Notícias
E-mail institucional
última modificação:
01/03/2024 11h38
1. ACESSO AO SUAP
1.1. Qual o endereço (URL) do SUAP?
- Abra o navegador e acesse o endereço: http://suap.ifce.edu.br
1.2. Como eu acesso o SUAP (usuário e senha)?
- Usuário: digite sua MATRÍCULA ACADÊMICA
- Senha inicial: Basta seguir o padrão @IFCE<data_de_nascimento> assim como o exemplo abaixo:
- @IFCE04021992 = Aluno ou servidor com data de nascimento em 04 de Fevereiro de 1992.
-
Na tela "informações e avisos", clique em Escolha seu e-mail institucional (uma notificação de cor azul no canto superior esquerdo da tela)
Escolha uma das opções de e-mail disponíveis para você e clique em Enviar dados.
1.3. Como alterar a senha de acesso ao SUAP?
-
Acesse o SUAP (http://suap.ifce.edu.br)
- Clique no item “Deseja alterar sua senha?”, localizado na parte inferior da tela; ou acesse através do link: http://suap.ifce.edu.br/comum/solicitar_trocar_senha/
- Na tela Solicitação de mudança de senha:
- Informe seu login (matrícula SIAPE em caso de servidor, e CPF em caso de prestador de serviços)
- Informe seu CPF
- Clique no CAPTCHA
- Por fim clique no botão “Enviar”.
- Uma mensagem será enviada ao seu e-mail secundário, contendo os passos para a digitação de uma nova senha.
1.4. Como posso tornar a senha de acesso mais segura?
- Frases mais longas: junte várias palavras, tentando montar uma frase fácil de lembrar: quanto mais caracteres, mais seguras elas são;
- Não crie senhas baseadas em sequências: Evite combinações como 123456, abcdef, 1020304050, qwerty (sequência do teclado), não use datas especiais, número da placa do carro, nomes e afins, entre outros;
- Não use somente letras: Sempre que possível, crie senhas misturando letras, símbolos especiais e números;
- Faça trocas lógicas: O por zero. A por 4. E por 3, etc;
- Alterne os caracteres entre maiúsculas e minúsculas.
IMPORTANTE: Mantenha o Login e a Senha em segurança!
- O acesso ao SUAP é pessoal e intransferível.
- Ao usuário, recomendamos que mantenha estes dados em segurança, evitando o seu acesso por terceiros.
2. E-MAIL ACADÊMICO
2.1. Não tenho um e-mail institucional. Como eu posso criar?
Observação: a criação de e-mail acadêmico institucional está disponível apenas para alunos com situação de matrícula ativa no sistema.
- Acesse o SUAP - http://suap.ifce.edu.br
- Na tela "informações e avisos", clique em Escolha seu e-mail institucional (uma notificação de cor azul no canto superior esquerdo da tela)
- Escolha uma das opções de e-mail disponíveis para você e clique em Enviar dados.
2.2. Em quanto tempo este e-mail estará disponível para uso?
- Após a criação do e-mail acadêmico dentro do SUAP, será necessário aguardar 4 horas até que esse e-mail seja criado nos servidores do Gmail.
- IMPORTANTE: Após esse prazo, você precisará redefinir sua senha através do SUAP (suap.ifce.edu.br) para que a mesma seja refletida no seu novo Gmail acadêmico.
2.3. Como alterar a senha do e-mail acadêmico?
- Ver item 1.3 deste guia.
2.4. A senha do e-mail institucional será a mesma senha do SUAP?
- Sim. A senha do SUAP e Gmail acadêmico serão a mesma e estão sempre em sincronia. Se você alterar sua senha no SUAP, essa senha também será alterada no Gmail acadêmico.
2.5. Como acessar o E-mail Acadêmico?
- Acesse: https://gmail.com
- Usuário: email_escolhido_no_suap@aluno.ifce.edu.br
- Senha: mesma senha utilizada no SUAP (em caso de problema de acesso realize o procedimento de alteração de senha do SUAP).
Disponível em: <https://suap.ifce.edu.br/centralservicos/baseconhecimento/156/>