Manitoba, com mais de 200 opções de cursos em período integral e parcial. Por meio de oportunidades práticas de aprendizado e instruções de ponta, eles preparam suas estudantes a se tornarem líderes em seus campos - ao mesmo tempo em que garantem que mudanças nas demandas da indústria e contribuem para o crescimento econômico da província.

Representantes da instituição canadense foram recebidos na manhã desta sexta (18) no Memorial do IFCE

5I1A8450.JPG

5I1A8419.JPG

5I1A8334.JPG

7d11bf33-dd3b-4f60-8f45-37ef397d3cce.jpg

Texto: Dowglas Lima

Fotos: Eugenio Pacelli/Filiphe Sá

SNCT em Juazeiro começa na segunda (21)

última modificação: 18/10/2019 13h28
Exposição Tecnológica de Eletrotécnica é destaque na programação

O campus de Juazeiro do Instituto Federal do Ceará (IFCE) realiza nos dias 22 e 23 de outubro a I Exposição Tecnológica do curso de Eletrotécnica. Serão apresentados na quadra poliesportiva do campus mais de 25 projetos construídos pelos estudantes nas disciplinas técnicas nas áreas de comandos elétricos, de máquinas elétricas e de eletrônica.

Entre os experimentos estão uma mini - hidrelétrica; um portão automático, um elevador de carga e um semáforo a base de comandos elétricos (uma tecnologia que era usada nos anos 80); um rastreador solar (economiza ao utilizar um sistema inteligente em que a placa solar se movimenta para captar a luz dos sol); aquecedor por indução (fogão que não utiliza fogo mas aquece por indução eletromagnética); motor trifásico construído com materiais recicláveis; caixa de som com uma estrutura feita de materiais reciclados.

De acordo com o coordenador do curso técnico em Eletrotécnica, professor Rômulo Diniz, por meio dessa exposição os alunos demonstram de forma prática os conceitos teóricos que foram estudados no curso técnico integrado ao ensino médio de eletrotécnica. “Desta forma, eles se preparam para o mercado de trabalho e a vivência profissional do dia a dia”, explica. 

A Exposição faz parte da programação da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorrerá de 21 a 27 de outubro, no IFCE, campus de Juazeiro. A SNCT é um evento nacional com atividades coordenadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) com o objetivo de mobilizar a população, em especial os jovens, para atividades científico-tecnológicas.

Confira a programação da SNCT na íntegra 

Campus Horizonte promove I Semana de Língua e Cultura

última modificação: 18/10/2019 13h32

Nos dias 22 e 23 de outubro de 2019 o IFCE Campus Horizonte realizará a I Semana de Língua e Cultura.

A programação inicia-se às 8h e finaliza às 16h nos dois dias de evento, serão desenvolvidas várias atividades para os alunos e comunidade externa. As inscrições serão realizadas na recepção do campus nos dias e horários das atividades.

Maiores informações: (85) 3401 2205

Aprendizado, sorteio de brindes e diversão estão garantidos! 

IFCE Campus Horizonte sedia a 80ª Reunião do Coldir

última modificação: 18/10/2019 14h04
Comemoração da 80ª Reunião do Coldir e 1º ano do IFCE campus Horizonte

No dia dezesseis de outubro de 2019, o IFCE campus Horizonte comemorou a 80ª reunião do Colégio de Dirigentes do IFCE (Coldir) e também seu primeiro ano de inauguração no Planalto Horizonte.

 Na ocasião, o reitor do IFCE, prof. Virgílio Araripe proferiu palavras de alegria e gratidão pela recepção do campus para a reunião do Coldir e estimou o crescimento do campus pelo trabalho e esforço até então investidos. Prof. Moisés Mota, diretor geral também agradeceu a presença de todos e o empenho da equipe que contribui diariamente para o crescimento do campus. 

Limoeiro do Norte promove Mostra de Violão

última modificação: 18/10/2019 11h52
Evento traz qualificação para violonistas da região

Nos dias 05 e 06 de novembro, o campus de Limoeiro do Norte do IFCE promove I Mostra de Violão: violões do Vale do Jaguaribe. O evento é aberto à comunidade interna e externa, e tem como alvo os violonistas que buscam aprimoramento no instrumento. O período de inscrição on-line vai de 21 de outubro a 04 de novembro, pelo link https://forms.gle/5ggV9upta5AXsmWn7.

A Mostra de Violão de Limoeiro vai receber dois professores convidados da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN): Ezequias Oliveira Lira e Eugênio Lima de Souza. O evento também vai receber dois estudantes com deficiência visual que estudam violão, mostrando as possibilidades da educação inclusiva.

A programação dos dois dias vai contar com: oficinas (masterclass), pela manhã; palestras, à tarde; apresentação de concertos, à noite. Haverá entrega de certificado para inscritos que obtiverem no mínimo 75% de presença nas oficinas/masterclass e palestras.

Campus de Crateús realiza ajustes no transporte escolar

última modificação: 21/10/2019 16h45
Mudanças passam a vigorar a partir de 28 de outubro

As rotas do ônibus escolar do IFCE campus de Crateús terão ajustes a partir do dia 28 de outubro. Pontos de parada da Rota 1 (sentido Cidade 2000) e da Rota 2 (sentido Av. Sargento Hermínio) serão modificados a fim de atender melhor os passageiros e agilizar a viagem.

Na Rota 1, o ônibus deixa de parar no Mercantil Torres e passa a realizar o embarque e desembarque no Romeu Veículos. Já na Rota 2, o ônibus não realizará mais parada no Romeu Veículos nem no Galeto Mania. Os demais pontos de parada e a Rota 3 não sofrem alterações.


Rota 1: sentido Cidade 2000 (Ilha)

Diurno: 6h e 11h55
Noturno: 22h35

Ponto Parada do Ônibus
1 Praça da Juventude
2 Rua Menezes Pimentel
3 Externato N. S. de Fátima (Dona Delite)
4 Mercadinho Pompom
5 Praça da Matriz
6 Romeu Veículos

Rota 2: sentido Av. Sargento Hermínio

Diurno: 6h30 e 11h25
Noturno: 23h05

Ponto Parada do Ônibus
1 AABB
2 Restaurante Ideal
3 Escola de Cidadania Olavo Bilac
4 Hotel Laianny
5 Confiance Hotel

Rota 3: completa

Diurno: 12h25 e 17h25
Noturno: 18h25

Ponto Parada do Ônibus
1 AABB
2 Restaurante Ideal
3 Escola de Cidadania Olavo Bilac
4 Romeu Veículos
5 Galeto Mania
6 Hotel Laianny
7 Confiance Hotel
8 Mercadinho Pompom
9 Praça do Barrocão
10 Praça da Matriz
11 Bar do Netim
12 Rua Menezes Pimentel
13 Praça da Juventude
14 Panificadora Esperança

Oficina e tenda lembram Dia Mundial da Alimentação

última modificação: 18/10/2019 11h39
Neste ano, o tema da campanha é “Nossas ações representam nosso futuro: dietas saudáveis para um mundo fome zero”

No dia 17 de outubro, em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, os discentes da disciplina extracurricular de Nutrição e Dietética do campus de Acaraú do IFCE, sob a orientação da professora Elisângela Sousa e da nutricionista da Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE) Nathália Vasconcelos, realizaram uma oficina de produção de alimentos funcionais e, na sequência, montaram uma tenda de apresentação dos alimentos produzidos na oficina, juntamente com uma mostra dos alimentos onde estão presentes as vitaminas, os minerais e os alimentos funcionais. Na tenda, estudantes e profissionais da unidade participaram da atividade, visitando, tirando dúvidas e degustando os alimentos preparados.

Para a professora Elisângela Sousa, uma das responsáveis pela condução da atividade, o objetivo desta foi chamar a atenção para a temática alimentar, mostrando para a comunidade a importância do conhecimento dos nutrientes que fazem parte da nossa alimentação, com ênfase nos alimentos funcionais que atuam prevenindo e tratando doenças. "O custo de produção dos alimentos funcionais é baixo, considerando os resultados por eles proporcionados, entretanto faz-se necessário desenvolver a cultura do hábito alimentar saudável", explicou a docente.

A celebração do Dia Mundial da Alimentação foi estabelecida em novembro de 1979 pelos países membros na 20ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. Neste ano, o tema escolhido foi “Nossas ações representam nosso futuro: dietas saudáveis para um mundo fome zero”, afirmando a relação entre garantia da segurança alimentar e nutricional e sustentabilidade na produção de alimentos e qualidade no seu consumo. As comemorações são promovidas pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). Segundo o último relatório da FAO, a fome afetava 821 milhões de pessoas em todo o planeta em 2017.

Já a obesidade foi identificada em 13,3% da população mundial em 2016, com mais de 670 milhões de pessoas. Até 2025, a estimativa da organização é que possa chegar a 50% de todo o planeta. No Brasil, o problema alcança um em cada cinco brasileiros, taxa acima da média mundial. "Em seus canais em redes sociais, a FAO disponibilizou dicas de como se alimentar de forma saudável", explicou Nathália Vasconcelos, nutricionista do campus. Entre elas, incluir mais verduras, frutas e grãos nas dietas diárias, cortar açúcar, gorduras, temperos processados e sal, trocar comidas processadas (arroz) por outras opções mais marrons (arroz integral), optar por gorduras não saturadas (abacate ou amendoin) em vez daquelas de caráter saturado. Além disso, a organização ressaltou a importância das pessoas terem mais consciência nas suas práticas alimentares de forma a entender o impacto que elas trazem não somente à saúde, mas ao planeta.

“Hoje, as principais causas de morte no mundo são relacionadas a doenças crônicas não transmissíveis ocasionadas pela dieta e que poderiam ser prevenidas com uma alimentação saudável”, afirmou Nathália Vasconcelos.

Juazeiro entrega homenagem a docentes do Cariri

última modificação: 18/10/2019 10h43
A solenidade será hoje (18), às 19h, no auditório Kariris

O IFCE, campus de Juazeiro, realiza nesta sexta-feira (18), às 19h, em comemoração ao Dia do Professor, homenagem aos docentes pelos relevantes serviços prestados à educação na região do Cariri. A lista dos 15 homenageados representa profissionais de todo o país, reconhecidos e anônimos, que se dedicam à missão de educar cotidianamente. 

O idealizador do evento, professor Gagarin Lima, explica que o Dia do Professor é também uma ocasião para reflexão política. “O momento histórico, político e cultural nos levou à concepção dessa homenagem. Escolhemos nomes do Instituto, que emblematicamente representam todos docentes da Rede Federal de Educação Tecnológica, e professores externos ao IFCE que contribuíram para o desenvolvimento da região do Cariri”, ressalta. 

Segundo Gagarin, alguns desses profissionais nunca tiveram reconhecimento histórico. Nessa cerimônia eles representam professores de todo país que trabalham diariamente pela construção de um país melhor.  Nesta terceira edição do evento, o preito de reconhecimento será entregue aos professores:

Antonio Joelmir Pinho
Cláudia Rejanne Pinheiro Grangeiro
Fabrício Reimes Neves Rodrigues
Luiz Eduardo Landim Silva
Maria Izalete Inácio Vieira
Marinalva Pereira Leite
Mário de Assis Oliveira
Maurício Soares Almeida
Padre Raimundo Elias Filho
Petrônio Sampaio de Alencar
Reginaldo Ferreira Domingos
Rodrigo Nóbrega Martins
Rodrigo Queiros de Almeida
Tata Mutaruesi (Samuel de Lima Esmeraldo)
Yannice Tatiane da Costa Santos  

Serviço
Data da solenidade: 18/10
Horário: 19h
Local: Auditório Kariris (IFCE-campus Juazeiro) - Avenida Plácido Aderaldo Castelo, 1646, bairro Planalto

 

Turismo repete excelente desempenho no Enade

última modificação: 17/10/2019 20h18
Bacharelado alcançou nota máxima na avaliação de 2018

O Bacharelado em Turismo do campus de Fortaleza do IFCE alcançou 5, nota máxima, no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Esta é a segunda vez que o curso superior se destaca na referida avaliação divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O resultado de 2018 é uma “nova certificação” do curso, tendo em vista que esta é a segunda vez de ótimo desempenho dos estudantes do curso do IFCE de Fortaleza. A nota 5 é um desempenho superior à maior parte dos cursos/alunos avaliados no Brasil, que asseguraram 3.

De acordo com a chefe do Departamento de Turismo, Hospitalidade e Lazer do campus de Fortaleza do IFCE, Rúbia Valério, o Bacharelado em Turismo é um curso com grande interesse e permanência por parte dos alunos, o que certamente se reflete no bom desempenho no Enade. Ela lembra que muitas iniciativas somam para a consolidação desse resultado positivo: “Os professores aplicaram simulados familiarizando os alunos convocados com o estilo e tempo do Enade, por exemplo”.

Além disso, acrescenta Valério, os docentes sempre se preocupam com a qualidade do ensino e a forma como tecem a relação ensino-aprendizagem. “Esses são fatores que constroem o conhecimento específico e geral da área; assim como as atividades de campo fortalecem a aprendizagem prática, e os contatos com o trade oportunizam as vagas no mercado. Tudo isso resulta no interesse do aluno pela formação”, analisa a chefe do Departamento.

 Saiba mais sobre o Bacharelado em Turismo

 Saiba mais sobre o Enade em:

portal.inep.gov.br/enade

Mais informações sobre o Bacharelado em Turismo: (85) 3307.3639