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O QUE É A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL?

Assistência Estudantil é uma proposta do Estado para reduzir as desigualdades sociais e assegurar condições que contribuam para a melhoria da formação do aluno. Como Política, concretiza-se por meio de programas e projetos, benefícios sociais e acompanhamento do aluno.

OBJETIVOS

I – Ampliar as condições de permanência e apoio à formação, minimizando as desigualdades;
II – Contribuir para a redução da evasão e para a melhoria do desenvolvimento acadêmico e biopsicossocial do discente;
III – Colaborar para a conclusão do curso no tempo regular;
IV – Oportunizar aos discentes maior participação no mundo acadêmico;
V – Fomentar a inclusão social pela educação.

AÇÕES NORTEADORAS

I – Assistência Biopsicossocial;
II – Atenção à saúde;
III – Apoio à cultura e ao esporte;
IV – Auxílios: moradia, alimentação, transporte, mães e pais, óculos.

COMPOSIÇÃO DA EQUIPE

  • Assistente de alunos | Neomísia Maria Leal da Rocha | neomisia.rocha@ifce.edu.br

 

  • Serviço de Enfermagem (Enfermeira | Pérsia Regilda Maia Rebouças | persia.reboucas@ifce.edu.br)

A enfermagem auxilia no desenvolvimento de estratégias que possibilitem o autocuidado do indivíduo, família, grupos e comunidade. Inclui a assistência em saúde integral, por meio de atividades de promoção à saúde; prevenção e tratamento de doenças; vigilância em saúde; desenvolvimento de atividades educativas; consulta de enfermagem; encaminhamento para setores internos do IFCE e/ou para órgãos externos de promoção à saúde, de acordo com a demanda, bem como a atuação junto à comunidade.

Prática: Desenvolve ações voltadas à prevenção a doenças e promoção da saúde, tendo em vista as necessidades dos discentes como ser integral.

  • Serviço Social (Assistente Social | Milena Freitas Maurício | milena.freitas@ifce.edu.br)

A atuação do(a) assistente social na educação tem o compromisso de contribuir com a identificação e intervenção nos fatores sociais, culturais e econômicos que influenciam o processo de ensino aprendizagem, visando o acesso e a permanência dos/as estudantes nas instituições educacionais.

Prática: Atendimento social; orientação social; seleção de alunos para concessão de Auxílios Estudantis; planejamento e execução de atividades socioeducativas; participação no planejamento do orçamento da assistência estudantil; apoio a formação de entidades estudantis, dentre outras.

  • Serviço de Nutrição (Nutricionista | Beth Sebna da Silva Meneses | sebna.beth@ifce.edu.br)

Seu papel na educação fundamenta-se no propósito de dispor das melhores condições de alimentação, nutrição e saúde para a comunidade discente e que contribuam para assegurar o direito à alimentação saudável e adequada.

Prática: Planejar, elaborar e avaliar os cardápios, respeitando as referências nutricionais; Coordenar e executar os cálculos de valor nutritivo, rendimento e custo de refeições; Elaborar fichas técnicas das preparações; Propor e realizar ações de educação alimentar e nutricional para os discentes; Elaborar e implementar o Manual de Boas Práticas para serviço de alimentação dentro da UAN.

  • Serviço de Psicologia Escolar (Psicóloga | Verônica Gomes | veronica.gomes@ifce.edu.br)

O trabalho do psicólogo escolar visa otimizar o processo educativo, contribuindo com a permanência e o êxito estudantil, buscando abarcar  a integralidade dos sujeitos que participam da comunidade escolar.

Prática: escuta qualificada e orientações a alunos, professores, servidores, familiares de estudantes, objetivando a prevenção em saúde mental; atuação junto à equipe multidisciplinar quanto às dificuldades de aprendizagem e intervenções psicopedagógicas; orientação profissional; participação no planejamento de ações da Assistência Estudantil.