Você está aqui: Página Inicial > Crateús > Notícias > Olimpíada de Matemática premia aluna do campus
conteúdo

Notícias

Olimpíada de Matemática premia aluna do campus

Estudante de Química conquistou Menção Honrosa na competição
última modificação: 17/12/2015 16h14

A estudante Natalie Lopes Cavalcante Melo, do curso técnico em Química do campus de Crateús, conquistou o prêmio de Menção Honrosa na edição 2015 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Cerca de 900 mil alunos foram selecionados para a prova da etapa decisiva, no dia 12 de setembro.

A OBMEP é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA - e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. Em 2015, a Olimpíada teve o maior número até então de escolas e municípios participantes. Foram inscritos 47.582 escolas de 5.538 cidades (o que corresponde a 99.48% dos municípios de todo o país). Já o número de estudantes inscritos totalizou 17.970,745.

A prova da 1ª fase da OBMEP 2015 aconteceu no dia 2 de junho. Os alunos com melhor pontuação (aproximadamente 5% de cada escola) se classificaram para a 2ª fase. De todos os que fizeram a 1º fase, no campus de Crateús, Natalie se destacou e ficou entre a 6 primeiras colocadas. Na categoria em que ela estava, fizeram a prova 889.018 estudantes de todo o Brasil.

Com duração de três horas, a prova da 2ª fase foi composta de seis questões discursivas, nas quais os alunos tiveram de expressar de forma clara os cálculos e o raciocínio empregado.
Iniciada em 2005, a OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Assunto(s): Educação