Notícias
Polo de Inovação IFCE é destaque nacional
RECONHECIMENTO
O Polo de Inovação do Instituto Federal do Ceará (IFCE) foi eleito como unidade destaque durante o segundo Prêmio de Reconhecimento da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) para as unidades e pesquisadores que alcançaram resultados de excelência em 2024.
A premiação aconteceu durante a conferência anual das unidades Embrapii, em Brasília, nesta terça-feira, 10. O Polo foi representado na premiação pelo diretor da unidade, Tarique Cavalcante, e pelo coordenador de projetos e parcerias, Helyson Fernandes.
A unidade já contratou 133 projetos, com um valor total superior a R$ 90 milhões, tendo demonstrado uma superação contínua das metas estabelecidas, consolidando-se como modelo de excelência.
"Esses números são apenas o recorte Embrapii. Com essa fração fomos o melhor no Brasil. O IFCE é muito maior e nossos números demonstram isso", destacou Tarique.
No geral, o Polo já soma mais de R$ 200 milhões em projetos desenvolvidos em parcerias com empresas, envolvendo mais de 2.500 alunos. Já são mais de 320 propriedades intelectuais registradas ou solicitadas, sendo a instituição pública que mais registra programas de computador no Brasil.
História vitoriosa
O Polo de Inovação IFCE, inaugurado em 2015, tem por objetivo atender às demandas das cadeias produtivas por atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, bem como formação profissional para o setor produtivo. Constituindo-se, portanto, em um indutor para as políticas de inovação do IFCE, desenvolvendo ações para o fomento da cultura da inovação junto à instituição.
O Polo é credenciado como Unidade Embrapii desde a sua fundação, por meio da Chamada Pública nº 02/2014, para atuar nas áreas de competência de Mobilidade Digital e Sistemas Embarcados, sendo um dos destaques nacionais dentre as unidades credenciadas.
A unidade demonstra foco na especialização temática, resultando em projetos que geraram inovação significativa, e atenderam às demandas estratégicas de diversos setores industriais.
Para apoiar esse crescimento excepcional, a unidade desenvolveu uma gestão financeira eficaz, com a execução precisa dos recursos aplicados, tendo implementado boas práticas de gestão e melhorias processuais, com base em recomendações de consultores especializados.
Durante o período de credenciamento, mais de 300 estudantes foram integrados aos projetos, utilizando a metodologia PBL, e com base no desenvolvimento de soft skills. Adicionalmente, a unidade tem se destacado nas ações do programa de excelência operacional, sendo sempre ativa nas contribuições e compartilhamento de experiências.
Dowglas Lima - reitoria do IFCE