conteúdo

Convidados

última modificação 03/11/2020 21h33

Imagem da  professora Dra. Ana Elisa Ribeiro, com seu nome ao lado.

 

É Professora Titular e pesquisadora do Departamento de Linguagem e Tecnologia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), onde atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (mestrado e doutorado), no bacharelado em Letras (Tecnologias da Edição), em cursos de especialização e na educação profissional técnica de nível médio. É doutora em Linguística Aplicada (Linguagem e tecnologia) e mestre em Estudos Linguísticos (Cognição, linguagem e cultura) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde também se bacharelou e se licenciou em Letras/Português. É pós-doutora em Comunicação (PUC-Minas - 2009-2010), em Linguística Aplicada (Instituto de Estudos de Linguagem da Unicamp - 2011-2013) e em Estudos Literários (2015-2016, Pós-Lit UFMG). Lidera os grupos de pesquisa (CNPq) Escritas Profissionais e Processos de Edição e Mulheres na Edição. É escritora, autora de livros e publicações literárias individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Atualmente, lidera projeto de pesquisa sobre Mulheres Editoras no Brasil, com o apoio da Fapemig.

 

 

 

É professora efetiva de língua espanhola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) desde 2010, atuando no Curso de Licenciatura em Letras-Espanhol e no Ensino Médio Integrado do Campus Natal Central. É graduada em Letras - Português e Espanhol e mestre e doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará. Atualmente, é líder do Núcleo de Pesquisa em Ensino e Linguagens - NUPEL -, do IFRN, e tem experiência e interesse em pesquisas na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de línguas, crenças, ensino de Espanhol como língua estrangeira, ensino de leitura e uso do texto literário no ensino de línguas estrangeiras.

 

 

É graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1994). É Mestra em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1998) e Doutora em Filología Hispánica pela Universitat de Barcelona, onde defendeu em 2006 sua tese sobre Ensino da Literatura na Universidade. Atualmente, é professora de língua e literatura espanholas no Curso de Letras e de linguística aplicada no Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará, atuando em projetos sobre Letramento Literário. É líder do Grupo de Pesquisa Literatura: Estudo, Ensino e (Re) leitura do Mundo (GPLEER). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas (espanhol e literatura), atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino da literatura, formação de leitores, fomento à leitura, ensino de língua espanhola, trabalho com o texto literário no ensino de línguas e letramento literário. Realizou Estágio Pós-doutoral na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, junto ao Grupo de Pesquisa do Letramento Literário -GPELL/ do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita - CEALE (UFMG).

 

 

 

É graduado em Letras Portugues/Inglês pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e em Letras Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É mestre em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e especialista em Deficiência Mental e Auditiva pelo Instituto Batista de Ensino Superior de Alagoas (IBESA). Atualmente, atua como professor de Libras no Instituto Federal de Educação, Ciência e  Tecnologia de Alagoas, onde é coordenador do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE). Tem experiência na área de Letras e Educação com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de surdos, políticas educacionais, inclusão, educação, linguística, língua e texto

 

 

É graduada em Letras pela Universidade Federal de Campina Grande (2003). É  Mestre e Doutora em Linguística pela UFPB\PROLING e Pós-doutora em Ensino (UERN). Atualmente, é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Cajazeiras - PB, atuando nos ensinos Técnico e Tecnológico. É pesquisadora nas áreas de Semântica, Leitura e Linguística Aplicada e Ensino e líder do Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem de Línguas. Atuou, também, como supervisora de área do PIBID. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, com ênfase em produção textual, metodologia do trabalho científico, formação e ensino. Desenvolve pesquisas na área de Linguística Aplicada e Ensino, com ênfase no desenvolvimento da leitura e escrita, fundamentando-se em teorias semânticas, do texto e do discurso. Atua ainda como colaboradora nos cursos de pós-graduação da UERN. 

 

 

É graduado em Ciências Biológicas - Bacharelado (2014) e Licenciatura (2014) - pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É Mestre em Ecologia pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UFRN (2016) e especializa-se atualmente em Educação Inclusiva pelo IFRN.  É professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Ipanguaçu e tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Aquática. Desenvolve projetos nas áreas de Educação Inclusiva, Ensino de Ciências e Biologia, com ênfase interdisciplinar, e de Educação Ambiental e Análise Ambiental. Atua como coordenador do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do IFRN, Campus Ipanguaçu.

 

É graduado e pós-graduado em Ensino de Língua Inglesa e suas respectivas literaturas pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Foi bolsista FLTA da FULBRIGHT e atuou como TEACHING ASSISTANT no departamento de Latin American studies de Dickinson College, no estado da Pensilvânia, nos EUA. Atua desde 2010 na formação de professores nos cursos de Letras de universidades como a UERN e a UFRN, além de coordenar cursos livres de idiomas, como a FISK.  Atualmente, é professor com D.E. do Curso de Licenciatura em Letras Português/ Inglês do IFCE no campus TIANGUÁ. 

 

 

É graduada em Letras pelo Centro Universitário de Barra Mansa (2003), Mestre em Linguística Aplicada pela UNITAU-SP (2006) e Doutora em Linguística no Programa de Pós-graduação da UFRJ, sob orientação da Professora Drª Lílian Ferrari, na área de Linguística Cognitiva, bem como participante do Programa de Doutorado Sanduíche da Capes (PDSE/2016) na Case Western Reserve University, EUA, sob a coorientação da Professora Dr.ª Vera Tobin. Atualmente, é servidora federal, professora EBTT de Língua Inglesa no Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ). Ingressou na Rede Federal em 2017, no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - campus Camocim/Umirim, onde lecionou no Curso de Licenciatura em Letras e nos cursos técnicos integrados de Informática e Agropecuária. Trabalhou na PMVR no Ensino Fundamental e como professora de Língua Portuguesa na SEE-RJ no Ensino Médio por dez anos. Foi tutora a distância da disciplina de Redação Oficial do curso de Administração Pública a distância da UFF-RJ / CEDERJ por quatro anos. Trabalhou na Prefeitura Municipal de Piraí, com participação no Projeto ELL - Ensino de Inglês para crianças -  por oito anos. Tem experiência na área de Letras no Ensino Superior, em Línguas Estrangeiras Modernas(Inglês) e em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Inglês para crianças e adultos, Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas para o Ensino Médio, Histórias em Quadrinhos, Humor, Linguística, Linguística Cognitiva e Linguística Aplicada

 

 

É Doutora em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994), é Professora-Associada II do Departamento de Literatura e docente do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Ceará, do qual foi coordenadora-fundadora, tendo voltado a exercer o cargo de coordenadora do mencionado programa no período (2000-2002). Foi Diretora (fundadora) do Instituto de Cultura e Arte - ICA - da UFC (2003-2007) e Diretora da Casa de José de Alencar (2007-2008), ambos órgãos da UFC. Atua principalmente nas áreas Literatura e História; Literatura sobre Canudos; Obras de José de Alencar, Machado de Assis, Euclides da Cunha e Mario Vargas Llosa; Cidade de Fortaleza e Cultura e Arte. Atualmente, concluiu estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Minas Gerais, com Bolsa PDS/CNPq, sob supervisão do Dr. Wander Melo Miranda, com a pesquisa "O retrato do Conselheiro: as múltiplas faces do beato de Belo Monte".

 

 

 

É graduada e pós-graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). É professora de Língua Portuguesa do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e, atualmente, está lotada no campus  Itapipoca. Já atuou também nos campi Ubajara, (2016-2017) e Jaguaribe (2017-2019). Foi Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do campus Itapipoca de junho de 2019 ao início de março de 2020. Contribuiu no campus Baturité (2017) lecionando a disciplina de Literatura Brasileira II. Ministrou as cinco primeiras aulas inaugurais do Curso de Letras do IFCE (campus Umirim) e professora do Cursinho Extensivo pré-Enem do IFCE - campus Jaguaribe (2018), bem como Coordenadora e Professora do Cursinho Intensivo pré-Enem do IFCE- campus Itapipoca (2019-2). Atualmente, leciona Literatura no IFCE- campus Fortaleza - no Cursinho Extensivo Pré-ENEM. Possui vasta experiência na área de Ensino de Literatura, tendo lecionado por quase 17 anos em importantes cursinhos pré-vestibulares e em turmas terceiranistas do Ensino Médio de colégios da rede particular de ensino da cidade de Fortaleza. É membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB) - Seção Ceará desde 1999. É autora do romance intitulado "UM NOVO AMANHÃ" e partícipe de várias antologias literárias nos gêneros poema, conto e ensaio literário (tendo publicações referentes a Pedro Lyra, Horácio Dídimo, Ana Miranda, Angela Gutiérrez, Giselda Medeiros, Lima Barreto e Manuel Bandeira). Está prestes a publicar ensaio referente à poética de Hilda Hilst; entrevista com o Prof. Dr. Roberto Pontes e dois textos em homenagem ao poeta Horácio Dídimo (um poema e um miniconto).

 

 

É graduado em Letras Língua Portuguesa e Libras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e especialista em Libras pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Tem experiência na área de Letras com ênfase em Letras/Libras. Atuou como professor de Língua Brasileira de Sinais na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e no Instituto Cearense de Educação de Surdos (ICE). Foi instrutor de Libras do curso Ótimo de 2007 a 2014. Atualmente, é mestrando na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e professor de Libras no IFCE campus Tabuleiro do Norte.