Você está aqui: Página Inicial > Acaraú > Coleções > Eventos de Acaraú
conteúdo

Eventos de Acaraú

última modificação 30/01/2018 15h18

Universo IFCE 2023

última modificação 30/10/2023 12h03
Quando
25/09/2023 12h00 até 29/09/2023 21h00 (America/Fortaleza / UTC-300)
Onde
IFCE Campus Acaraú
Pessoa de contato
Coordenadoria de Pesquisa
Participantes
Alunos, docentes e técnicos administrativos do campus de Acaraú
Adicionar evento ao calendário
iCal

O IFCE Campus Acaraú promoveu nos dias 26, 27, 28 e 29 de setembro o UNIVERSO IFCE 2023, evento que reuniu professores, estudantes e a comunidade para a apresentação de atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pela instituição. O evento contou com apresentações culturais, palestras, mesas redondas, mostras científicas, feira de ciências, feira das profissões, minicursos, dentre outras atrações.

Arraiá Ecológico

última modificação 16/06/2023 10h25
Quando
07/06/2023
de 19h00 até 21h00
(America/Fortaleza / UTC-300)
Onde
Campus Acaraú
Adicionar evento ao calendário
iCal

campus de Acaraú do IFCE realizou, em 7 de junho, o Arraiá Ecológico, festa cultural que já faz parte do calendário de eventos da instituição. Neste ano, a data culminou com o encerramento da Semana do Meio Ambiente e, assim, a comissão organizadora do evento lançou o desafio para os participantes de trazer na temática a preocupação com o Meio Ambiente.

O evento contou com barracas de comidas típicas variadas, que foram avaliadas por uma comissão de jurados, que buscaram identificar aquela que melhor se alinhou à proposta do evento, o que gerou grande expectativa dos alunos. A animação ficou por conta do sanfoneiro Flávio Lima e Banda, que tocou muito forró. Também teve a escolha do rei e rainha do milho e concurso de forró, além da apresentação da Quadrilha Império Junino, do bairro acarauense de Morada Nova (campeã do Festival de Quadrilhas de Acaraú no ano passado) e quadrilha improvisada.

V Fórum de Assuntos Estudantis

última modificação 10/05/2023 11h02
Quando
09/05/2023 13h00 até 10/05/2023 21h00 (America/Fortaleza / UTC-300)
Onde
Campus Acaraú
Adicionar evento ao calendário
iCal

"Diversidade e inclusão: reflexões e perspectivas no contexto educacional": esse é o tema do V Fórum de Assuntos Estudantis, que está sendo realizado, nesta semana, no campus de Acaraú do IFCE. O fórum, que é organizado pela Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE), tem como objetivo ampliar as discussões sobre os programas e ações direcionadas à assistência estudantil do campus, com a participação efetiva da comunidade acadêmica, em especial dos estudantes.

Formatura - curso PEP

última modificação 10/05/2023 10h56
Quando
02/05/2023
de 10h00 até 11h00
(America/Fortaleza / UTC-300)
Onde
Campus Acaraú
Adicionar evento ao calendário
iCal

campus de Acaraú do IFCE realizou, em 2 de maio, a solenidade de certificação da quarta turma do curso de extensão de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Pescador Profissional Especializado (PEP), bem como de entrega das Cadernetas de Inscrição e Registro (CIR), da Marinha. Desde 2014, o campus apresenta um Acordo de Cooperação Técnica com o órgão marítimo, que o autoriza a ministrar este curso, destinado ao aperfeiçoamento profissional de Aquaviários Pescadores. Com duração de três meses e carga-horária de 375 horas, com aulas teórico-práticas, apresenta uma grade diversificada, que aborda, entre outros aspectos, segurança nas embarcações e no mar, equipamentos de proteção individual, Manuseio e Conservação do Pescado e primeiros socorros.

Solenidade de formatura e Colação de Grau

última modificação 10/03/2023 09h52
Quando
08/03/2023
de 19h00 até 21h00
(America/Fortaleza / UTC-300)
Onde
Campus Acaraú
Adicionar evento ao calendário
iCal

O campus de Acaraú do IFCE realizou, na noite de 8 de março, em seu auditório, mais uma Sessão Solene de Certificação dos Cursos Técnicos e de Colação de Grau dos cursos superiores. Em sessão presidida pelo diretor-geral, professor João Vicente, foram certificados novos técnicos em Aquicultura, Eventos, Meio Ambiente e Restaurante e Bar; além de ter sido feita a outorga de grau a novos licenciados em Ciências Biológicas e Física.

Ao momento, compareceram gestores, docentes e familiares dos formandos, que não escondiam a emoção pela conclusão de uma importante etapa em suas vidas. Emoção essa transparecida nos discursos emocionados dos oradores e na expressão do olhar de cada formando.

Esse é mais um importante momento na história do campus de Acaraú, que iniciou suas atividades há 12 anos e posiciona-se como ferramenta de desenvolvimento para a região do Baixo Acaraú.
Fazendo parte da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, este campus tem contribuído com o progresso e desenvolvimento regional.

Início das aulas da quarta turma do curso PEP

última modificação 10/02/2023 12h18
Quando
30/01/2023
de 08h00 até 12h00
(America/Fortaleza / UTC-300)
Onde
Campus Acaraú
Adicionar evento ao calendário
iCal

Foram iniciadas, em 30 de janeiro, as aulas da quarta turma do curso de extensão FIC de formação de Pescador Profissional Especializado (PEP), no campus de Acaraú do IFCE. O curso, ofertado pelo campus mediante Acordo de Cooperação Técnica com a Marinha do Brasil. O curso habilita o profissional a exercer a pesca profissional especializada - Nível de habilitação 3, para exercício das capacidades definidas nas Normas da Autoridade Marítima, a serem desempenhadas em embarcações de pesca em distintos tipos de navegação. O IFCE acarauense é o único da Rede Federal no estado do Ceará a ofertar tal formação. Neste primeiro dia de aula, foi feita uma apresentação institucional da Marinha e repassadas as principais instruções do curso com o Primeiro Sargento Cruz, que estava acompanhado pelo Marinheiro Hellery, ambos da Agência da Capitania dos Portos em Camocim.

Seminário de integração dos novos alunos

última modificação 10/02/2023 12h12
Quando
26/01/2023
de 08h00 até 09h00
(America/Fortaleza / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal

O campus de Acaraú do IFCE realizou, no dia 26 de janeiro, o Seminário de Integração aos alunos novatos dos cursos técnicos integrados em Aquicultura, Construção Naval e Pesca no semestre 2023.1, cujas aulas iniciam neste mês. O objetivo do evento é apresentar aos discentes recém-ingressos e seus responsáveis a instituição, com seus diversos setores e regulamentos, bem como as possibilidades que o IFCE proporciona ao desenvolvimento acadêmico dos seus alunos. A programação contou com palestra e apresentação de membros do corpo administrativo e docente da instituição.

Os alunos calouros dos cursos técnicos subsequentes e das licenciaturas, que iniciam o semestre 2022.2, também passaram por momento de integração conhecendo um pouco mais sobre os diversos setores da instituição, documentos e regulamentos, bem como direitos e deveres.

Encontro Pedagógico

última modificação 10/02/2023 12h07
Quando
24/02/2023 08h00 até 26/02/2023 17h00 (America/Fortaleza / UTC-300)
Onde
Campus Acaraú
Adicionar evento ao calendário
iCal

campus de Acaraú do Intituto Federal do Ceará (IFCE) realizou, entre os dias 24 e 26 de janeiro, mais uma edição do seu Encontro Pedagógico, que teve como temática "Pensando caminhos possíveis". O evento, que reuniu gestores, docentes e técnicos da instituição, para um momento de reflexão didático-pedagógica e de planejamento das atividades, ocorre antes do início do novo semestre, que se inicia no fim deste mês e reveste-se de grande momento de aperfeiçoamento e reciclagem, especialmente a docentes recém-ingressos na instituição.

O primeiro dia contou com momento de acolhida, seguido de palavra dos gestores da Casa e apresentação institucional da Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE), abordando-se suas atribuições e prestando-se orientações norteadoras quanto à merenda escolar, atividades de promoção à saúde, psicologia e assistência social. Logo após, foram refletidas sobre as medidas disciplinares e a avaliação formativa.

No segundo dia do evento, no período da manhã, foi ministrada palestra pela equipe do Departamento de Administração e Planejamento (DAP), que prestou orientações pertinentes à Política de Aquisição e Orçamento do campus. No período da tarde, o evento contou com duas oficinas, ofertadas de forma optativa, conforme o interesse de cada docente, abordando as temáticas: "Pensando e fazendo o Ensino Médio Integrado", tendo como facilitadora Nórlia Nabuco (PROEN/IFCE); e "Produção de ítens avaliativos para a Educação Básica", que teve como facilitadora Erisvan Oliveira, técnica da Secretaria Municipal de Educação de Acaraú.

Esta edição do encontro pedagógico, que foi encerrado com atividades de planejamento docente com as coordenações de curso, tem como objetivo refletir sobre as temáticas que envolvem a prática pedagógica no âmbito escolar, tais como planejamento, metodologia, disciplina, avaliação e conteúdos curriculares.

Universo IFCE

última modificação 27/10/2022 11h36
Conhecimento em Expansão
Quando
10/10/2022 11h00 até 14/10/2022 21h00 (America/Fortaleza / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal

Teve início, na manhã de 10 de outubro, mais uma edição do Universo IFCE, no campus de Acaraú. O evento, que trancorre ao longo desta semana, reúne professores, estudantes e a comunidade para apresentação das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pela instituição. A programação conta com palestras, mesas redondas, mostras científicas, feira das profissões, minicursos, além de apresentações artístico-culturais.

Na abertura do evento, foi realizada apresentação musical dos alunos, seguida de exposição oral do grupo "Peixonautas", composto por discentes do curso técnico integrado em Aquicultura, selecionados para próxima etapa da Mostra Brasileira de Foguetes, que acontecerá, em novembro, no Rio de Janeiro. O evento contou com a palestra de abertura com o tema "IFCE como impulsionador do desenvolvimento regional", ministrada pelo reitor do Instituto, Wally Menezes. O momento contou com a presença da pró-reitora de pesquisa da instituição, professora Joélia Marques.

O primeiro dia do evento contou ainda com as atividades dos minicursos, com os mais variados temas em distintas áreas correlatas aos cursos da instituição.

No período da noite, a professora Rafaela Maia, coordenadora do Laboratório Ecomangue, ministrou palestra com o tema "Aproximando ensino, pesquisa e extensão: da escola para o Ecomangue e do Ecomangue para a escola". A docente abordou o projeto de extensão que promove ações de educação ambiental e palestras nas escolas da educação básica da região, promovendo ações de conscientização ambiental e de preservação do manguezal.

Em seguida, foi realizado o lançamento do Ecomangueando, software educativo para dispositivos móveis sobre manguezais, idealizado pelo Laboratório Ecomangue do campus e desenvolvido em parceria com o campus de Tianguá. Intitulado "Ecomangueando", o mesmo tem como objetivo ser mais uma ferramenta para educação ambiental sobre o manguezal, ecossistema predominante na região do Baixo Acaraú.

O evento se encerra nesta sexta-feira, 14 de outubro, com um balanço bastante positivo.

Solenidade de Formatura - 2021.2

última modificação 19/09/2022 10h22
Quando
31/08/2022
de 18h00 até 21h00
(America/Fortaleza / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal

O campus de Acaraú do IFCE realizou, na noite de 31 de agosto, mais uma solenidade de certificação dos cursos técnicos e colação de grau dos cursos superiores. Na ocasião, foram certificados novos técnicos em eventos, meio ambiente e pesca, além de realizada a outorga de grau de licenciados em física e em ciências biológicas.  A sessão solene de formatura foi presidida pelo diretor-geral do campus, professor João Vicente Mendes Santana e contou com gestores, coordenadores de curso, docentes, técnicos administrativos e familiares dos formandos. Era nítida a expressão de emoção no rosto dos formandos após essa importante etapa conquistada em suas vidas.

Seminário de Integração

última modificação 05/08/2022 09h50
Quando
02/08/2022 08h00 até 03/08/2022 17h00 (America/Fortaleza / UTC-300)
Onde
Campus Acaraú
Participantes
Alunos calouros
Adicionar evento ao calendário
iCal

Promover um momento de acolhida dos estudantes calouros dos cursos técnicos e superiores do campus de Acaraú do IFCE ingressantes no semestre 2022.1. Esse foi o objetivo do Seminário de Integração, realizado nos dias 2 e 3 de agosto. Trata-se de um momento de recepção e integração dos calouros, apresentando-lhes os setores e o funcionamento da unidade referente aos pilares do Ensino, Pesquisa e Extensão.

No seminário, os alunos contaram com as boas-vindas do grupo gestor, ambientaram-se com as normas e procedimentos que deverão permear sua vida acadêmica, também ficaram a par acerca dos programas de bolsas, auxílios e estágios, bem como aprofundaram-se sobre seus direitos e deveres enquanto discentes, mediante a abordagem normativa embasada em documentos como o Regulamento de Organização Didática (ROD). Os novos discentes ainda se ambientaram com as propostas e metodologias de trabalho de cada curso.

O evento contou com a organização do Departamento de Ensino e teve total apoio da Direção-Geral e já é programado em cada calendário acadêmico, sendo realizado a cada início de semestre.

Encontro Pedagógico

última modificação 30/07/2022 12h45
Quando
25/07/2022 08h00 até 27/07/2022 17h00 (America/Fortaleza / UTC-300)
Onde
Campus Acaraú
Pessoa de contato
Departamento de Ensino
Adicionar evento ao calendário
iCal

campus de Acaraú do IFCE realizou, entre os dias 25 e 27 de julho, mais uma edição do Encontro Pedagógico, relativo ao semestre 2022.1. Sob a organização da Coordenação Técnico Pedagógica (CTP), Departamento de Ensino (DE) e Coordenação de Assuntos Estudantil (CAE). O evento reuniu professores, técnicos em assuntos educacionais e gestores, refletindo temáticas que envolvem a prática pedagógica no âmbito acadêmico, incluindo planejamento, metodologia, disciplina, avaliação e conteúdos curriculares. O tema que serviu de base para reflexão foi "Pensando o ensino e suas intersecções".

No primeiro dia, o encontro contou com palestra que teve como tema "Saúde Mental: uma abordagem prática", com a psicóloga Débora Carvalho, da pasta da Saúde do Município de Acaraú; foi feita uma apresentação dos novos servidores técnico-administrativos e docentes vinculados ao Ensino; a Extensão abordou-se os desafios da Incubadora de Empresas, com a gerente, professora Elisângela Sousa.

No segundo dia, por sua vez, prestou-se orientações da Coordenadoria Técnico-Pedagógica e abordou-se a situação orçamentária do campus; houve palestra com o tema "Ética na Pesquisa", com o professor Jefté da Silva, docente do campus de Umirim e da técnica da Reitoria responsável pelo CEPE , que integram o Conselho de Ética na Pesquisa do Instituto; prestaram-se orientações para o semestre 2022.1, elencou-se algumas mudanças no Regulamento de Organização Didática (ROD). Também foi ministrada palestra sobre "Educação inclusiva: para além das constatações", com a professora Luciene de Sousa, coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – NAPNE, do campus de Caucaia. Ainda se analisou os indicadores de matrícula, evasão e retenção para o traçar de estratégias sob a condição da professora Fabiana Carvalho chefe do Departamento de Ensino.

No terceiro dia do evento foi traçado planejamento por parte das Coordenações de Curso junto aos docentes para o início das aulas dia 2 de agosto.

I Inter IFCE

última modificação 29/06/2022 11h52
Quando
27/06/2022 08h00 até 28/06/2022 12h00 (America/Fortaleza / UTC-300)
Onde
Campus Acaraú
Pessoa de contato
Professora Juliana Martins - Educação Física
Adicionar evento ao calendário
iCal

Nos dias 27 e 28 de julho, o setor de Educação Física e Esportes, do campus de Acaraú do IFCE, realizou um evento esportivo que movimentou alunos e servidores, o I Inter IFCE.

Nesses dois dias, os alunos competiram nas modalidades de voleibol de areia (duplas e quartetos) e tênis de mesa, além de disputa de carimba. O evento também contou com um amistoso de tênis de mesa entre os servidores.

Conforme a responsável pelo setor e articuladora do evento, professora Juliana Martins, os jogos foram marcados "pelo trabalho em equipe, a torcida dos colegas de sala e a contribuição de servidores para que tudo transcorresse perfeitamente", frisou.

Arraial Junino

última modificação 24/06/2022 11h37
Quando
15/06/2022
de 18h00 até 21h00
(America/Fortaleza / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal

Em 15 de junho, o campus de Acaraú do IFCE realizou o X Arraial Junino, reunindo comunidade acadêmica e grande público nas dependências do campus, com muita música, dança e animação. O evento já é bastante aguardado na Instituição e resgata uma grande tradição nordestina, que integra a cultura popular, além de ser um momento de confraternização e lazer.

A noite cultural contou com apresentação da quadrilha "Império Junino", do bairro de Morada Nova, na sede de Acaraú, que abriu o evento trazendo alegria, cultura e muita dança. A quadrilha, que foi campeã por cinco vezes em festivais municipais, é puxada pelo Coreógrafo e projetista Alexandre Bill. Neste ano de 2022, o grande tema é "A fé que nos une é a fé que nos move!" e traz homenagens à Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, com apresentação que envolve danças, coreografias e teatro.

O cantor João Neto, da cidade de Jijoca de Jericoacoara, animou o público com muito forró. Na ocasião, foi realizado um concurso de dança, ganhando o casal Jordan e Ana Rita. O concurso teve como jurados os professores Alex Samir e Juarez Barroso, e a Chefe do Departamento de Ensino, Fabiana Carvalho. "A dança foi contagiante, contando lógico com a ajuda do público, que teve quesito garantido na pontuação dos avaliadores", destacou a professora Elisângela Sousa, uma das organizadoras do evento.

Professora Liliane Domingos conduziu a quadrilha improvisada em plena animação, que contou com a participação de alunos, servidores e público, para depois ter mais forró até a festa acabar.

O evento foi realizado no estacionamento do campus e contou com algumas barracas de comidas típicas. A organização do cardápio e venda ficou por conta dos alunos dos cursos técnicos e superiores do campus. Além disso, o grupo IFCe'Arte promoveu a tradicional pescaria, com premiação de brindes aos participantes.

Semana do Meio Ambiente

última modificação 15/06/2022 11h32
Quando
07/06/2022 08h00 até 09/06/2022 18h00 (America/Fortaleza / UTC-300)
Pessoa de contato
Coordenação do curso Técnico em Meio Ambiente
Adicionar evento ao calendário
iCal

campus de Acaraú realizou, no período de 7 a 9 de junho, mais uma edição da Semana do Meio Ambiente, em alusão ao dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. O evento, organizado pelo curso Técnico em Meio Ambiente, contou com palestras, mesas redondas, minicursos e ações de educação ambiental, e reuniu em torno de 200 participantes.

As palestras versaram sobre a situação e perspectivas sobre o Parque Nacional de Jericoacoara; energias renováveis e saneamento básico no Baixo Acaraú; e impactos e perspectivas no uso dos recursos hídricos da Bacia do rio Acaraú.

O evento contou com mesas redondas que abordaram o licenciamento ambiental atual e perspectivas sobre a nova lei do licenciamento no Brasil; e potenciais impactos da espécie do peixe-leão sobre os ecossistemas costeiros do litoral norte cearense.

A semana teve ainda minicursos sobre programação para ciências ambientais, produção de sabão ecológico, educação ambiental, boas práticas em laboratórios da área ambiental, levantamento e monitoramento de fauna e portabilidade de água para consumo humano.

Além de docentes da área ambiental dos cursos do campus de Acaraú, o evento contou com inúmeros convidados de Instituições parceiras, como o ICMBio, complexos eólicos, CAGECE, Secretaria do Meio Ambiente de Acaraú, Costa Negra Licenciamento Ambiental, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Acaraú, IBAMA e Labomar/UFC.

Solenidade de certificação dos cursos técnicos

última modificação 13/05/2022 11h27
Quando
11/05/2022
de 18h00 até 20h00
(America/Fortaleza / UTC-300)
Onde
Campus Acaraú
Adicionar evento ao calendário
iCal

campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE) realizou, na noite de 11 de maio, no auditório, a solenidade de certificação dos cursos técnicos dos semestres de 2019.2 a 2021.1. Ao todo, 26 formandos dos cursos técnicos em Aquicultura, Construção Naval, Eventos, Meio Ambiente, Pesca e Restaurante e Bar, foram certificados em sessão solene presidida pelo diretor-geral do campus, professor João Vicente Mendes Santana. As formaturas dos cursos técnicos estavam suspensas, por ocasião da pandemia da Covid-19 e, após estabilização , voltam a ser realizadas.

Evento de encerramento da edição 2020 do Pibid

última modificação 11/04/2022 11h46
Quando
01/03/2022
de 10h00 até 12h00
(America/Fortaleza / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal

campus de Acaraú realizou, em 31 de março, a solenidade de encerramento das atividades da edição 2020 do Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) - Núcleo Biologia. Ao todo, esta edição do programa contou com 30 alunos participantes, sendo 24 bolsistas da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e 6 voluntários. O evento foi realizado no Hotel Acaraú Riviera, próximo ao Instituto.

As atividades do programa foram realizadas nas seguintes escolas estaduais: EEMTI Maria Alice Ramos Gomes (Acaraú), EEMTI Valdo de Vasconcelos Rios (Itarema) e EEMTI São Francisco da Cruz (Cruz). O programa contou em cada escola com o apoio de supervisores, que são docentes integrantes do quadro de pessoal das unidades.

O programa oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o Pibid faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.

A intenção do programa é unir as secretarias de educação e as universidades públicas, a favor da melhoria do ensino nas escolas públicas em que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) esteja abaixo da média nacional, de 4,4. Entre as propostas do Pibid está o incentivo à carreira do magistério nas áreas da educação básica com maior carência de professores com formação específica: ciência e matemática de quinta a oitava séries do ensino fundamental e física, química, biologia e matemática para o ensino médio.

Colação de Grau remota

última modificação 11/03/2022 11h11
Quando
10/03/2022
de 15h00 até 16h00
(America/Fortaleza / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal

campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE) realizou, em 10 de março, a solenidade de Colação de Grau remota por videoconferência da turma do semestre 2021.1 do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.

Em seu discurso, o concluinte Francisco Bruno de Sousa, que não escondia a emoção pela conquista do diploma do curso superior, ressaltou os inúmeros desafios superados ao longo de sua formação. "Desafios aos quais podemos nos referir como degrau, pois cada um deles foi fundamental para que pudéssemos crescer nas dimensões acadêmica, profissional e pessoal", destacou.

Em seu pronunciamento, a Chefe do Departamento de Ensino do campus, professora Fabiana Morais de Carvalho, destacou a importância do momento. "Hoje vocês fecham um ciclo no Instituto Federal e abrem outros ciclos importantes que virão na vida de cada um de vocês. Enquanto professora da Instituição, sinto-me orgulhosa por acolhê-los enquanto colegas de profissão. Assim, parabenizo vocês e a todos, meus votos de muito sucesso!", disse.

O diretor-geral do campus de Acaraú, professor João Vicente, que presidiu a sessão solene e concedeu a outorga de grau, ressaltou a importância do momento na vida dos formandos. "Agora, vocês passam a ser profissionais, após a superação das dificuldades, conseguindo chegar a este momento de esperança e otimismo. A partir daqui, passam a ser professores, uma das profissões mais fundamentais que forma outros profissionais. É uma grande responsabilidade", relatou.

A Colação de Grau remota atende à Resolução nº 12, de 21 de fevereiro de 2022, do Conselho Superior do IFCE, em razão de mudanças na legislação que trata sobre os protocolos de biossegurança para o enfrentamento da Covid-19.

Seminários de Integração

última modificação 02/02/2022 10h14
Quando
26/02/2022 08h00 até 28/02/2022 20h00 (America/Fortaleza / UTC-300)
Onde
Campus Acaraú
Pessoa de contato
Departamento de Ensino
Adicionar evento ao calendário
iCal

campus de Acaraú do IFCE realizou, na manhã desta quarta-feira, 26 de janeiro, o Seminário de Integração dos alunos ingressantes no Ensino Médio integrado à educação profissional para o semestre 2022. Inicialmente, a instituição irá ofertar os cursos técnicos integrados em Construção Naval e Aquicultura.

Na ocasião, os alunos e responsáveis conheceram a missão, visão de futuro e valores do Instituto Federal, além da metodologia, rotina de estudo, bem como seus direitos e deveres. Os alunos também foram ambientados a alguns setores indispensáveis à sua vida estudantil como a Coordenadoria de Controle Acadêmico CCA), a biblioteca, a Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE) e as coordenações de curso. Todos os alunos receberam no evento fardamento, tablet, mochila, squeeze, boné, planner, caneta e máscaras.

Os discentes também ficaram por dentro de dispositivos legais, como o ROD (Regulamento da Organização Didática), documento legal, aprovado pelo Conselho Superior do IFCE, que tem por finalidade reger os processos didáticos e pedagógicos de todos os cursos ofertados pela instituição.

Também foram abordados os cuidados de rotina, especialmente relacionados aos protocolos sanitários de prevenção à proliferação da Covid-19, que inclui a obrigatoriedade do uso de máscaras, o distanciamento social e a higienização contínua das mãos.

Além disso, os alunos calouros dos cursos técnicos subsequentes e superiores do campus também participaram de um seminário de integração, em que foram ambientados ao cotidiano da unidade e aspectos importantes pertinentes à trajetória acadêmica. 

XXIII Encontro Pedagógico

última modificação 02/02/2022 10h08
Quando
24/01/2022 13h00 até 25/01/2022 08h00 (America/Fortaleza / UTC-300)
Onde
Campus Acaraú
Pessoa de contato
Departamento de Ensino
Adicionar evento ao calendário
iCal

Iniciando as atividades do semestre letivo 2021.2/2022, o campus de Acaraú do IFCE realizou, nos dias 24 e 25 de janeiro, o XXIII Encontro Pedagógico. O evento, realizado de forma remota, em virtude da pandemia, reuniu gestores, técnicos e docentes da instituição, para um momento de reflexão didático-pedagógica e de planejamento das atividades. O evento teve como tema "Reflexões e diálogos sobre o retorno presencial".

O encontro contou com um balanço de ações realizadas pelas Coordenadorias de Pesquisa e de Extensão, orientações para o novo semestre, foram repassadas informações acerca dos protocolos sanitários e de prevenção à proliferação da Covid-19, além de informes e metodologias de trabalho por parte da Coordenação Técnico Pedagógica.

O evento contou ainda com palestra sobre "Saúde mental do trabalhador no retorno às atividades presenciais", com a professora Valéria Morais, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); a palestra "Pedagogia de projetos: reflexões", com o professor Fernando Nunes, da Casa; e a palestra "Pensando o lugar da avaliação diagnóstica no retorno às atividades presenciais", com a professora Nórlia Nabuco, da Pró-Reitoria de Ensino do IFCE (Proen).

Evento de Comemoração dos 10 anos do Curso de C. Biológicas

última modificação 25/10/2021 08h59
Quando
13/10/2021 08h00 até 15/10/2021 21h00 (America/Fortaleza / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal

Em comemoração aos 10 anos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, do campus de Acaraú do IFCE, foi realizado um evento on-line que contou com palestras, mesas-redondas e debates com docentes, discentes e egressos, além de minicursos e oficinas de aperfeiçoamento na área. 

A programação contou ainda com quesito cultural, com concurso de fotografia e de logomarca, com premiação aos melhores lugares.

O evento foi uma forma de dar mais visibilidade ainda ao curso do Instituto Federal em Acaraú e fazer um resgate histórico de seus destaques ao longo desta década de existência.

Semana de Integração da Pós de Meio Ambiente

última modificação 17/08/2021 21h23
Quando
17/08/2021 17h00 até 19/08/2021 21h00 (America/Fortaleza / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal
A Coordenação do curso de Especialização em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional do campus de Acaraú do IFCE realizará a Semana de Integração da Pós, com o tema "Restauração dos Ecossistemas em Tempos de Pandemia".
Evento on-line com certificado de participação!
📆Quando? 17 a 19 de agosto
🔖Inscrições abertas no site www.even3.com.br/siposmadifacarau2021
Assista às palestras no canal do YouTube 🖱️do campus:

Abertura IF Mais Empreendedor

última modificação 15/06/2021 16h40
Quando
14/06/2021
de 08h00 até 12h00
(America/Fortaleza / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal

Na última segunda-feira, 14 de junho, o campus de Acaraú do IFCE realizou a abertura oficial do projeto IF Mais Empreendedor para o setor de Bares e Restaurantes da região do Baixo Vale do Acaraú no Ceará. O projeto tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento econômico da região mencionada, especificamente em cinco pequenos empreendimentos no setor de bares e restaurantes, por meio da promoção de ações voltadas ao atendimento, apoio, orientação e remodelagem destes negócios que foram afetados negativamente pela Pandemia da Covid-19.

Aniversário do ECOMANGUE

última modificação 04/06/2021 22h30
Quando
05/06/2021
de 08h00 até 17h00
(America/Fortaleza / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal

O Laboratório de Ecologia de Manguezais - ECOMANGUE, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará - IFCE, comemora, neste sábado, 5 de junho, uma década de atividades. A data coincide com o Dia Internacional do Meio Ambiente.

O grupo, formado por docentes, bolsistas e voluntários da Instituição, tem realizado a produção de pesquisa científica aplicada, com publicação de inúmeros artigos científicos em revistas especializadas, tem promovido ações de mutirão de limpeza e de plantio de mudas de áreas degradadas de manguezal na região do Baixo Acaraú, contribuindo para recuperação desse ecossistema.

Além disso, os membros do laboratório têm implementado o projeto ECOMANGUE em Ação, com trabalho de educação ambiental junto a ribeirinhos e alunos da Educação Básica da região, com o objetivo de conscientizar para a preservação do manguezal. Soma-se a isso a participação em inúmeras feiras e congressos, quando expõe-se o acervo de fauna e flora do rico bioma do manguezal, além da mostra de pôsteres e exposição oral em inúmeros eventos científicos no Instituto e em Instituições parceiras.

Desde o dia 30 de maio, um resgate histórico tem sido feito nas redes sociais do laboratório, foram produzidos vídeos-homenagem e também está programada live em comemoração on-line, mantendo os protocolos de segurança em época de pandemia.

O ECOMANGUE, registrado entre os grupos de pesquisa do Instituto, já tendo participado de inúmeros programas e ações de fomento de pesquisa, ainda integra a Rede Nacional de Manguezais e conta com o reconhecimento de seu trabalho a nível estadual e nacional.

Todo esse reconhecimento é fruto do intenso trabalho realizado pelos integrantes do laboratório. "Tudo isso só é possível pela grande parceria da Reitoria e da Diretoria-Geral e Departamento de Ensino e da atuação dos bolsistas e voluntários do nosso campus, que somam forças para o sucesso de nossas atividades", comemorou a professora Dra Rafaela Maia, Coordenadora do ECOMANGUE, que não esconde sua felicidade neste momento em que o laboratório chega a esse marco ao completar uma década de trabalho.

Colação de Grau

última modificação 01/06/2021 17h15
Quando
26/06/2021
de 15h00 até 17h00
(America/Fortaleza / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal

campus de Acaraú do IFCE realizou, em 26 de maio, sessão solene de colação de grau remota. A sessão ocorreu por videoconferência como medida preventiva protocolar de prevenção à proliferação do novo coronavírus. Na ocasião, foram formados novos licenciados em Física e em Ciências Biológicas. A solenidade foi presidida pelo Reitor do Instituto Federal do Ceará, Wally Menezes, e contou com o grupo gestor e docentes e técnicos da unidade, além da Secretária da Educação do Município, Eliane Maciel, e o vereador Gleison Rodrigues.

19 de Maio - Dia do Físico

última modificação 19/05/2021 21h14
Quando
19/05/2021
de 08h00 até 20h00
(America/Fortaleza / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal
Você sabe por que dia 19 de maio é o Dia do Físico?
A data foi escolhida porque 19/05 lembra 1905, o "Ano Miraculoso" em que Albert Einstein (1879-1955), um então desconhecido jovem de apenas 26 anos, publicou cinco artigos originais que sacudiram as bases da Física! O quinto desses artigos nos brinda com a mais famosa equação de toda a Física: E = m.c² (que ilustra o card desta postagem 😁).
Fonte: Blog Física na Veia (Uol)
Nossos
parabéns
a todos os físicos e a todas as físicas, especialmente aos (às) que compõem o IFCE.

18 de Maio - Maio Laranja

última modificação 19/05/2021 21h11
Quando
18/05/2021
de 08h00 até 21h00
(America/Fortaleza / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal

ORIGEM DO DIA 18 DE MAIO
No dia 18 de maio de 1973, em Vitória-ES, a menina Araceli Santos foi seqüestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada numa orgia de drogas e sexo. Seu corpo, que apareceu seis dias depois, foi desfigurado por ácido. Os agressores de Araceli ficaram impunes. Este fato divulgado pela mídia chocou toda a nação, ficando conhecido como "Caso Araceli".
Infelizmente, o "caso Araceli" foi apenas mais um, dentre tantos que acontecem em nosso dia-a-dia, manchando a sociedade brasileira, através desta cruel forma de violação de direitos e degradação da vida humana, especialmente da infância e adolescência. No Brasil, a problemática da violência sexual contra crianças e adolescentes tem se manifestado através do abuso intra e extra familiar e da exploração sexual comercial, tornando-se cada vez mais evidente.
Com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a sociedade para o enfrentamento dessa problemática, representantes de organizações governamentais e não-governamentais propuseram a criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Esse dia foi instituído em 2000, pela Lei Federal nº 9970/00. E, tendo sido esta Lei aprovada e sancionada, o movimento social em defesa dos direitos da criança e do adolescente, em conjunto com o governo federal, vem assumindo a organização de atividades e eventos de sensibilização e mobilização para promover esse dia como um marco de luta pelo fim da violência sexual contra crianças e adolescentes.
Nesta trajetória, algumas conquistas já foram alcançadas, sendo o Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes um forte exemplo destas conquistas. A implantação do referido Plano Nacional é uma realidade que vem sendo construída coletivamente com o governo e a sociedade civil, no âmbito dos estados e municípios.
Entretanto, ainda há muito por caminhar, e o "Dia Nacional de Luta contra a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes" deverá merecer um esforço de todos os atores protagônicos desta jornada, para que toda a sociedade brasileira possa despertar para o tema e tomar conhecimento das ações de enfrentamento, do ponto de vista político e operacional nos âmbitos local, nacional e internacional.
Fonte: MP - AP

1º de Maio - Dia do Trabalho

última modificação 01/05/2021 18h22
Quando
01/05/2021
de 08h00 até 21h00
(America/Fortaleza / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal

Desde o fim do século XIX, nos Estados Unidos da América, no Brasil e em vários outros países ocidentais, o dia 1º de maio é tido como o Dia do Trabalho ou o Dia do Trabalhador. Tal data foi escolhida em razão de uma onda de manifestações e conflitos violentos que se desencadeou a partir de uma greve geral. Essa greve paralisou os parques industriais da cidade de Chicago (EUA), no dia 1º de maio de 1886. Para compreendermos os motivos que levaram os trabalhadores a tal greve e o porquê da escolha desse dia como marco de memória, é necessário conhecer um pouco do contexto do período.

Leia também: Movimento Operário Brasileiro

Revolução Industrial e classe operária
Sabemos que, durante o século XVIII, ocorreu, em solo inglês, um dos acontecimentos mais importantes da história da humanidade: a Revolução Industrial. Da Inglaterra, o processo de industrialização alastrou-se, inicialmente, pela Europa e, depois, para outros continentes, como o americano. Uma das consequências mais patentes da Revolução Industrial foi a formação de grandes centros urbanos, fato que gerou, consequentemente, uma grande concentração de pessoas em seu entorno, sobretudo de operários, cujo trabalho nutria as indústrias.

A formação da classe operária demandou uma série de necessidades que nem sempre era efetivamente cumprida pela burguesia industrial. As horas trabalhadas eram, muitas vezes, excessivas e a relação entre empregado e empregador nem sempre era amistosa. Nesse contexto, surgiram os sindicatos e os movimentos de trabalhadores, orientados por ideologias de esquerda, como o anarquismo (anarcossindicalismo) e o comunismo.

Desde o fim do século XIX, nos Estados Unidos da América, no Brasil e em vários outros países ocidentais, o dia 1º de maio é tido como o Dia do Trabalho ou o Dia do Trabalhador. Tal data foi escolhida em razão de uma onda de manifestações e conflitos violentos que se desencadeou a partir de uma greve geral. Essa greve paralisou os parques industriais da cidade de Chicago (EUA), no dia 1º de maio de 1886. Para compreendermos os motivos que levaram os trabalhadores a tal greve e o porquê da escolha desse dia como marco de memória, é necessário conhecer um pouco do contexto do período.

Leia também: Movimento Operário Brasileiro

Revolução Industrial e classe operária
Sabemos que, durante o século XVIII, ocorreu, em solo inglês, um dos acontecimentos mais importantes da história da humanidade: a Revolução Industrial. Da Inglaterra, o processo de industrialização alastrou-se, inicialmente, pela Europa e, depois, para outros continentes, como o americano. Uma das consequências mais patentes da Revolução Industrial foi a formação de grandes centros urbanos, fato que gerou, consequentemente, uma grande concentração de pessoas em seu entorno, sobretudo de operários, cujo trabalho nutria as indústrias.

A formação da classe operária demandou uma série de necessidades que nem sempre era efetivamente cumprida pela burguesia industrial. As horas trabalhadas eram, muitas vezes, excessivas e a relação entre empregado e empregador nem sempre era amistosa. Nesse contexto, surgiram os sindicatos e os movimentos de trabalhadores, orientados por ideologias de esquerda, como o anarquismo (anarcossindicalismo) e o comunismo.

Greve geral em Chicago e o Dia do Trabalho
A principal forma de ação das organizações de trabalhadores com vistas à exigência de direitos era a greve. A greve geral tornou-se um instrumento de pressão frequentemente usado. Entretanto, às greves também se juntavam outras práticas, como a ação direta, que consistia em manifestações violentas. A greve geral de 1º de maio de 1886, em Chicago, resultou em forte repressão policial. Tal repressão estimulou ainda mais manifestações que transcorreram nos dias seguintes.

No dia 04 de maio, em uma manifestação na praça Haymarket, na cidade referida, uma bomba explodiu matando sete e ferindo dezenas de pessoas, entre policiais e manifestantes. A explosão de tal bomba provocou o revide dos policias com tiros sobre os manifestantes. Outras dezenas de pessoas morreram na mesma praça. Esse conjunto de eventos, desencadeados a parir de 1º de maio, tornou-se símbolo para as manifestações e lutas por direitos trabalhistas nas décadas seguintes em várias partes do mundo.

Leia também: Consolidação das leis trabalhistas na Era Vargas

Instituição do Dia do Trabalho no Brasil
No caso específico do Brasil, a menção ao dia 1º de maio começou já na década de 1890, quando a República já estava instituída e começava um processo acentuado do desenvolvimento da indústria brasileira. Nas duas primeiras décadas do século XX, começaram a formar-se os movimentos de trabalhadores organizados, sobretudo em São Paulo e no Rio de janeiro. Entre esses movimentos, também figuravam ideologias como o anarcossindicalismo, de matriz italiana, e o comunismo.

Em 1917, a cidade de São Paulo protagonizou uma das maiores greves gerais já registradas. A força que o movimento dos trabalhadores adquiriu era tamanha que, em 1924, o então presidente Arthur Bernardes acatou a sugestão que já ventilava em várias partes do mundo de reservar o dia 1º de maio como Dia do Trabalho no Brasil. Dessa forma, desde esse ano, o 1º de maio passou a ser feriado nacional. Na época do Estado Novo varguista, a data era deliberadamente usada para eventos de autopromoção do governo, com festas para os trabalhadores e muitos discursos demagógicos.

Por Me. Cláudio Fernandes

Fonte: Brasil Escola Uol

Dia Mundial da Educação

última modificação 28/04/2021 19h50
Quando
28/04/2021
de 08h00 até 23h00
(America/Fortaleza / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal

No dia 28 de abril comemora-se o Dia Mundial da Educação e, este ano, mais do que nunca, merece ser celebrado. A data, que foi estabelecida há 21 anos por líderes de 164 países durante o Fórum Mundial de Educação, simboliza o acordo entre essas nações diante do desenvolvimento da educação até 2030. O acordo procurava, sobretudo, encorajar a construção de uma sociedade mais justa através da educação e da participação da família. Coincidentemente, mais de duas décadas após essa data se firmar no calendário, a educação mundial vive um processo de reformação.

Faz um ano que o ensino digital à distância entrou nas casas (daqueles que possuem acesso à internet, vale ressaltar) e revelou os obstáculos dos métodos de aprendizagem e a desigualdade social no Brasil. A educação foi obrigada a se reinventar dentro de um curto espaço de tempo, impossibilitando a formação dos professores diante do novo normal imposto pelo sistema remoto e o apoio às famílias na hora de direcionar os alunos durante este processo.

Como ensinar sem estar debaixo do teto da escola, lugar onde os conflitos relevantes para a formação social e moral são resolvidos? Na batalha contra o inimigo invisível, os educadores serão lembrados como guerreiros valentes que encararam o desconhecido de forma corajosa e aprenderam usar as novas ferramentas, lutando contra os desafios digitais na busca da melhor maneira de ensinar e se relacionar com os alunos. As instituições de ensino mostram de uma vez por todas a sua importância na vida da população, e após 365 dias turbulentos, o espaço e o trabalho da equipe de educação finalmente está começando a ser reconhecido por famílias e autoridades.

21 de abril - Dia de Tiradentes

última modificação 21/04/2021 11h24
Quando
21/04/2021
de 08h00 até 23h00
(America/Fortaleza / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal

O Dia de Tiradentes é comemorado 21 de abril no Brasil desde 1965, pela Lei Nº 4.897.

Essa data é feriado nacional e faz homenagem a Tiradentes, considerado um herói nacional, mártir e Patrono da Nação Brasileira.

Com o objetivo de enfatizar a importância dessa figura multifacetada no desenvolvimento da história do Brasil, a data faz referência ao dia de sua morte, quando Tiradentes foi enforcado e esquartejado em 21 de abril de 1792.

Quem foi Tiradentes?
Joaquim José da Silva Xavier nasceu no dia 12 de novembro de 1746 em Minas Gerais, na cidade de Pombal (hoje chamada Tiradentes).

A alcunha “Tiradentes” estava relacionada a prática farmacêutica que na época os autorizava a fazer operações dentárias.

Tiradentes envolveu-se num dos movimentos revolucionários libertários do século XVIII que ocorriam na colônia daquela época. É preciso lembrar que houve outras rebeliões como a Revolta de Vila Rica ou a Conjuração Baiana.

A prisão e a morte de Tiradentes
Em 1788, Tiradentes envolveu-se no movimento revolucionário da Inconfidência Mineira contra a Coroa portuguesa. Foi preso em 10 de maio de 1789, no Rio de Janeiro, quando tentava captar apoio para sua causa.

Ficou preso durante três anos e foi o único do grupo dos Inconfidentes a ser condenado à forca. Foi enforcado e depois esquartejado, na praça da Lampadosa, no Rio de Janeiro, dia 21 de abril de 1792.

Inconfidência Mineira
A Inconfidência Mineira foi um movimento de cunho separatista e libertário, também chamado de "Conjuração Mineira", e buscava a emancipação da capitania de Minas Gerais em relação a Portugal.

Durante o século XVIII, os portugueses voltaram sua atenção para a região das Minas Gerais, na medida em que foram encontradas diversas minas de ouro e diamantes no local. Vem daí o nome do estado.

Minas Gerais tornou-se o grande atrativo para exploradores e conquistadores que se estabeleciam no local para tentar fortuna.

Por isso, a extração de ouro tornou-se a principal atividade econômica da Coroa Portuguesa durante o século XVII e XVIII. Além de explorar as minas, trabalhadores e escravos, cobravam-se altos impostos da colônia como o quinto, derrama e capitação.

Grande parte do ouro explorado era enviado para a Europa com a finalidade de enriquecer a Coroa. Os impostos abusivos deixavam a elite e a população cada vez mais descontentes com esta situação.

Fonte: portal Toda Matéria