Notícias
Estudantes realizam visita técnica ao Vale do São Francisco e Uruçuí
Agricultura
Os estudantes do curso técnico de Agricultura e do curso de Agronomia realizam, nesta semana, uma visita técnica para conhecer diversas propriedades agrícolas com o intuito de entender conceitos importantes de Fruticultura.
A visita passou inicialmente pelo Vale do São Francisco, para observar a fruticultura irrigada nesse polo, e também por Uruçuí, no Piauí, para aprender sobre a produção de soja na região. A iniciativa é supervisionada pelos docentes Clemilton Ferreira, José Adeilson Nascimento e Rafael Fiusa. Segundo Clemilton, o objetivo da ação é proporcionar aos alunos uma semana de imersão no universo da agricultura. Para a estudante do curso de Agronomia Nara Luana, a visita contribui significativamente para a formação do profissional agronômico, além de contemplar a formação humana dos futuros profissionais da área.
No decorrer da iniciativa, a turma visitou a área de produção de uvas na Frut Nalle e a produção de mudas de uva na Petromudas, todas essas no Vale do São Francisco, polo produtor de frutas. A visita continuou na Opara Frut, fazenda produtora de bananas, e na Fazenda colibri, cuja produção é a soja. Hoje (19), foi dia de conhecer a GEES empacotadora e distribuidora de fertilizantes.
O Vale do São Francisco e a produção de soja no Piauí
O Vale do São Francisco é uma região de frutas irrigadas, onde também se produz manga, banana e outras culturas tropicais. As principais cidades da região são Petrolina, em Pernambuco, e Juazeiro, na Bahia. Atualmente, é a região do Brasil que mais exporta uvas de mesa, sendo responsável por 95% do total do país.
O município de Uruçuí, por sua vez, é um dos maiores produtores de soja no Piauí. Ressalte-se que, na última safra desse grão, a área plantada no estado cresceu mais de 13%. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Piauí produziu 3,8 milhões de toneladas de soja na safra 2023/24, um aumento de 88% em relação à safra anterior. Para o ciclo 2024/25, a expectativa é que a produção supere esse número. Uruçuí, com uma área plantada de cerca de 350 mil hectares, é o segundo maior produtor de soja do estado, com uma produtividade média entre 55 e 60 sacas por hectare.