Você está aqui: Página Inicial > Acopiara > campus_acopiara > Tecnologia da Informação > informações > E-mail institucional
conteúdo

Notícias

E-mail institucional

última modificação: 01/03/2024 11h38

1. ACESSO AO SUAP

1.1. Qual o endereço (URL) do SUAP?

1.2. Como eu acesso o SUAP (usuário e senha)?

  • Usuário: digite sua MATRÍCULA ACADÊMICA
  • Senha inicial: Basta seguir o padrão @IFCE<data_de_nascimento> assim como o exemplo abaixo:
    • @IFCE04021992 = Aluno ou servidor com data de nascimento em 04 de Fevereiro de 1992.
  • Na tela "informações e avisos", clique em Escolha seu e-mail institucional (uma notificação de cor azul no canto superior esquerdo da tela)
    Escolha uma das opções de e-mail disponíveis para você e clique em Enviar dados.

1.3. Como alterar a senha de acesso ao SUAP?

  1. Acesse o SUAP (http://suap.ifce.edu.br)

  2. Clique no item “Deseja alterar sua senha?”, localizado na parte inferior da tela; ou acesse através do link: http://suap.ifce.edu.br/comum/solicitar_trocar_senha/ 
  3. Na tela Solicitação de mudança de senha:
  4. Informe seu login (matrícula SIAPE em caso de servidor, e CPF em caso de prestador de serviços)
  5. Informe seu CPF
  6. Clique no CAPTCHA
  7. Por fim clique no botão “Enviar”.
  8. Uma mensagem será enviada ao seu e-mail secundário, contendo os passos para a digitação de uma nova senha.

1.4. Como posso tornar a senha de acesso mais segura?

  1. Frases mais longas: junte várias palavras, tentando montar uma frase fácil de lembrar: quanto mais caracteres, mais seguras elas são;
  2. Não crie senhas baseadas em sequências: Evite combinações como 123456, abcdef, 1020304050, qwerty (sequência do teclado), não use datas especiais, número da placa do carro, nomes e afins, entre outros;
  3. Não use somente letras: Sempre que possível, crie senhas misturando letras, símbolos especiais e números;
  4. Faça trocas lógicas: O por zero. A por 4. E por 3, etc;
  5. Alterne os caracteres entre maiúsculas e minúsculas.

IMPORTANTE: Mantenha o Login e a Senha em segurança!

  • O acesso ao SUAP é pessoal e intransferível.
  • Ao usuário, recomendamos que mantenha estes dados em segurança, evitando o seu acesso por terceiros.

2. E-MAIL ACADÊMICO

2.1. Não tenho um e-mail institucional. Como eu posso criar?

Observação: a criação de e-mail acadêmico institucional está disponível apenas para alunos com situação de matrícula ativa no sistema.

  • Acesse o SUAP - http://suap.ifce.edu.br
  • Na tela "informações e avisos", clique em Escolha seu e-mail institucional (uma notificação de cor azul no canto superior esquerdo da tela) 
  • Escolha uma das opções de e-mail disponíveis para você e clique em Enviar dados.

2.2. Em quanto tempo este e-mail estará disponível para uso?

    • Após a criação do e-mail acadêmico dentro do SUAP, será necessário aguardar 4 horas até que esse e-mail seja criado nos servidores do Gmail.
    • IMPORTANTE: Após esse prazo, você precisará redefinir sua senha através do SUAP (suap.ifce.edu.br) para que a mesma seja refletida no seu novo Gmail acadêmico.

    2.3. Como alterar a senha do e-mail acadêmico?

    1. Ver item 1.3 deste guia.

      2.4. A senha do e-mail institucional será a mesma senha do SUAP?

      • Sim. A senha do SUAP e Gmail acadêmico serão a mesma e estão sempre em sincronia. Se você alterar sua senha no SUAP, essa senha também será alterada no Gmail acadêmico.

      2.5. Como acessar o E-mail Acadêmico?

      • Acesse: https://gmail.com
      • Usuário: email_escolhido_no_suap@aluno.ifce.edu.br
      • Senha: mesma senha utilizada no SUAP (em caso de problema de acesso realize o procedimento de alteração de senha do SUAP).

       

      Disponível em: <https://suap.ifce.edu.br/centralservicos/baseconhecimento/156/>