Notícias
Aluna conquista ouro e bronze em Olimpíada do Oceano
A aluna Eloyze Santos, do curso técnico Integrado em Informática do campus de Fortaleza do IFCE, foi destaque ao conquistar as medalhas de ouro e bronze na IV Olimpíada Brasileira do Oceano-O2. A medalha de ouro foi na categoria prova de conhecimentos, em âmbito nacional, e o bronze foi na categoria produção artística, cultural e/ou tecnológica, em âmbito regional.
O excelente resultado é um reflexo do trabalho que o campus tem feito nos últimos anos tanto na preparação como no estimulo aos alunos a participarem de olimpíadas nas mais diversas áreas de conhecimento.
Bastante feliz com o resultado, a estudante Eloyze ressaltou que desde cedo despertou interesse em conhecer mais sobre o oceano. “É algo que desde criança eu busco, tanto que é a segunda vez que participo da olimpíada na modalidade de produção artística e dessa vez quis tentar também a prova de conhecimentos.”
Já planejando participar das próximas edições da competição, Eloyze Santos ressalta que sua inspiração vem, além do oceano, dos cartoons e cores vibrantes para construir suas artes. A estudante teve o estímulo e a orientação da professora Nubélia Moreira para participar da olimpíada.
A Olimpíada do Oceano é um projeto educacional que promove a cultura oceânica, alinhado aos objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), buscando engajar participantes de todas as idades e níveis educacionais, expandindo-se internacionalmente por meio de parcerias.
O certame é uma promoção do Programa Maré de Ciência da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações e da UNESCO e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e com a colaboração do projeto EUceano, da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar e da Rede de Escolas Azuis do Atlântico (All-Atlantic Blue Schools Network).
A competição possui três modalidades de disputa (conhecimento, projetos socioambientais e produções artísticas, culturais e/ou tecnológicas) e dois temas transversais (Mulheres na Ciência e COP 26 e Mudança do Clima). Para conferir mais informações sobre a Olimpíada Brasileira do Oceano, acesse o site https://olimpiada.maredeciencia.eco.br/