Ensino Remoto
1- INTRODUÇÃO
No período em que não tivemos aulas presenciais, a equipe do campus esteve se preparando para atendê-lo(la) da melhor forma possível. Entendemos que o retorno às aulas é muito importante para que o nosso vínculo seja fortalecido e para que seja minimizado o atraso na sua trajetória acadêmica, causada pelo distanciamento social em virtude da pandemia da COVID-19.
Assim, o campus fez um planejamento para ofertar o ensino remoto buscando atender às necessidades e especificidades de cada estudante e de cada curso, ao mesmo tempo que apresenta alternativas para aqueles(as) que não puderem fazer tal adesão, de modo que todos(as) sejam atendidos(as) com o mínimo de prejuízos.
O semestre letivo 2020.1 será reiniciado com ensino remoto no dia 17 de junho de 2020 em todas as turmas dos cursos técnicos e superiores.
Veja o Texto Explicativo sobre o Ensino Remoto, onde encontrará informações sobre o método que será utilizado no campus Acopiara:
2- PLATAFORMA DE ENSINO REMOTO: Google Classroom
As aulas serão realizadas por meio da plataforma Google Sala de Aula (Google Classroom), que é um sistema simples para registros e acompanhamento de atividades de ensino remoto. Cada disciplina terá uma sala de aula virtual na qual você será inserido através do seu e-mail institucional.
Todos(as) alunos(as) receberão um e-mail institucional individual para acessar o sistema. Instruções sobre o e-mail institucional são encontradas no arquivo “Texto Explicativo sobre Ensino Remoto” do item 2.
Veja os tutoriais:
3- ADESÃO AO ENSINO REMOTO E REGRAS DE CONVÍVIO:
É necessário que o(a) aluno(a) se manifeste quanto à sua decisão em aderir ou não ao retorno às aulas através do ensino remoto. O espaço para tal manifestação estará aberto no sistema Q-Acadêmico entre os dias 12 de junho a 03 de julho de 2020.
Ao manifestar adesão, o discente se compromete a cumprir as normas estabelecidas no Regulamento de Organização Didática (ROD) do IFCE, bem as regras de conduta no âmbito do ensino remoto. Veja as regras de convívio
4- ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS:
Nas aulas: Todas as disciplinas que retomarão remotamente serão ministradas pelos docentes dos respectivos cursos. No ambiente virtual, há um canal de contato direto com o docente responsável pela disciplina.
Horário de atendimento extra: Além da carga horária das aulas, haverá horários extras para atendimento ao(a) aluno(a), ficando o docente ao vivo e à disposição para tirar dúvidas.
Sempre que houver necessidade, o(a) coordenador(a) do curso ou a gestão do campus poderão ser contactados.
Veja a lista dos principais contatos:
Servidor | E-mail para contato |
Coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas: Profª Giselle Raulino |
cclcb.acopiara@ifce.edu.br |
Coordenador dos cursos Técnicos em Informática (Subsequente e Integrado a Ensino Médio): Profº Samuel Nascimento |
ccti.acopiara@ifce.edu.br |
Professor responsável pelo Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio: Prefº Reginaldo Fernandes |
reginaldo.fernandes@ifce.edu.br |
Apoio Técnico ao E-mail Institucional |
joao.paulo@ifce.edu.br |
Chefe do Departamento de Ensino: Liliane Veras |
de.acopiara@ifce.edu.br |
Coordenação Técnico Pedagógica: Indalécio Feitosa Joanildo Silva |
ctp.acopiara@ifce.edu.br |
Direção Geral Eliani Coelho |
dg.acopiara@ifce.edu.br |
5- PRINCIPAIS DOCUMENTOS OFICIAIS (Leitura opcional):
Todas as decisões foram embasadas em documentos oficiais do Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Educação (CNE), bem como documentos da Pró-reitora de Ensino do IFCE. Os principais documentos norteadores podem ser encontrados aqui.
1- Ofício Conjunto Circular nº 3/2020 PROEN/PROEXT/PRPI/REITORIA: Ações a serem executadas pelos campi para retorno às aulas de forma remota e gradativa.
2- Resolução Consup Nº 11: Aprova os procedimentos para o retorno às aulas dos campi do IFCE.
3- Medida Provisória 934/2020, de 1º de abril de 2020: Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas de enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 06 de fevereiro de 2020.
4- Parecer nº 5, do Conselho Nacional de Educação, de 28 de abril de 2020, que trata sobre a reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual,