Você está aqui: Página Inicial > Acaraú > Coleções > Eventos de Acaraú
conteúdo

Eventos de Acaraú

última modificação 30/01/2018 16h18

Evento de Comemoração dos 10 anos do Curso de C. Biológicas

última modificação 25/10/2021 08h59
Quando
13/10/2021 08h00 até 15/10/2021 21h00 (America/Fortaleza / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal

Em comemoração aos 10 anos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, do campus de Acaraú do IFCE, foi realizado um evento on-line que contou com palestras, mesas-redondas e debates com docentes, discentes e egressos, além de minicursos e oficinas de aperfeiçoamento na área. 

A programação contou ainda com quesito cultural, com concurso de fotografia e de logomarca, com premiação aos melhores lugares.

O evento foi uma forma de dar mais visibilidade ainda ao curso do Instituto Federal em Acaraú e fazer um resgate histórico de seus destaques ao longo desta década de existência.

Semana de Integração da Pós de Meio Ambiente

última modificação 17/08/2021 21h23
Quando
17/08/2021 17h00 até 19/08/2021 21h00 (America/Fortaleza / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal
A Coordenação do curso de Especialização em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional do campus de Acaraú do IFCE realizará a Semana de Integração da Pós, com o tema "Restauração dos Ecossistemas em Tempos de Pandemia".
Evento on-line com certificado de participação!
📆Quando? 17 a 19 de agosto
🔖Inscrições abertas no site www.even3.com.br/siposmadifacarau2021
Assista às palestras no canal do YouTube 🖱️do campus:

Abertura IF Mais Empreendedor

última modificação 15/06/2021 16h40
Quando
14/06/2021
de 08h00 até 12h00
(America/Fortaleza / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal

Na última segunda-feira, 14 de junho, o campus de Acaraú do IFCE realizou a abertura oficial do projeto IF Mais Empreendedor para o setor de Bares e Restaurantes da região do Baixo Vale do Acaraú no Ceará. O projeto tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento econômico da região mencionada, especificamente em cinco pequenos empreendimentos no setor de bares e restaurantes, por meio da promoção de ações voltadas ao atendimento, apoio, orientação e remodelagem destes negócios que foram afetados negativamente pela Pandemia da Covid-19.

Aniversário do ECOMANGUE

última modificação 04/06/2021 22h30
Quando
05/06/2021
de 08h00 até 17h00
(America/Fortaleza / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal

O Laboratório de Ecologia de Manguezais - ECOMANGUE, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará - IFCE, comemora, neste sábado, 5 de junho, uma década de atividades. A data coincide com o Dia Internacional do Meio Ambiente.

O grupo, formado por docentes, bolsistas e voluntários da Instituição, tem realizado a produção de pesquisa científica aplicada, com publicação de inúmeros artigos científicos em revistas especializadas, tem promovido ações de mutirão de limpeza e de plantio de mudas de áreas degradadas de manguezal na região do Baixo Acaraú, contribuindo para recuperação desse ecossistema.

Além disso, os membros do laboratório têm implementado o projeto ECOMANGUE em Ação, com trabalho de educação ambiental junto a ribeirinhos e alunos da Educação Básica da região, com o objetivo de conscientizar para a preservação do manguezal. Soma-se a isso a participação em inúmeras feiras e congressos, quando expõe-se o acervo de fauna e flora do rico bioma do manguezal, além da mostra de pôsteres e exposição oral em inúmeros eventos científicos no Instituto e em Instituições parceiras.

Desde o dia 30 de maio, um resgate histórico tem sido feito nas redes sociais do laboratório, foram produzidos vídeos-homenagem e também está programada live em comemoração on-line, mantendo os protocolos de segurança em época de pandemia.

O ECOMANGUE, registrado entre os grupos de pesquisa do Instituto, já tendo participado de inúmeros programas e ações de fomento de pesquisa, ainda integra a Rede Nacional de Manguezais e conta com o reconhecimento de seu trabalho a nível estadual e nacional.

Todo esse reconhecimento é fruto do intenso trabalho realizado pelos integrantes do laboratório. "Tudo isso só é possível pela grande parceria da Reitoria e da Diretoria-Geral e Departamento de Ensino e da atuação dos bolsistas e voluntários do nosso campus, que somam forças para o sucesso de nossas atividades", comemorou a professora Dra Rafaela Maia, Coordenadora do ECOMANGUE, que não esconde sua felicidade neste momento em que o laboratório chega a esse marco ao completar uma década de trabalho.

Colação de Grau

última modificação 01/06/2021 17h15
Quando
26/06/2021
de 15h00 até 17h00
(America/Fortaleza / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal

campus de Acaraú do IFCE realizou, em 26 de maio, sessão solene de colação de grau remota. A sessão ocorreu por videoconferência como medida preventiva protocolar de prevenção à proliferação do novo coronavírus. Na ocasião, foram formados novos licenciados em Física e em Ciências Biológicas. A solenidade foi presidida pelo Reitor do Instituto Federal do Ceará, Wally Menezes, e contou com o grupo gestor e docentes e técnicos da unidade, além da Secretária da Educação do Município, Eliane Maciel, e o vereador Gleison Rodrigues.

19 de Maio - Dia do Físico

última modificação 19/05/2021 21h14
Quando
19/05/2021
de 08h00 até 20h00
(America/Fortaleza / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal
Você sabe por que dia 19 de maio é o Dia do Físico?
A data foi escolhida porque 19/05 lembra 1905, o "Ano Miraculoso" em que Albert Einstein (1879-1955), um então desconhecido jovem de apenas 26 anos, publicou cinco artigos originais que sacudiram as bases da Física! O quinto desses artigos nos brinda com a mais famosa equação de toda a Física: E = m.c² (que ilustra o card desta postagem 😁).
Fonte: Blog Física na Veia (Uol)
Nossos
parabéns
a todos os físicos e a todas as físicas, especialmente aos (às) que compõem o IFCE.

18 de Maio - Maio Laranja

última modificação 19/05/2021 21h11
Quando
18/05/2021
de 08h00 até 21h00
(America/Fortaleza / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal

ORIGEM DO DIA 18 DE MAIO
No dia 18 de maio de 1973, em Vitória-ES, a menina Araceli Santos foi seqüestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada numa orgia de drogas e sexo. Seu corpo, que apareceu seis dias depois, foi desfigurado por ácido. Os agressores de Araceli ficaram impunes. Este fato divulgado pela mídia chocou toda a nação, ficando conhecido como "Caso Araceli".
Infelizmente, o "caso Araceli" foi apenas mais um, dentre tantos que acontecem em nosso dia-a-dia, manchando a sociedade brasileira, através desta cruel forma de violação de direitos e degradação da vida humana, especialmente da infância e adolescência. No Brasil, a problemática da violência sexual contra crianças e adolescentes tem se manifestado através do abuso intra e extra familiar e da exploração sexual comercial, tornando-se cada vez mais evidente.
Com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a sociedade para o enfrentamento dessa problemática, representantes de organizações governamentais e não-governamentais propuseram a criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Esse dia foi instituído em 2000, pela Lei Federal nº 9970/00. E, tendo sido esta Lei aprovada e sancionada, o movimento social em defesa dos direitos da criança e do adolescente, em conjunto com o governo federal, vem assumindo a organização de atividades e eventos de sensibilização e mobilização para promover esse dia como um marco de luta pelo fim da violência sexual contra crianças e adolescentes.
Nesta trajetória, algumas conquistas já foram alcançadas, sendo o Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes um forte exemplo destas conquistas. A implantação do referido Plano Nacional é uma realidade que vem sendo construída coletivamente com o governo e a sociedade civil, no âmbito dos estados e municípios.
Entretanto, ainda há muito por caminhar, e o "Dia Nacional de Luta contra a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes" deverá merecer um esforço de todos os atores protagônicos desta jornada, para que toda a sociedade brasileira possa despertar para o tema e tomar conhecimento das ações de enfrentamento, do ponto de vista político e operacional nos âmbitos local, nacional e internacional.
Fonte: MP - AP

1º de Maio - Dia do Trabalho

última modificação 01/05/2021 18h22
Quando
01/05/2021
de 08h00 até 21h00
(America/Fortaleza / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal

Desde o fim do século XIX, nos Estados Unidos da América, no Brasil e em vários outros países ocidentais, o dia 1º de maio é tido como o Dia do Trabalho ou o Dia do Trabalhador. Tal data foi escolhida em razão de uma onda de manifestações e conflitos violentos que se desencadeou a partir de uma greve geral. Essa greve paralisou os parques industriais da cidade de Chicago (EUA), no dia 1º de maio de 1886. Para compreendermos os motivos que levaram os trabalhadores a tal greve e o porquê da escolha desse dia como marco de memória, é necessário conhecer um pouco do contexto do período.

Leia também: Movimento Operário Brasileiro

Revolução Industrial e classe operária
Sabemos que, durante o século XVIII, ocorreu, em solo inglês, um dos acontecimentos mais importantes da história da humanidade: a Revolução Industrial. Da Inglaterra, o processo de industrialização alastrou-se, inicialmente, pela Europa e, depois, para outros continentes, como o americano. Uma das consequências mais patentes da Revolução Industrial foi a formação de grandes centros urbanos, fato que gerou, consequentemente, uma grande concentração de pessoas em seu entorno, sobretudo de operários, cujo trabalho nutria as indústrias.

A formação da classe operária demandou uma série de necessidades que nem sempre era efetivamente cumprida pela burguesia industrial. As horas trabalhadas eram, muitas vezes, excessivas e a relação entre empregado e empregador nem sempre era amistosa. Nesse contexto, surgiram os sindicatos e os movimentos de trabalhadores, orientados por ideologias de esquerda, como o anarquismo (anarcossindicalismo) e o comunismo.

Desde o fim do século XIX, nos Estados Unidos da América, no Brasil e em vários outros países ocidentais, o dia 1º de maio é tido como o Dia do Trabalho ou o Dia do Trabalhador. Tal data foi escolhida em razão de uma onda de manifestações e conflitos violentos que se desencadeou a partir de uma greve geral. Essa greve paralisou os parques industriais da cidade de Chicago (EUA), no dia 1º de maio de 1886. Para compreendermos os motivos que levaram os trabalhadores a tal greve e o porquê da escolha desse dia como marco de memória, é necessário conhecer um pouco do contexto do período.

Leia também: Movimento Operário Brasileiro

Revolução Industrial e classe operária
Sabemos que, durante o século XVIII, ocorreu, em solo inglês, um dos acontecimentos mais importantes da história da humanidade: a Revolução Industrial. Da Inglaterra, o processo de industrialização alastrou-se, inicialmente, pela Europa e, depois, para outros continentes, como o americano. Uma das consequências mais patentes da Revolução Industrial foi a formação de grandes centros urbanos, fato que gerou, consequentemente, uma grande concentração de pessoas em seu entorno, sobretudo de operários, cujo trabalho nutria as indústrias.

A formação da classe operária demandou uma série de necessidades que nem sempre era efetivamente cumprida pela burguesia industrial. As horas trabalhadas eram, muitas vezes, excessivas e a relação entre empregado e empregador nem sempre era amistosa. Nesse contexto, surgiram os sindicatos e os movimentos de trabalhadores, orientados por ideologias de esquerda, como o anarquismo (anarcossindicalismo) e o comunismo.

Greve geral em Chicago e o Dia do Trabalho
A principal forma de ação das organizações de trabalhadores com vistas à exigência de direitos era a greve. A greve geral tornou-se um instrumento de pressão frequentemente usado. Entretanto, às greves também se juntavam outras práticas, como a ação direta, que consistia em manifestações violentas. A greve geral de 1º de maio de 1886, em Chicago, resultou em forte repressão policial. Tal repressão estimulou ainda mais manifestações que transcorreram nos dias seguintes.

No dia 04 de maio, em uma manifestação na praça Haymarket, na cidade referida, uma bomba explodiu matando sete e ferindo dezenas de pessoas, entre policiais e manifestantes. A explosão de tal bomba provocou o revide dos policias com tiros sobre os manifestantes. Outras dezenas de pessoas morreram na mesma praça. Esse conjunto de eventos, desencadeados a parir de 1º de maio, tornou-se símbolo para as manifestações e lutas por direitos trabalhistas nas décadas seguintes em várias partes do mundo.

Leia também: Consolidação das leis trabalhistas na Era Vargas

Instituição do Dia do Trabalho no Brasil
No caso específico do Brasil, a menção ao dia 1º de maio começou já na década de 1890, quando a República já estava instituída e começava um processo acentuado do desenvolvimento da indústria brasileira. Nas duas primeiras décadas do século XX, começaram a formar-se os movimentos de trabalhadores organizados, sobretudo em São Paulo e no Rio de janeiro. Entre esses movimentos, também figuravam ideologias como o anarcossindicalismo, de matriz italiana, e o comunismo.

Em 1917, a cidade de São Paulo protagonizou uma das maiores greves gerais já registradas. A força que o movimento dos trabalhadores adquiriu era tamanha que, em 1924, o então presidente Arthur Bernardes acatou a sugestão que já ventilava em várias partes do mundo de reservar o dia 1º de maio como Dia do Trabalho no Brasil. Dessa forma, desde esse ano, o 1º de maio passou a ser feriado nacional. Na época do Estado Novo varguista, a data era deliberadamente usada para eventos de autopromoção do governo, com festas para os trabalhadores e muitos discursos demagógicos.

Por Me. Cláudio Fernandes

Fonte: Brasil Escola Uol

Dia Mundial da Educação

última modificação 28/04/2021 19h50
Quando
28/04/2021
de 08h00 até 23h00
(America/Fortaleza / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal

No dia 28 de abril comemora-se o Dia Mundial da Educação e, este ano, mais do que nunca, merece ser celebrado. A data, que foi estabelecida há 21 anos por líderes de 164 países durante o Fórum Mundial de Educação, simboliza o acordo entre essas nações diante do desenvolvimento da educação até 2030. O acordo procurava, sobretudo, encorajar a construção de uma sociedade mais justa através da educação e da participação da família. Coincidentemente, mais de duas décadas após essa data se firmar no calendário, a educação mundial vive um processo de reformação.

Faz um ano que o ensino digital à distância entrou nas casas (daqueles que possuem acesso à internet, vale ressaltar) e revelou os obstáculos dos métodos de aprendizagem e a desigualdade social no Brasil. A educação foi obrigada a se reinventar dentro de um curto espaço de tempo, impossibilitando a formação dos professores diante do novo normal imposto pelo sistema remoto e o apoio às famílias na hora de direcionar os alunos durante este processo.

Como ensinar sem estar debaixo do teto da escola, lugar onde os conflitos relevantes para a formação social e moral são resolvidos? Na batalha contra o inimigo invisível, os educadores serão lembrados como guerreiros valentes que encararam o desconhecido de forma corajosa e aprenderam usar as novas ferramentas, lutando contra os desafios digitais na busca da melhor maneira de ensinar e se relacionar com os alunos. As instituições de ensino mostram de uma vez por todas a sua importância na vida da população, e após 365 dias turbulentos, o espaço e o trabalho da equipe de educação finalmente está começando a ser reconhecido por famílias e autoridades.

21 de abril - Dia de Tiradentes

última modificação 21/04/2021 11h24
Quando
21/04/2021
de 08h00 até 23h00
(America/Fortaleza / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal

O Dia de Tiradentes é comemorado 21 de abril no Brasil desde 1965, pela Lei Nº 4.897.

Essa data é feriado nacional e faz homenagem a Tiradentes, considerado um herói nacional, mártir e Patrono da Nação Brasileira.

Com o objetivo de enfatizar a importância dessa figura multifacetada no desenvolvimento da história do Brasil, a data faz referência ao dia de sua morte, quando Tiradentes foi enforcado e esquartejado em 21 de abril de 1792.

Quem foi Tiradentes?
Joaquim José da Silva Xavier nasceu no dia 12 de novembro de 1746 em Minas Gerais, na cidade de Pombal (hoje chamada Tiradentes).

A alcunha “Tiradentes” estava relacionada a prática farmacêutica que na época os autorizava a fazer operações dentárias.

Tiradentes envolveu-se num dos movimentos revolucionários libertários do século XVIII que ocorriam na colônia daquela época. É preciso lembrar que houve outras rebeliões como a Revolta de Vila Rica ou a Conjuração Baiana.

A prisão e a morte de Tiradentes
Em 1788, Tiradentes envolveu-se no movimento revolucionário da Inconfidência Mineira contra a Coroa portuguesa. Foi preso em 10 de maio de 1789, no Rio de Janeiro, quando tentava captar apoio para sua causa.

Ficou preso durante três anos e foi o único do grupo dos Inconfidentes a ser condenado à forca. Foi enforcado e depois esquartejado, na praça da Lampadosa, no Rio de Janeiro, dia 21 de abril de 1792.

Inconfidência Mineira
A Inconfidência Mineira foi um movimento de cunho separatista e libertário, também chamado de "Conjuração Mineira", e buscava a emancipação da capitania de Minas Gerais em relação a Portugal.

Durante o século XVIII, os portugueses voltaram sua atenção para a região das Minas Gerais, na medida em que foram encontradas diversas minas de ouro e diamantes no local. Vem daí o nome do estado.

Minas Gerais tornou-se o grande atrativo para exploradores e conquistadores que se estabeleciam no local para tentar fortuna.

Por isso, a extração de ouro tornou-se a principal atividade econômica da Coroa Portuguesa durante o século XVII e XVIII. Além de explorar as minas, trabalhadores e escravos, cobravam-se altos impostos da colônia como o quinto, derrama e capitação.

Grande parte do ouro explorado era enviado para a Europa com a finalidade de enriquecer a Coroa. Os impostos abusivos deixavam a elite e a população cada vez mais descontentes com esta situação.

Fonte: portal Toda Matéria

Dia dos Povos Indígenas

última modificação 19/04/2021 17h03
Quando
19/04/2021
de 08h00 até 23h00
(America/Fortaleza / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal

Hoje, dia 19 de abril, muitas pessoas direcionam seus olhares para os povos indígenas, um dia que para os povos indígenas é visto como um dia de fortalecimento, fortalecimento da cultura, da nossa identidade e de nossas lutas.

Um dia para relembrar, relembrar as conquistas e os desafios. Um dia para aproveitarmos os olhares voltados para nós e contarmos a história, escrita por nós. Uma história de luta por respeito, por um lugar que não tente mudar nosso jeito de ser e por um lugar onde as pessoas cuidem da mãe natureza assim como um filho cuida da mãe.

Por isso aproveito este momento para dizer, que os povos indígenas vão continuar lutando, lutando contra o genocídio, preconceito e a exclusão, continuaremos lutando pela mãe terra, para que todos ainda possam ver uma árvore dar frutos, pelo nosso povo que teve seu sangue derramado nessas terras, para que a batida do tambor continue a soar acompanhando do som do maraca, tocando em plena harmonia com as vozes dos povos indígenas.

Um dia tentaram esconder e negar a nossa existência, onde para podermos viver era preciso calar se, agora para podermos continuar existindo, precisamos falar, então concluo dizendo a todos que mesmo que alguns tentem negar "O Ceará também é pintado de jenipapo e urucum".

(Texto da aluna do curso de Ciências Biológicas, Ariane Araújo, da comunidade indígena Tremembé de Varjota, localizada em Itarema-CE. Ariane também é integrante do Neabi - IFCE/ Campus Acaraú)

 

Live de apresentação dos gestores

última modificação 12/03/2021 22h24
Quando
11/03/2021
de 15h00 até 16h00
(America/Fortaleza / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal

Em 11 de março, foi realizada uma live de apresentação dos novos gestores do campus de Acaraú do IFCE, nomeados neste mês. Na live, transmitida pelo canal do YouTube do campus (Confira aqui), os gestores apresentaram-se e abordaram as suas principais propostas e perspectivas de seus setores. A apresentação aconteceu de forma remota, a exemplo do atual cotidiano acadêmico e laboral da Instituição, como medida preventiva à proliferação do novo coronavírus.

Colação de Grau remota - 2020.1

última modificação 22/02/2021 22h17
Quando
17/02/2021
de 16h00 até 18h00
(America/Fortaleza / UTC-300)
Onde
Videoconferência
Adicionar evento ao calendário
iCal

O campus de Acaraú do IFCE realizou, no final da tarde de 17 de fevereiro, mais uma solenidade de Colação de Grau especial remota, referente ao semestre 2020.1. A sessão solene, realizada por meio de videoconferência, foi presidida pelo diretor-geral da unidade, Manoel Paiva de Araújo Neto, e contou com transmissão ao vivo pelo YouTube. Presentes à sala virtual, além do diretor, a Chefe do Departamento de Ensino, Rosenete Martins, o coordenador de Controle Acadêmico, Geraldo Júnior, coordenadores de curso e o chefe de Gabinete, Alex Castro, além dos paraninfos de turma. Ao todo, o Instituto em Acaraú formou nove licenciados no curso de Ciências Biológicas e dois em Física.

Audiência Pública

última modificação 17/11/2020 22h30
Quando
03/11/2020
de 14h00 até 17h00
(America/Fortaleza / UTC-300)
Onde
Acaraú
Participantes
Gestores, docentes, técnicos e sociedade civil organizada
Adicionar evento ao calendário
iCal

O campus de Acaraú do IFCE realizou, em 3 de novembro, Audiência Pública remota onde se referendou os novos cursos a serem implantados na Instituição. A audiência, realizada por meio de videoconferência, como medida preventiva neste período de pandemia, foi presidida pelo diretor-geral da unidade, Manoel Paiva, e contou com  participação de representantes da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), da Chefe do Departamento de Ensino da unidade, Rosenete Martins, além do grupo gestor, docentes, técnicos administrativos, estudantes e egressos da Casa, bem como representantes de Instituições parceiras do Instituto.

Na audiência, foi referendada a implantação, na unidade, de cinco novos cursos técnicos e dois superiores:  técnicos integrados em Aquicultura, Construção Naval e Pesca; técnicos subsequentes em Administração e em Eletromecânica; além dos cursos superiores em Gestão de Turismo e Engenharia Ambiental. Na ocasião, foram apresentadas as informações básicas atinentes a cada curso, incluindo a pesquisa de mercado, a demanda local, justificativa, viabilidade, objetivo, público-alvo, duração, perfil do egresso e proposta básica de cada curso, entre outros aspectos importantes levantados no estudo de potencialidades. Na ocasião, foi aberto momento para os participantes tirarem suas dúvidas e apresentarem suas sugestões.

Formatura remota - Semestre 2019.2

última modificação 08/10/2020 11h16
Quando
30/09/2020
de 17h00 até 19h00
(America/Fortaleza / UTC-300)
Onde
Evento Remoto
Adicionar evento ao calendário
iCal

O campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE) realizou, na tarde de 30 de setembro, as sessões solenes, por videoconferência, da colação de grau e certificação de cursos técnicos da unidade. As solenidades remotas de formatura, transmitidas via YouTube, foram presididas pelo diretor-geral da Casa, Manoel Paiva, e contou com gestores, docentes e técnicos administrativos do campus. Ao todo, a unidade formou novos técnicos em Aquicultura, Eventos e Meio Ambiente, além de novas licenciadas em Ciências Biológicas.

Encontro Pedagógico

última modificação 17/08/2020 19h27
Quando
18/08/2020 08h00 até 19/08/2020 17h00 (America/Fortaleza / UTC-300)
Onde
Evento Remoto
Pessoa de contato
Departamento de Ensino
Participantes
Docentes e técnicos vinculados ao Departamento de Ensino
Adicionar evento ao calendário
iCal

O campus de Acaraú do IFCE promoverá, nos dias 18 e 19 de agosto, mais um Encontro Pedagógico, momento de reflexão pedagógica e de avaliação acadêmica, bem como de projeção ao novo semestre 2020.1, que se inicia. O encontro será realizado de forma remota, por videoconferência, e deverá reunir docentes e técnicos administrativos vinculados ao Departamento de Ensino, que promove o evento, que contará com palestras e mesas redondas, além de debates e esclarecimentos.

Formatura - 2019.2 (Remota)

última modificação 13/08/2020 22h40
Quando
12/08/2020
de 17h00 até 18h00
(America/Fortaleza / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal

O campus de Acaraú do IFCE realizou, no final da tarde da última quarta-feira, 12 de agosto, a Colação de Grau Especial por videoconferência dos concludentes dos cursos superiores referente ao segundo semestre de 2019 da unidade. Ao todo, foram formados 4 licenciados em Física e 1 licenciado em Ciências Biológicas. A sessão solene, transmitida de forma remota e presidida pelo Reitor do Instituto, Virgílio Araripe, contou com a participação do diretor-geral da unidade, Manoel Paiva, além de gestores e docentes, bem como familiares dos formandos.

III Secit

última modificação 09/12/2019 18h28
Quando
09/12/2019 18h00 até 13/12/2019 22h00 (America/Fortaleza / UTC-300)
Pessoa de contato
Coordenação de Pesquisa e Coordenação de Extensão
Site
Visite o site do evento
Adicionar evento ao calendário
iCal

O campus de Acaraú do IFCE é palco, de 9 a 13 de dezembro, da III Semana de Educação, Ciência e Inovação Tecnológica, que tem o objetivo de integrar os cursos em todas as esferas (Ensino, Pesquisa e Extensão), possibilitando à comunidade interna e externa o conhecimento e atualização nas diferentes áreas que envolvem os cursos técnicos e superiores do Campus, a partir da promoção e mini-cursos, oficinas, palestras, mesas redondas e apresentação de trabalhos científicos.
A unidade também contará, neste período, com a Semana de Iniciação Científica (Semic), com a apresentação de trabalhos dos bolsistas da Instituição, além do I Seminário de Extensão (Semex), com a apresentação dos programas e ações de fortalecimento do pilar da extensão.
O evento é aberto à comunidade externa.
Confira a programação, acessando: https://www.even3.com.br/secit3/

Formatura - Semestre 2019.1

última modificação 09/12/2019 17h05
Quando
20/11/2019
de 18h30 até 22h00
(America/Fortaleza / UTC-300)
Onde
Campus Acaraú
Adicionar evento ao calendário
iCal

O campus de Acaraú do IFCE realizou, na noite de 20 de novembro, a solenidade de conclusão de cursos técnicos e de colação de grau dos cursos superiores. Ao todo, foram diplomados novos técnicos em Aquicultura, Construção Naval, Eventos, Meio Ambiente (primeira turma formada), Pesca e Restaurante e Bar, além de terem sido graduados novos licenciados em Física e Ciências Biológicas. Ao ato solene, presidido pelo diretor-geral da unidade, Manoel Paiva, compareceram gestores, docentes e familiares dos concludentes, que não escondiam sua emoção pela conclusão de mais uma importante etapa em suas vidas.

O professor Amaurício Lopes, paraninfo de Ciências Biológicas, destacou a importância desse momento para toda a região, que "recebe esses profissionais de ponta formados nesta Instituição, que passaram uma ótima formação, então é uma satisfação muito grande neste momento tão relevante", disse.

Maria Daiane, graduada em Ciências Biológicas, ressaltou a superação de tantas dificuldades até a culminância com sua formatura. "Estou muitos feliz. Foram quatro anos e meio de muitas dificuldades, noites mal dormidas e hoje me sinto realizada, estou muito feliz", resumiu.

Para Gabriel Endrion, formado no curso de Física, restou o sentimento de gratidão a todos que o ajudaram na sua trajetória até a graduação. "Parafraseando Isaac Newton: 'Se chegamos mais longe, foi por estar de pé, sobre ombros de gigantes'. A nossos pais, nossos professores, nossos amigos e todos aqueles que nos ajudaram a vencer as dificuldades, nosso muito OBRIGADO!! Hoje podemos gritar: 'SOMOS FÍSICOS!'"

Para o professor Paulo Henrique, de Física, era empolgante presenciar a formatura de mais uma turma. "Eles estão em um momento grandioso e, uma vez que participei desse processo, me sinto orgulhoso e compartilho dessa grande alegria com todos eles", reforçou.

O caminho não foi fácil, mas os formandos não escondiam o brilho no olhar, o sorriso no rosto e a grande emoção. "A caminhada não foi fácil, houve lutas e dificuldades, mas hoje é um dia de festa e, como em toda festa, devemos agradecer ao principal responsável pela vitória, o nosso grandioso Deus. A vocês, pais, muito obrigada pela força que nos deram, obrigada pelos incentivos de cada dia. Aquilo que era um sonho hoje é mais um objetivo conquistado e que vocês , nossos familiares, contribuíram muito para esse nosso êxito", disse emocionada Maria Neísa, concludente do curso técnico em Eventos.

O diretor-geral do campus de Acaraú, Manoel Paiva, reforçou a importância do momento. "O momento de formatura é o apogeu de nossa Instituição, afinal nós trabalhamos incansavelmente para isso, toda nossa comunidade acadêmica, todos trabalhamos para formar cidadãos que possam dar um retorno à sociedade. Esse é um momento em que esses novos profissionais conquistam seus diplomas e passam a iniciar sua vida profissional", enfatizou.

O gestor, em seu discurso, referenciou a grande trajetória educacional da unidade, que em dezembro completa nove anos de atuação em Acaraú e tornou público a série de atividades que serão realizadas em comemoração aos dez anos do equipamento em 2020, com uma série de ações vinculadas ao Ensino, Pesquisa e Extensão.

I Seminário de Turismo e Estudos Interdisciplinares

última modificação 20/09/2019 11h26
Quando
18/09/2019
de 08h00 até 17h00
(Brazil/West / UTC-400)
Pessoa de contato
LABTEIC
Adicionar evento ao calendário
iCal

O campus de Acaraú do IFCE, por meio do Laboratório de Turismo e Estudos Interdisciplinares do Ceará - LABTEIC, promoveu, no dia 18 de setembro, o I Seminário sobre Turismo e Estudos Interdisciplinares. O evento contou com palestras, apresentações orais e de cases de sucesso, além do Fórum de Turismo do Litoral Extremo-Oeste do Ceará - FORTEXO.

A programação contou com uma palestra sobre "Turismo Adaptado", ministrada pelo professor Dr. Paulo Henrique Lima de Oliveira, Doutor em Geografia Humana pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e profissional com deficiência física. O evento contou com relatos de cases de sucesso sobre inovação no marketing turístico e atividades de recreação. Foi ainda apresentada a proposta e metodologia de trabalho do Laboratório LABTEIC e promovido um intenso debate com a realização do FORTEXO, que trouxe à tona a troca de experiências sobre o investimento turístico.

Conforme a professora Rosaline OLiveira, coordenadora do LABTEIC, o evento foi de grande importância para "se pensar o fortalecimento do Turismo na região Extremo-Oeste do litoral cearense, pensando a sustentabilidade do setor e proporcionando parcerias para pesquisas direcionadas ao segmento turístico e o desenvolvimento do setor", pontuou.

O evento contou com a presença de alunos e docentes dos cursos técnicos e das licenciaturas do campus de Acaraú, professores e discentes do Ensino Médio da Escola Profissional de Acaraú e Secretários de Turismo e técnicos da pasta dos Municípios que integram o FORTEXO.

I Seminário de Filosofia Africana

última modificação 13/09/2019 11h16
Quando
30/08/2019
de 08h00 até 22h00
(Brazil/West / UTC-400)
Pessoa de contato
Professor Angelo Oliveira, Pedagogo
Adicionar evento ao calendário
iCal

O campus de Acaraú do IFCE contou, no dia 30 de setembro de 2019, com o I Seminário de Filosofia Africana. O evento, que teve uma ampla programação técnico-científica e cultural, incluiu plantio de Baobá, oficinas de turbante e de capoeira, debates, palestra, lançamento de livro e apresentações artístico-culturais. O Seminário, atividade da disciplina de Estudos Sócio-Filosóficos da Educação e que contou com o apoio do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do campus,, teve por intuito mostrar as potencialidades da matiz africana na Filosofia e na cultura.

II Fórum de Assuntos Estudantis

última modificação 30/08/2019 11h30
Quando
28/08/2019 08h00 até 29/08/2019 22h00 (Brazil/West / UTC-400)
Onde
Campus Acaraú
Pessoa de contato
CAE
Participantes
Alunos e servidores
Adicionar evento ao calendário
iCal

E encerrou-se, na última quinta-feira, 29, após dois dias de intensas atividades, a segunda edição do Fórum de Assuntos Estudantis do campus de Acaraú do IFCE. O evento, organizado pela Coordenadoria de Assuntos Estudantis em articulação com o Departamento de Ensino, contou com uma ampla programação, que envolveu mesas-redondas, rodas de conversa, atividades dirigidas e discussão de grupos temáticos. A grande temática abordou a Permanência e Êxito dos alunos na Instituição

IX São Julhão

última modificação 11/07/2019 10h37
Quando
03/07/2019
de 19h00 até 21h00
(Brazil/West / UTC-400)
Onde
Campus Acaraú
Pessoa de contato
Alunos do curso Técnico em Eventos
Adicionar evento ao calendário
iCal

O campus de Acaraú do IFCE sediou, no dia 3 de julho, a nona edição do São Julhão, o Arraiá Junino, já tradicional no calendário de eventos da Instituição. Na programação, apresentação de quadrilhas locai, quadrilha improvisada, escolha do rei e rainha do São Julhão, além de brincadeiras e barracas de comidas típicas. O evento contou com grande participação de professores, técnicos administrativos, alunos, além da comunidade externa. A noite foi abrilhantada com a animação de Flavinho do Acordeón. A título das edições anteriores, o arraiá contou com recorde de público.

Cerimônia de Certificação e Colação de Grau - semestre 2018.2

última modificação 06/06/2019 17h03
Quando
05/06/2019
de 18h00 até 22h00
(Brazil/West / UTC-400)
Adicionar evento ao calendário
iCal

Mais uma vez o campus de Acaraú do IFCE cumprindo sua missão educacional de formar novos profissionais com excelência e qualidade. Na noite da última quarta-feira (5), a unidade do Instituto formou novos  técnicos em Aquicultura, Construção Naval, Eventos, Pesca e Restaurante e Bar, além de novos licenciados em Ciências Biológicas e em Física. As Sessões Solenes de Certificação e de Colação de Grau foram presididas pelo diretor-geral do campus, Manoel Paiva, e contou com gestores e servidores da Instituição, além dos familiares dos concludentes. Ao ato ainda se fez presente o Secretário de Assistência Social do Município, Expedito Mesquita, o vereador Joaquim Melo e o Chefe de Instrução do Tiro de Guerra de Acaraú, Primeiro-Sargento Gerson Khöler. O momento foi marcado por muita emoção e alegria dos formandos, que concluíram mais uma importante etapa em suas vidas.

A todos os formandos, nossos mais sinceros parabéns!!

Muito sucesso em suas vidas!

IFCE Business Week

última modificação 31/05/2019 09h31
Quando
29/05/2019
de 08h00 até 22h00
(Brazil/West / UTC-400)
Adicionar evento ao calendário
iCal

O campus de Acaraú do IFCE realizou, no dia 29 de maio, a segunda edição do IFCE Business Week - IBW, a Semana de Negócios do Instituto, promovida pela Rede de Incubadoras de Empresas da Instituição em articulação com a Pró-reitoria de Extensão e Coordenação de Extensão e Relações Empresariais da unidade.

O objetivo é desenvolver ideias de negócios que atendam a demanda do mercado, levando os estudantes a desenvolver o espírito empreendedor. Nesta edição, a grande temática abordada foi "Cidades inteligentes: o empreendedorismo modificando as realidades locais."

A programação contou com palestras ministradas por representantes do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae e empresários da região, maratona de negócios com premiação. "Nossos alunos propuseram ideias muito criativas para atender a demandas da região que visem ao desenvolvimento econômico local", frisou a gerente da incubadora de Acaraú, professora Amanda Conrado.

Segundo a professora Camila Franco, da área de Empreendedorismo da unidade acarauense, entre os pontos fortes do evento está o de "levar o corpo discente a ideias inovadoras e empreendedoras e que possam despertar seus potenciais, bem como atender a possíveis demandas de mercado", destacou.

Além de Acaraú, realizam a semana os seguintes campi que apresentam incubadoras de empresas: Maracanaú, Pecém, Quixadá, Juazeiro, Crato, Iguatu, Limoeiro, Tabuleiro, Guaramiranga, Baturité, Tianguá e Fortaleza. Os eventos são realizados entre 23 e 30 de maio.

 

Seminário de Integração

última modificação 23/05/2019 16h36
Quando
22/05/2019 08h00 até 23/05/2019 21h00 (Brazil/West / UTC-400)
Onde
Campus Acaraú
Adicionar evento ao calendário
iCal

O campus de Acaraú do IFCE promoveu, nos dias 22 e 23 de maio, o Seminário de Integração, direcionado aos alunos recém-ingressos na Instituição no semestre 2019.1. Trata-se de um momento de acolhida e integração dos calouros, apresentando-lhes os setores e o funcionamento da unidade referente aos pilares do Ensino, Pesquisa e Extensão.

No seminário, os alunos contaram com as boas-vindas do grupo gestor, ambientaram-se com as normas e procedimentos que deverão permear sua vida acadêmica, também ficaram a par acerca dos programas de bolsas, auxílios e estágios, bem como aprofundaram-se sobre seus direitos e deveres enquanto discentes, mediante a abordagem normativa embasada em documentos como o Regulamento de Organização Didática (ROD).

Os novos discentes ainda contaram com momento com os coordenadores de curso e professores, ambientando-se com a proposta, matriz, horários das aulas e metodologias.

XVI Encontro Pedagógico

última modificação 23/05/2019 16h34
Quando
20/05/2019 08h00 até 21/05/2019 17h00 (Brazil/West / UTC-400)
Onde
Campus Acaraú
Adicionar evento ao calendário
iCal

O campus de Acaraú foi palco, nos dias 20 e 21 de maio, do XVI Encontro Pedagógico que, nesta edição, trouxe como temática principal "Avaliar para transformar". O objetivo do evento, que reuniu docentes e gestores da Instituição, foi avaliar as ações desenvolvidas e verificar seu impacto na formação dos alunos. O encontro foi realizado antes do início das aulas do semestre 2019.1 que se deu nesta quarta-feira. O encontro ainda contou com a presença do Pró-reitor de Ensino do Instituto, Reuber Saraiva, bem como de Ana Cláudia Uchoa Araújo, Pedagoga do Departamento de Ensino Básico e Técnico da Instituição.

A programação foi bem diversificada e contou com atividades de autoconhecimento, palestras sobre inclusão escolar e Metodologias Ativas, debate sobre avaliação dos resultados do campus, explanação acerca da Incubadora de Empresas, oferta de cursos a distância e procedimentos metodológicos do cotidiano escolar, além de ambientação com o Sistema Acadêmico.  

II Swell da Pesca

última modificação 24/04/2019 17h06
Quando
22/04/2019 18h00 até 26/04/2019 20h00 (Brazil/West / UTC-400)
Onde
Campus Acaraú
Pessoa de contato
Professor Juarez, Coordenador do curso de Pesca
Adicionar evento ao calendário
iCal

E teve início, na noite da última segunda-feira (22), o II Swell da Pesca, evento técnico-científico que traz à tona a discussão de diversos temas voltados à área. Promovida por alunos e docentes do curso técnico em Pesca do campus de Acaraú, a iniciativa conta com diversas atividades até o dia 26, entre palestras, oficinas e mesas-redondas.

A programação foi aberta com palestra sobre o tema "Formação de Recursos Humanos para o Setor Pesqueiro: a necessidade de parcerias estratégicas", ministrada pelo responsável pelo Ensino Profissional-Marítimo do campus, professor João Vicente Mendes Santana.

 

Mesa-redonda sobre Turismo

última modificação 09/04/2019 08h38
Quando
09/04/2019
de 07h00 até 08h00
(Brazil/West / UTC-400)
Onde
Campus Acaraú
Pessoa de contato
LABTEIC
Adicionar evento ao calendário
iCal

O Laboratório de Turismo e Estudos Interdisciplinares do Ceará - LABTEIC, em parceria com os alunos da disciplina Cerimonial e Protocolo do curso Técnico em Eventos do campus de Acaraú do IFCE, está organizando uma mesa-redonda com o tema: "Estudos Interdisciplinares do Turismo". O evento será realizado nesta quarta-feira, 10 de abril, às 14h, no auditório da unidade.

 A mesa-redonda será composta pelas docentes do campus acarauense do Instituto, Elisângela Sousa, Ermelinda Lopes e Eveline Alexandre, mestres em gestão em negócios turísticos pela Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Esse será um momento em que pesquisadores e discentes pensarão alternativas para o fortalecimento do Turismo da região, que tem nesta área um de seus fortes. Acaraú inclusive está inserida na rota turística do Estado, vizinho a uma das praias mais procuradas em todo o mundo, Jericoacoara. O evento é aberto ao público externo.

Lançamento de Cartilha

última modificação 22/03/2019 10h58
Quando
27/03/2019
de 15h00 até 17h00
(Brazil/West / UTC-400)
Onde
Campus Acaraú
Pessoa de contato
Maria do Carmo - Assistente Social
Participantes
Alunos, servidores e convidados
Adicionar evento ao calendário
iCal

O campus de Acaraú do IFCE será palco do lançamento da Cartilha "Povo Tremembé e Remanescentes de Quilombo vivendo em Acaraú: Histórias de Luta por Direitos e Reconhecimento". O trabalho é fruto de projeto de extensão realizado nas comunidades indígenas e quilombolas da região do Baixo Vale do Acaraú e foi protagonizado por alunos e servidores da Instituição. O lançamento será realizado na quarta-feira (27/3), a partir das 15h, no auditório da unidade.