Você está aqui: Página Inicial > Crateús > Notícias
conteúdo

Notícias

última modificação 18/10/2019 09h01

Campus inicia calendário de matrículas em janeiro

última modificação: 16/12/2015 12h45
Alunos devem ficar atentos para os prazos e documentos

O campus de Crateús inicia em janeiro as matrículas para os alunos dos cursos superiores e técnicos. Para os veteranos dos cursos superiores, as matrículas serão realizadas no período de 06 a 13 de janeiro de 2016, por meio do https://qacademico.ifce.edu.br/ (Q-Acadêmico), utilizando o seu login e senha.

Já para os veteranos dos cursos técnicos, a matrícula é feita pela Coordenadoria de Controle Acadêmico (CCA), sendo que o aluno deve acessar o Q –Acadêmico, a partir do dia 14 de janeiro, para conferir.

Em relação aos novatos dos cursos de bacharelado em Zootecnia e licenciatura em Letras, cuja pré-matrícula já foi realizada, eles devem ficar atentos para a confirmação de matricula, por meio de chamada oral, que é feita durante a primeira semana de aula, com inicio dia 18/01/2016, no turno do respectivo curso.

Quanto aos alunos que estão participando do processo seletivo para o Curso Integrado em Química, a pré-matrícula será realizada nos dias 07 e 08 janeiro, na CCA do Campus Crateús. É necessário atentar para a relação de documentos exigidos no edital, lembrando que se o aluno é menor de 18 anos deve vir acompanhado do responsável legal.

SERVIÇO
Período de matrículas:
Veteranos dos cursos superiores: 06 a 13 de janeiro de 2016, no Q-Acadêmico
Veteranos dos Cursos técnicos: Conferir no Q-Acadêmico, a partir de 14 de janeiro
Novatos em Zootecnia e Letras: confirmação de matrículas na primeira semana de aulas (início dia 18/01/2016), por meio de chamada oral.
Selecionados para o Integrado em Química: pré-matrícula nos dias 07 e 08 janeiro, na CCA do Campus Crateús.

Começam as inscrições para transferência externa

última modificação: 17/12/2015 16h11
São ofertadas vagas para os cursos de Zootecnia, Letras e Química

O IFCE campus de Crateús inicia nesta segunda-feira (14/12) as inscrições da Seleção para preenchimento de vagas ao ingresso por Transferência Externa, para o período letivo 2015.2. Já para diplomados, será no período de 04 a 07/01/2016. No total, serão ofertadas 43 vagas, sendo 15 para o Bacharelado em Zootecnia (matutino), 13 para a licenciatura em Letras (matutino) e 15 para o técnico integrado em Química (vespertino).

O período de inscrição ocorrerá no horário de 7:30 às 11:30 e de 13:30 as 20:30, no protocolo ou recepção do campus Crateús, conforme o seguinte cronograma: Para transferência externa, as inscrições podem ser feitas do dia 14/12 a 17/12; para diplomado, no período de 04 a 07/01/2016.

Quanto às definição das categorias, a transferência externa consiste na mudança de curso entre os campi do IFCE, bem como de outra instituição de ensino para o IFCE, devidamente credenciada pelo MEC. Já o ingresso como diplomado é concedido ao candidato que comprove a situação de detentor do título, por meio da documentação exigida neste edital.

No momento da inscrição, o candidato deverá apresentar o requerimento e a documentação exigida pelo edital, conforme cada categoria, não podendo, após a entrega, ser anexada nenhuma complementação de documentos. A conferência da documentação, que será entregue dentro de um envelope lacrado, é de inteira responsabilidade do candidato.

Os documentos serão analisados pela Coordenadoria do Curso ao qual o candidato concorre e a seleção se dará obedecendo os critérios estabelecidos no edital. Os resultados serão divulgados nas datas previstas no cronograma constante do edital e publicados no site do IFCE (www.ifce.edu.br). A matrícula dos classificados será realizada de acordo com o referido cronograma.

Edital
Cronograma
Requerimento de inscrição

Serviço:
Inscrições para transferidos e graduados
Local: recepção do campus Crateús
Horário: 7:30 as 11:30 e de 13:30 as 20:30

Transferência externa - 14 a 17/12/2015
Diplomado - 04 a 07/01/2016

Resultado
Local: no site www.crateus.ifce.edu.br

Transferência externa - 21/12/2015
Diplomado - 11/01/2016

Matrícula dos aprovados

Local: no campus, presencialmente

Transferência externa - 28/12/2015
Diplomado - 14/01/2016

Servidores realizam Semana Solidária

última modificação: 08/01/2016 13h21
Iniciativa resultou na arrecadação de doações para entidades beneficentes

O campus de Crateús realizou uma campanha solidária, visando arrecadar mantimentos para entidades beneficentes de Crateús, junto aos servidores e estudantes do instituto. A iniciativa intitulada Semana Solidária foi concluída nesta quinta-feira (17/12), com a entrega dos itens arrecadados aos representantes das entidades, no próprio campus.

Foram beneficiadas a Casa Amigos de Jesus e a Casa de Jesus Misericordioso, que trabalham no auxílio aos idosos no município; bem como a Associação Bicho Cuidado, que fornece abrigo e tratamento aos animais doentes abandonados.

As doações foram recolhidas no período de 08/12 a 15/12, no próprio campus. A campanha teve início com a visita às entidades, visando à elaboração de uma lista com os itens de maior necessidade.

Campus celebra parceria com os comunicadores

última modificação: 23/12/2015 11h01
I Encontro com a Imprensa reuniu todas as rádios de Crateús

O I Encontro com a Imprensa, promovido pelo campus de Crateús, na última terça-feira (15/12), contou com a presença de radialistas de todas as emissoras do município (Poty, Jangadeiro, Nossa FM, Educadora e Plus FM). Teve ainda a participação de assessores de entidades parceiras do instituto, dentre elas, a prefeitura de Crateús.

O destaque da programação foi a palestra "A Comunicação Pública, o IFCE e a imprensa: caminhos para o fortalecimento da cidadania", com o jornalista Ícaro Joathan, chefe do departamento de comunicação social do IFCE. Ícaro fez um breve panorama do conceito de comunicação pública e discorreu sobre as estratégias e recursos utilizados pelo IFCE para concretizar o que exige a constituição brasileira no que diz respeito ao direito à informação para todos.

O evento foi aberto com as boas vindas aos participantes, dadas pela professora Paula Cristina Soares Beserra, diretora do campus. Ela ressaltou a importância desse momento, considerando a contribuição dos comunicadores da região, na divulgação das ações e serviços do IFCE para a comunidade.

Olimpíada de Matemática premia aluna do campus

última modificação: 17/12/2015 17h14
Estudante de Química conquistou Menção Honrosa na competição

A estudante Natalie Lopes Cavalcante Melo, do curso técnico em Química do campus de Crateús, conquistou o prêmio de Menção Honrosa na edição 2015 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Cerca de 900 mil alunos foram selecionados para a prova da etapa decisiva, no dia 12 de setembro.

A OBMEP é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA - e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. Em 2015, a Olimpíada teve o maior número até então de escolas e municípios participantes. Foram inscritos 47.582 escolas de 5.538 cidades (o que corresponde a 99.48% dos municípios de todo o país). Já o número de estudantes inscritos totalizou 17.970,745.

A prova da 1ª fase da OBMEP 2015 aconteceu no dia 2 de junho. Os alunos com melhor pontuação (aproximadamente 5% de cada escola) se classificaram para a 2ª fase. De todos os que fizeram a 1º fase, no campus de Crateús, Natalie se destacou e ficou entre a 6 primeiras colocadas. Na categoria em que ela estava, fizeram a prova 889.018 estudantes de todo o Brasil.

Com duração de três horas, a prova da 2ª fase foi composta de seis questões discursivas, nas quais os alunos tiveram de expressar de forma clara os cálculos e o raciocínio empregado.
Iniciada em 2005, a OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Inscrições para Edificações seguem abertas em Crateús

última modificação: 08/01/2016 11h02
Novo curso oferta 40 vagas no turno noturno para candidatos concluintes do Ensino Médio

O campus de Crateús está com inscrições abertas para o curso Técnico Subsequente em Edificações, que funcionará no turno noturno. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico http://qselecao.ifce.edu.br, até às 17 horas do dia 12 de janeiro de 2016. A avaliação para classificação do candidato é feita por histórico escolar, sem prova.

Serão ofertadas 40 vagas, sendo 20 vagas destinadas a candidatos egressos de escolas públicas. Poderão inscrever-se para esta modalidade de ensino estudantes que no ato da matrícula apresentem comprovante de conclusão do Ensino Médio. O candidato deverá entregar no horário de funcionamento da recepção do campus do campus, impreterivelmente, dentro do período de inscrição, o protocolo gerado após o preenchimento do formulário eletrônico, o histórico do Ensino Médio (original e cópia) e a Certidão de Nascimento (original e cópia).

A oferta faz parte do processo Seletivo 2015.2. Na avaliação da professora Paula Cristina Soares Beserra, diretora geral do campus, o novo curso atende a uma antiga demanda da comunidade na região, que tem vivenciado um forte crescimento urbano e econômico nos últimos tempos.

Nesse contexto, Paula Cristina salienta a demanda real de mão de obra qualificada, especificamente na construção civil, e destaca que "a oferta do curso técnico subsequente vem não só ao encontro dessa necessidade, mas também de uma expectativa da população da região que há tempos aguardava a oferta de um curso técnico em Edificações nessa modalidade e no turno noturno". Ela explica que "os que mais anseiam realizar esse curso no IFCE são egressos do Ensino Médio e que já estão realizando alguma atividade produtiva durante o dia".

Serviço:
Inscrições Curso de Edificações Modalidade Subsequente
Período de inscrições: Das 8 horas do dia 04/01/2016, às 17 horas do dia 12/01/2016
Onde: Exclusivamente via internet, no endereço eletrônico http://qselecao.ifce.edu.br
Requisitos: Concluintes do Ensino Médio
Divulgação das inscrições deferidas: 13/1/2016
Período para recurso do indeferimento de inscrição: 14/1/2016
Divulgação do Resultado Final: 19/1/2016
Pré-matrícula: 20 e 21/1/2016
Chamada dos classificáveis: 22/1/2016

 

Crateús oferta vagas em Física e Matemática pelo Sisu

última modificação: 08/01/2016 12h50
Inscrições podem ser feitas, a partir do dia 11 de janeiro, por alunos que participaram do Enem

Os cursos de licenciatura em Física e Matemática do campus de Crateús vão ofertar vagas para estudantes que participaram do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), em 2015. Os candidatos podem concorrer às vagas se inscrevendo no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), referente ao semestre 2016.1, a partir desta segunda-feira, 11. Serão ofertadas 35 vagas para cada curso.

O Sisu é utilizado pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) como forma de selecionar os alunos a ingressarem nos cursos superiores ofertados pela instituição. Os candidatos poderão se inscrever até o dia 14 de janeiro, pela página do Sisu, conforme cronograma divulgado pelo Ministério da Educação (MEC).

Para este semestre, o IFCE oferta 2.125 vagas em 36 cursos superiores, distribuidas por 19 campi em todo o Estado. Metade das oportunidades é reservada aos estudantes atendidos pelo sistema de cotas sociais. Além de ter participado do Enem 2015, os candidatos precisam ter tirado acima da nota zero na prova de Redação para concorrer. A previsão do MEC é divulgar a nota do Enem nesta sexta-feira, 8.

Fases do Sisu 2016.1
Após se inscreverem no Sisu, os candidatos deverão aguardar o resultado da chamada regular, prevista para ser divulgada na página do sistema no dia 18 de janeiro. Os aprovados deverão realizar a pré-matrícula, em seus respectivos campi, nos dias 22, 25 ou 26 próximos. Quem não passar, poderá manifestar interesse em participar da lista de espera, por meio da página do Sisu, de 18 a 29 do mesmo mês.

Crateús acolhe alunos para semestre 2015.2

última modificação: 19/01/2016 17h17
Programação terá serie de atividades no campus a partir desta segunda, 18 de janeiro

O campus de Crateús promove nos dias 18, 19 e 25 de janeiro a acolhida para os alunos do semestre 2015.2. A programação que terá início às 7h30 da manhã, inclui a recepção no auditório do campus, visitas guiadas, oficinas sobre Sistema Sophia, Sistema Acadêmico, aulões inaugurais e mini-cursos. A programação é distribuída por turno, visando atender públicos-alvo específicos, conforme o horário de funcionamento dos respectivos cursos.
As atividades dos dias 18 e 19 são dedicadas aos alunos novatos e veteranos dos cursos de Letras, Zootecnia e Química. Já a programação do dia 25 refere-se aos estudantes de Edificações. Ao todo 150 novos estarão ingressando este semestre no campus de Crateús.

Programação completa (PDF)

Serviço:
Acolhida 2015.2
Data: 18/01/2016
Local: Auditório

MANHÃ (7h30) - Público alvo: Novatos de licenciatura em Letras e Bacharelado em Zootecnia; Veteranos do Bacharelado em Zootecnia, técnicos em Química, licenciaturas em Física e Matemática

TARDE (13h00)– Público – alvo: Alunos Novatos 2015.2: Curso Técnico em Química; Alunos Veteranos: Bacharelado em Zootecnia, Curso Técnico em Química e Edificações

NOITE (19h) – Público – alvo: Veteranos das Licenciaturas em Matemática, Letras e Física

Data: 19/01/2016
Local: Auditório

MANHÃ (7h30) - Público alvo: Alunos Novatos da Licenciatura em Letras e Bacharelado em Zootecnia; Veteranos do Bacharelado em Zootecnia, Técnico em Química, Licenciaturas em Física e Matemática
TARDE (13h30)- Público – alvo: Novatos Técnico em Química; Veteranos do Bacharelado em Zootecnia, Curso Técnico em Química e Edificações

Data: 25/01/2016
Local: Auditório

NOITE (19h)– Público – alvo: Alunos novatos de Edificações

Sai resultado preliminar para Edificações em Crateús

última modificação: 20/01/2016 11h54
Resultado final será publicado nesta quarta-feira (20) e as pré-matrículas devem ser realizadas no dia 21

O campus de Crateús concluiu nesta segunda-feira (18), o resultado preliminar dos candidatos ao curso Técnico Subsequente em Edificações, que funcionará no turno noturno. A lista pode ser consultada no endereço eletrônico http://qselecao.ifce.edu.br.   O resultado final será publicado nesta quarta-feira (20) e a pré-matrícula no dia 21 de janeiro, no campus de Crateús, no horário de 8 às 12h e das 14 às 17h. A falta no dia e horário marcados implicará na perda da vaga. As aulas terão início no dia 25.
Para realização da pré-matrícula, os alunos deverão apresentar a seguinte documentação: Ficha de pré-matrícula, totalmente preenchida e sem rasuras;  fotocópia,  acompanhada  do  original,  dos  seguintes  documentos:  Certidão  de Nascimento,  Carteira  de  Identidade,  CPF,  Histórico  Escolar  e  Certificado  de conclusão do Ensino Fundamental e Médio, Título de Eleitor com comprovante de votação  da  última  eleição,  se maior  de  18  anos,  Certificado  de Quitação  com  o Serviço Militar, se do sexo masculino e comprovante de endereço;  duas fotos 3 x 4, recentes (não será aceita foto reproduzida com o uso de “scanner” nem fotocópia colorida).
Os candidatos optantes pelo Sistema de Cotas, com renda familiar inferior ou igual a 1,5 salário mínimo, devem apresentar também o formulário de informação de renda (Anexo  II),  devidamente  preenchido,  acompanhado de documentação comprobatória.

São ofertadas 40 vagas, sendo 20 vagas destinadas a candidatos egressos de escolas públicas. A oferta faz parte do processo Seletivo 2015.2. Na avaliação da professora Paula Cristina Soares Beserra, diretora geral do campus, o novo curso atende a uma antiga demanda da comunidade na região, que tem vivenciado um forte crescimento urbano e econômico nos últimos tempos.

Serviço:
Inscrições Curso de Edificações Modalidade Subsequente (Encerradas)
Divulgação das inscrições deferidas: 13/1/2016 (Concluída)
Período para recurso do indeferimento de inscrição: 14 e 15/1/2016 (Encerrado)
Divulgação do Resultado do recurso do indeferimento de inscrição: 18/01/2015 (concluída)
Divulgação do Resultado Preliminar: 18/1/2016
Divulgação do resultado final: 20/1/2016
Pré-matrícula: 21/1/2016
Chamada dos classificáveis:
22/01/2016
Início das aulas:
25/01/2016

Programa de Aperfeiçoamento em Matemática abre inscrições

última modificação: 20/01/2016 06h33
Campus oferta 80 vagas para professores do ensino médio e alunos da licenciatura

 |

O Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio (PAPMEM 2016), no campus de Crateús, está com inscrições abertas até sexta-feira (22), por meio da ficha de inscrição online. As aulas serão realizadas no período de 25 a 29 de janeiro de 2016, a partir das 8 horas da manhã, por meio de videoconferência, no auditório do campus.
Numa parceria com o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), do Rio de Janeiro, serão oferecidas 80 vagas para professores de escolas públicas e alunos de licenciatura em Matemática e Física do IFCE. As aulas são baseadas no livro Temas e Problemas Elementares.
O PAPMEM visa oferecer treinamento gratuito para professores de Matemática do Ensino Médio. É realizado em módulos independentes, que abordam tópicos selecionados das três séries do Ensino Médio e alguns tópicos do Ensino Fundamental. Cada módulo consta de treinamento em tempo integral (das 8 às 16 horas), durante a semana. As atividades de cada dia consistem em aulas expositivas pela parte da manhã e trabalhos em grupo à tarde.
O programa aborda assuntos relativos às três séries do Ensino Médio. Atualmente, ele tem recebido apoio para sua realização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Realizada sob diversas formas, desde 1990, a iniciativa resultou uma série de livros especialmente voltados para o professor de Ensino Médio, publicados na Coleção do Professor de Matemática da Sociedade Brasileira de Matemática.

SERVIÇO
Papmem 2016
Inscrições gratuitas até 22/01/2016
Como: Ficha de inscrição online
Aulas: 25 a 29 de janeiro, das 8h às 16h
Local: Auditório do IFCE - Campus de Crateús
Vagas: 80 vagas
Público alvo: Público: professores de escolas públicas e estudantes de licenciatura em Matemática e Física do IFCE

Elinaldo Rodrigues - Campus de Crateús

Crateús promove colação de grau e formatura

última modificação: 28/01/2016 11h34
Com a presença do reitor Virgílio Araripe, solenidades prestigiaram turmas de Matemática, Química e Edificações

O momento mais esperado para os alunos concludentes dos cursos técnicos em Edificações e Química e licenciatura em Matemática, do semestre 2015.1, aconteceu ontem (27), no campus de Crateús. As solenidades de colação de grau e formatura marcou a trajetória desses estudantes, desde que ingressaram no instituto com o propósito de realizar o sonho da formação nos níveis ofertados pelo IFCE.

A cerimônia foi conduzida pela professora Paula Cristina Soares Beserra, diretora geral do campus, e contou com a presença do reitor Virgílio Augusto Sales Araripe, do prefeito Mauro Rodrigues Soares, da pró-reitora de Extensão do IFCE, Zandra Maria Ribeiro Mendes Dumaresq e do secretário de Educação do Município, Antônio Valdenir Rabelo de Araújo, bem como familiares dos alunos e professores e servidores do Instituto.

Na avaliação da professora Paula Cristina, o evento celebra o papel que o campus vem desempenhando ao consolidar os objetivos do instituto: “Cada ação dessas nos ajuda a consolidar a marca do IFCE na região, como também representa o retorno social do Instituto, porque são pessoas que estão saindo altamente qualificadas e que serão, com certeza, profissionais diferenciados no mercado de trabalho”.

Já para o reitor, Virgílio Araripe, esse momento traz à mente um filme que remete à trajetória do IFCE na região e reflete, sobretudo, a trajetória do aluno, desde o sonho de ingressar na instituição. Salientou ainda a interação com a sociedade, que provoca o crescimento do Instituto, buscando a atualização dos conhecimentos técnicos e científicos, sem perder de vista o desenvolvimento humano: “Nossa formação aqui na instituição é voltada para a preparação de alunos que sejam verdadeiros cidadãos”, frisou.

A importância desse momento para os discentes foi resumida pelo aluno Gustavo Sousa Gomes Leitão, do curso técnico integrado em Edificações: “Foi muito gratificante pra mim porque eu saio com novas expectativas, saio formado naquilo que eu sonhava”, frisou.  Quanto às oportunidades favorecidas pelo instituto, ele salientou: “Com os novos conhecimentos adquiridos pelo IFCE vão se abrir novas portas e creio que voltarei a essa casa de novo, não como aluno, mas como professor futuramente”.

Elinaldo Rodrigues - Campus de Crateús



Curso de Edificações em Crateús tem aula inaugural

última modificação: 22/01/2016 23h32
Acolhida será realizada nesta segunda (25), no auditório do campus

A acolhida dos alunos da nova turma do curso de Edificações em Crateús será realizada nesta segunda-feira (25), a partir das 19 horas, no auditório do Campus. Um dos destaques na programação é a aula pública sobre mercado de trabalho e oportunidades para o técnico em Edificações, que será ministrada pelo empresário do ramo da construção civil, Gramsci Resende Mota.
O evento marca o início do curso técnico em Edificações na modalidade subsequente em Crateús, que conta com 40 alunos. Além da aula inaugural, a programação inclui visitas guiadas, oficinas sobre Sistema Sophia, Sistema Acadêmico e minicursos.
Programação

Serviço:
Acolhida 2015.2 – Edificações
Local: Auditório do Campus de Crateús
Data: 25/01/2016, às 19horas

Seminário de ciências da linguagem abre inscrição

última modificação: 28/01/2016 17h03
IV SIC será realizado nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro, em Crateús

O IV Seminário Interdisciplinar de Ciências da Linguagem (IV SIC) está com inscrições abertas até o dia 20 de fevereiro para apresentação de trabalhos e participação de ouvintes. O evento será realizado nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro no IFCE campus de Crateús. As inscrições, pagamentos e submissão de trabalhos podem ser feitos por meio de sistema online no site even3.com.br/IVSIC.
No primeiro acesso, o participante deve realizar seu cadastro na plataforma, para então prosseguir com a inscrição no evento.  Cada inscrito para apresentação de trabalhos terá direito a até duas apresentações orais, uma como autor e outra como coautor, e um minicurso, escolhido no ato da inscrição. Cada trabalho poderá ter até, no máximo, quatro participantes, e cada um deverá efetuar a sua inscrição. Trabalhos de estudantes de graduação terão de indicar, obrigatoriamente, um professor-orientador.

Pré-carnaval no campus tem folia e cuidados com saúde

última modificação: 03/02/2016 13h39

O carnaval inspira alegria e também cuidados com a saúde. Com base nisso, o campus de Crateús promove uma série de ações voltadas para os alunos e servidores, na semana que antecede os festejos.

A programação começa nesta quinta-feira (4), a partir das 9h30, com a oficina intitulada "Como prevenir as DST/AIDS, você sabe?", ministrada pelo enfermeiro Sandro Freitas, na enfermaria do campus. Visando atender todas as turmas do campus, a ação será reprisada no turno da tarde, das 15h30 às 17h30. As inscrições devem ser feitas na Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE).

Já à noite, das 20h40 às 20h50, a nutricionista Raquel Simões apresenta uma exposição voltada para os "Cuidados com a alimentação e hidratação durante a folia", com degustação de sucos naturais, no refeitório do campus. Esta atividade será reprisada no dia 5, às 9h30 e às 15h30.

Por fim, também na sexta-feira (5), a partir das 17h, o encerramento do evento será em ritmo de festejo com o "IFolia campus Crateús", onde se dará a Escolha da Rainha e do Rei do Carnaval, organizado pelos alunos do CA de Zootecnia.

Serviço:
Pré-Carnaval no campus de Crateús
Quando: 4 e 5 de fevereiro, a partir das 9h30
Onde: Enfermaria e Refeitório do Campus
Inscrições para oficina "Como prevenir as DST/AIDS, você sabe?": Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE)

Alunos de Crateús vivenciam teoria e prática em aula interdisciplinar

última modificação: 05/02/2016 22h11
Iniciativa contemplou turmas de Agropecuária e Zootecnia

Alunos dos cursos de Zootecnia (sétimo semestre) e de Agropecuária (quarto semestre) vivenciaram uma série de experiências práticas em aula interdisciplinar realizada na Fazenda “Fulô”, do produtor rural Nenzito Marques, no município de Crateús, nesta quarta-feira (03). A aula foi coordenada pelos professores Joaquim Batista e Tony Dantas.

Na oportunidade, foi ministrada a aula de Bovinocultura, na qual foram apresentadas técnicas de manejo dos animais de ordenha, raças e características raciais de produção animal. Já na componente curricular Nutrição de Plantas Forrageiras, foi realizada a prática de cálculo e adubação com diferentes fontes de nitrogênio em piquete rotacionado, plantado com capim mombaça (Megathyrsus maximus).

De acordo com o professor Tony Dantas, coordenador dos cursos de Agrárias do campus, nessa iniciativa os alunos puderam, inclusive, aprimorar conhecimentos sobre a experimentação científica, revisando as estratégias da estatística, seguindo os princípios básicos da casualização, repetição e controle local.

Por sua vez, o aluno Brito Neto, do curso de Zootecnia, avalia que a ampliação do conhecimento sobre as plantas forrageiras, por meio da pesquisa e da experimentação, “favoreceu um maior entendimento sobre a função do zootecnista, que visa solucionar problemas de produção animal”.

Elinaldo Rodrigues - Campus de Crateús

IFCE em Crateús usa peixes para combater Aedes Aegypti

última modificação: 16/02/2016 15h52
Medida integra mobilização nacional contra os focos do mosquito

Uma série de ações está sendo promovida pelo Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE) na luta contra o mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão da dengue, febre chikungunya e do zika vírus. No campus de Crateús, a principal ação da campanha foi a introdução de peixes Guppy nos reservatórios de água. Trata-se de uma espécie que se alimenta das larvas dos mosquitos, controlando qualquer proliferação desses tipos de insetos na área.

De acordo com o coordenador de Infraestrutura do campus, Marcos André, essa medida segue orientações do próprio Núcleo de Endemias do município, não sendo necessária, inclusive, a cobertura dos reservatórios, já que o peixamento feito no local elimina a infestação do mosquito. A espécie de peixe, conhecida por Guppy, é pequena, comilona e pode se alimentar de 100% das larvas que emergirem em 24 horas no reservatório.

Além dessa medida, o campus tem promovido ações de conscientização dos servidores e alunos com recursos de divulgação, especialmente por meio de vídeos educativos e materiais impressos. O enfermeiro do campus, Sandro Freitas, ressalta que essa campanha será reforçada após o carnaval com outras ações como palestra e varredura no campus para eliminar possíveis focos do mosquito.

As ações do IFCE integram uma campanha nacional das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica em reforço à mobilização do governo brasileiro contra os focos do mosquito.

Elinaldo Rodrigues - Campus de Crateús

Cursos em Crateús abordam saberes pedagógicos e movimentos do corpo

última modificação: 16/02/2016 10h16
Ofertas na modalidade de extensão estão com inscrições abertas até o dia 17 de fevereiro

O campus de Crateús está com inscrições abertas para os cursos de extensão "Formação e Saberes Docentes" e "Corpo em Movimento", cujas aulas começam nesta semana. Serão ofertadas 35 vagas para cada curso, sendo 15 destinadas à comunidade externa. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na recepção do campus, no período de 15 a 17 de fevereiro.

O curso de "Formação e Saberes Docentes" será ministrado pela professora Maria de Lourdes da Silva Neta, com aulas todas as sextas-feiras, no período de 19 de fevereiro a 20 de maio, das 14 às 17 horas. Ele tem foco os saberes pedagógicos e atende especialmente os professores da educação básica, estudantes das licenciaturas, bem como os demais interessados pela temática.

Já o curso "Corpo em Movimento" inicia nesta quinta-feira (18) e vai até o dia 19 de maio, das 18 às 21 horas, com aulas ministradas pela professora Jacqueline Peixoto. Tem como objetivo possibilitar ao estudante uma articulação teórica e prática de técnicas de abordagens do movimento e estudos do corpo como recurso para sua formação e em seus processos de treinamento e criação.

O público alvo do curso Corpo e Movimento são atores, bailarinos, estudantes de teatro e dança, profissionais de educação física, pedagogos, fisioterapeutas, dentre outros interessados. O participante deve ir com roupas leves que possibilitem a execução de movimentos.

Serviço:

Curso "Formação e Saberes Docentes"
Ministrante: Professora Maria de Lourdes da Silva Neta
Inscrições: 15 a 17 de fevereiro 2016, na recepção do campus
Aulas: Toda sexta-feira, das 14 às 17 horas, no período de 19 a 20 de maio

Curso "Corpo e Movimento"
Ministrante: Professora Jaqueline Peixoto
Inscrições: 15 a 17 de fevereiro, na recepção do campus
Aulas: toda quinta-feira, das 18 às 21horas, no período de 18 de fevereiro a 19 de maio

Elinaldo Rodrigues - Campus de Crateús

Crateús inaugura espaço radiofônico sobre educação

última modificação: 18/02/2016 14h08
Iniciativa integra o programa Plus FM, veiculado toda quarta-feira, a partir do meio dia

O campus de Crateús inaugura nesta quarta-feira (17) um espaço radiofônico semanal dedicado à temática da educação, no programa Redação Plus, veiculado pela emissora Plus FM, em Crateús. A participação do IFCE no programa será aberta pela professora Paula Cristina Soares Beserra, diretora do campus.  O programa vai ao ar a partir do meio dia, apresentado pelo radialista Nathan Loyola.

A participação da professora Paula Cristina aborda o papel social do Instituto Federal de Educação do Ceará na região. Ela considera a dimensão do impacto que a atuação do instituto vem desempenhando em Crateús e municípios circunvizinhos a partir dos cursos ofertados; bem como das diversas ações de pesquisa e extensão, dentre outros serviços que tem favorecido à população local.

Fundado em 2010, o campus de Crateús oferta atualmente sete cursos, sendo quatro de nível superior (Matemática, Física, Letras e Zootecnia) e três técnicos (Edificações, Química e Agropecuária).

A parceria do campus de Crateús com a Rádio Plus FM, por meio do Espaço Educação, terá continuidade na próxima semana, com a participação de membros da comissão de  organização do IV Seminário Interdisciplinar de Ciências da Linguagem, que será realizado no campus de Crateús, no período de 25 a 27 de fevereiro. 

Elinaldo Rodrigues – Campus de Crateús

Campus de Crateús implanta setor de estágios

última modificação: 18/02/2016 14h13
Iniciativa visa à prática do conhecimento adquirido em sala de aula

As oportunidades para a prática profissional vão ser reforçadas no campus de Crateús com a implantação do Setor de Acompanhamento de Estágios (SAE), que começa a funcionar na próxima semana.

"A expectativa é que a gente possa dá maior dinamismo à formação profissional dos alunos, contribuindo para uma prática no mercado de trabalho", avalia o servidor Eliardo Araújo de Sousa, responsável pelo setor, que visa à prática do conhecimento adquirido em sala de aula.

O SAE tem entre as atribuições principais, promover intercâmbio com as empresas, objetivando identificar oportunidades de estágio; divulgar as condições exigidas pelas empresas para o recrutamento de estagiários; encaminhar e facilitar as condições de acesso ao estágio.

Em relação ao público alvo, considerando o tempo de ingresso no curso, os alunos podem pleitear essas oportunidades, conforme a categoria do estágio a que se candidatam. De acordo com Eliardo Araújo, para o estágio obrigatório, o tempo mínimo exigido do aluno no campus depende do projeto pedagógico de cada curso e é requisito para a formação acadêmica. Já quanto ao estágio não obrigatório, podem concorrer alunos de qualquer período.

Para viabilizar o início dos trabalhos do setor, Eliardo acompanhou a rotina da Coordenadoria de Acompanhamento de Estágios do campus de Fortaleza, bem como da Pró-reitoria de Extensão, cuja atuação engloba de forma mais ampla a área de estágios.

Elinaldo Rodrigues – Campus de Crateús

Inscrição para auxílio estudantil no campus de Crateús

última modificação: 19/02/2016 17h52
Benefícios são destinados para custear despesas com transporte e moradia

O campus de Crateús está com inscrições abertas para a concessão de auxílios moradia e transporte aos discentes no período letivo de 2015.2. As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de fevereiro, exclusivamente por meio do endereço eletrônico www.sisae.ifce.edu.br. No total, serão disponibilizados 12 mil reais para cada categoria de auxílio.

Dentre os requisitos mínimos para o auxílio moradia, o aluno precisa ser domiciliado em outro Estado, município ou distrito fora da sede do campus; comprovar despesas com locação de imóvel; e comprovar residência de origem. Quanto aos requisitos para o auxilio transporte, o candidato deve utilizar prioritariamente transporte coletivo ou similar no trajeto residência/campus/residência. A comprovação deve ser feita mediante a apresentação da documentação constate no edital anexo.

Edital

Serviço:
Inscrições para concessão de auxílios moradia e transporte
Período de inscrições: 16 a 29 de fevereiro de 2016
Local de inscrição: exclusivamente pelo endereço eletrônico www.sisae.ifce.edu.br