Libras em Foco Itinerante
DESCRIÇÃO
O Instituto Federal de Educação do Estado do Ceará campus de ARACATI propõe com o projeto Llibras em Foco Itinerante disseminar a Língua Brasileira de Sinais para as comunidades, escolas, discente, organizações públicas e privadas, empresas, associações, sindicatos diversas etc, oportunizando o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais.
A Libras significa é utilizada pela maioria das comunidades de surdos que vivem nos centros urbanos brasileiros, sendo reconhecida como Língua oficial dos surdos do Brasil.
Ações como essas que vem ao encontro das políticas de acessibilidade e de inclusão de alunos com deficiência no ensino médio e superior, contribuindo para as ações do NAPNE do Campus Aracati.
A iniciativa é fundamentada no Decreto de No 5.626 de 22 de Dezembro o de 2005 que regulamenta a Lei No 10.436 de 24 de abril de 2002 que dispõe sobre a Língua de sinais, tornando sua difusão uma responsabilidade social. De acordo com o Artigo 26 desse decreto, a partir de um ano de sua publicação, o Poder Público, as empresas concessionárias de serviços públicos e os órgãos da administração pública federal, direta e indireta devem garantir às pessoas surdas o tratamento diferenciado, por meio do uso e difusão de Libras e da tradução e interpretação de Libras - Língua Portuguesa, realizada por servidores e empregados capacitados para essa função, bem como o acesso às tecnologias de informação, conforme prevê o Decreto no 5.296, de 2004.
O projeto oferece conhecimentos teóricos e práticos quanto à especificidade Linguística da Língua de Sinais. No decorrer do projeto são promovidas varias ações visando esclarecer acerca dos mitos construídos socialmente sobre as línguas de sinais. O conteúdo programático aborda assuntos como cultura e identidade surda, legislação da Libras com foco na Lei da Libras10.436 e decreto 5.626 Alfabeto manual, Lei do tradutor, introdução à gramática, saudações e comprimentos, frases interrogativas, exclamativas, e afirmativas, números cardinais e ordinais, dia da semana, calendário, adverbio de tempo, família, frutas, atendimento ao público.
PÚBLICO -ALVO
Comunidade externa beneficiada:
As instituições e empresas com profissionais, estudantes das mais diversas áreas, como saúde, segurança, aeroportos, turismo, educação, comércio, familiares de surdo, surdos, professores e demais membros
da comunidade do município de Aracati.
Comunidade interna beneficiada:
Discentes, docentes, técnicos administrativos e terceirizados do IFCE campus de Aracati
EQUIPE
- André Luiz Abreu Filho - Associação de Surdos de Aracati
- Jose Renato da Silva Freitas - IFCE
- Juliana da Costa Almeida - Associação de Surdos de Aracati
- Caio Matheus Ferreira Viana - Associação de Surdos de Aracati
- Levy de Sousa Silva - Associação de Surdos de Aracati
- Felipe Bastos Nunes - IFCE
- Maria Maisa Farias Jordao - IFCE
- Tania Maria dos Santos Rocha (Coordenadora) - IFCE
METODOLOGIA
O projeto surgiu com a necessidade de levar a Língua de sinais aos profissionais que trabalham com atendimento aos usuários surdos de Aracati sede e comunidades mais distantes envolta ao campus Aracati e região litoral leste em diversos contextos de comunicação.
O projeto Libras em foco itinerante é desenvolvido por meio de uma parceria entre a Associação de surdos de Aracati e o IFCE.
O objetivo é dividido em várias ações tendo sempre em vista levar a língua de sinais em diversas comunidades, envolvendo um público com segmentos bastante diversificado, sobretudo os segmentos:
a)LIBRAS nas empresas publicas ou privadas
b) LIBRAS nos órgãos públicos
c) Libras nas escolas apoio do curso de Química
d) Libras no Turismo
APOIO
Associação de Surdos de Aracati