Podcast "Rádio Biologia"
Nas ondas do rádio: o uso de podcasts no ensino remoto
Cleanto Rogério Rego Fernandes
Professor - IFCE Acopiara
No Instituto Federal do Ceará - Campus de Acopiara, estamos trabalhando junto aos estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a produção de podcasts como ferramenta de compartilhamento do conhecimento. Os podcasts consistem na produção de materiais em áudio que são compartilhados em várias plataformas disponíveis na internet. Muitas vezes são considerados uma nova versão do rádio, agora disponibilizado pela internet e ouvido no horário de escolha do espectador. Mais recentemente, tem sido um importante meio de divulgação científica, com alguns casts de excelente qualidade e bem conhecidos, com milhares, por vezes milhões, de ouvintes seguidores.
Pois se temos mais essa possibilidade de compartilhar o conhecimento, a atual pandemia nos impõe alguns desafios. Primeiro, o ensino remoto dificultou ou mesmo impediu a realização de algumas atividades, como os famosos seminários, nos quais os estudantes fazem apresentações orais sobre determinado assunto. A maioria não tem infraestrutura necessária para fazer isso por meio virtual. Mas os estudantes não podem permanecer passivos, apenas assistindo às aulas teóricas. Em segundo lugar, para além do coronavírus, tem se espalhado o vírus da ignorância e das fake news, que também é muito virulento e contagioso. Nesse cenário, o desafio posto é que os estudantes produzem e disseminam material de divulgação científica. Ademais, uma vez que estamos falando de estudantes de um curso de licenciatura - professores em formação, portanto - o treinamento na habilidade de explicar a ciência e se comunicar com as pessoal é indispensável.
Nesse contexto, entendemos que o podcast é um bom caminho. No semestre anterior, pedi aos estudantes que me enviassem áudios curtos explicando determinado assunto. Tudo simples, só a voz do estudante, mas para aproximá-los desse tipo de mídia. Em seguida, já no semestre corrente, resolvemos produzir um podcast pra valer, no âmbito da disciplina de Biofísica. Os estudantes, em duplas ou trios, fazem todo o trabalho, é importante destacar. Primeiro escrevem o roteiro, que então vai para revisão do professor. Depois de revisado, e possivelmente alterado, os estudantes gravam os trechos, adicionam efeitos sonoros e músicas de fundo, montam o episódio e enviam para o professor, que, por fim, reúne todos os episódios no podcast.
Não é nada difícil. Mas enfrentamos algumas dificuldades. A maior tecnologia que dispomos são nossos celulares. Por isso, a qualidade acústica não é das melhores, diferentemente do áudio impecável de outros hosters (produtores de podcast) que vocês possam ouvir. Ainda assim, penso que é um trabalho interessante, para nós mesmos, e para os nossos ouvintes.
O nome escolhido pela turma para o nosso cast foi “Rádio Biologia”. Já estão no ar sete episódios da série sobre biofísica. Outros episódios produzidos no âmbito da disciplina de Microbiologia e pelos estudantes do nosso curso de especialização em Ensino de Ciências serão em breve adicionados.
Hoje, que passamos da vergonhosa e trágica marca de mais de 300 mil mortes confirmadas por COVID, queremos lembrar da importância da educação e da ciência nessa luta em defesa da vida. Esperamos, e até acreditamos, estar dando alguma contribuição. Haveremos de vencer os vírus, inclusive o da ignorância.
Ouçam o podcast Rádio Biologia, estamos no Spotify, Anchor, Google Podcasts e outras plataformas. Por fim, compartilho com vocês a opinião de seus produtores, os estudantes, sobre as vantagens e dificuldades desse trabalho.
“Foi um desafio, mas, depois de feito bate um orgulho. Falar de ciência se torna cada dia mais essencial e trazer uma informação confiável em mundo povoado por fake news traz mais orgulho ainda.” - Davi Nascimento
“Produzir um podcast foi uma experiência boa, na qual a pessoa se sente mais leve para poder expressar melhor o conteúdo, por não mostrar o rosto ou ficar em frente a uma câmera, assim facilita realizar o trabalho e sem sentir vergonha/desconforto. A vantagem é que você pode preparar o material e acompanhar enquanto grava o áudio, e a edição não é complicada.” - Gerônimo Rodrigues
“Eu gostei muito de produzir o podcast, foi muito interessante apresentar conhecimento sobre determinado assunto com facilidade e agilidade. A criação do roteiro foi bem legal também, por que através dele falamos direto ao ponto, o que eu acho que é importante, pois atualmente as pessoas não têm muito tempo.” - Lussarina Oliveira
“Foi uma atividade com algumas dificuldades, como na criação do roteiro, na gravação dos áudios, na edição das falas, dos efeitos, enfim, um trabalho atípico. Mas ao passo que houve dificuldades, ao ver o resultado final foi gratificante e muito satisfatório. Com certeza a próxima não haverá tantas dificuldades e o resultado pode ser bem melhor, pois já dizia Aristóteles "é fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer". - Edson Holanda
“Achei bem interessante a ideia! Confesso que não tinha muita experiência e não era adepto ao uso de podcast, mas foi algo bem interessante elaborar um podcast. Para a criação não tive muito trabalho, e para editar os áudios foi um processo bem simples e intuitivo através do aplicativo disponibilizado pelo professor.” - Lucas Rodrigues
“Foi uma experiência muito boa, um pouco de insegurança por ser a primeira vez, mas com a prática acredito que melhore. É uma ferramenta muito boa.” - Karen Leite