Auxílio-óculos
Informações gerais
O auxílio-óculos é uma ajuda financeira para que os estudantes, que apresentam alguma deficiência na visão, possam custear a aquisição das lentes e da armação, conforme prescrição médica-oftalmológica. O valor do auxílio-óculos é de até R$886,56.
O processo de requisição é todo feito pela internet, por meio Sistema Informatizado de Assistência Estudantil do IFCE (Sisae), sisae.ifce.edu.br.
Mas para pedir o auxílio-óculos é necessário separar os documentos. Vamos ensinar tudo direitinho. Leia com atenção os passos a seguir. Vamos detalhar todo o processo pra você.
1. CONSULTA E ORÇAMENTO
1º passo:
O estudante deve agendar uma consulta no médico oftalmologista. A partir da consulta, o médico irá fazer uma prescrição indicado a necessidade do estudante. A prescrição médica deve conter o nº de CRM do médico (geralmente consta no carimbo). Não é aceito prescrição de optometrista. A receita apresentada deve se de, no máximo, seis meses anteriores à data da solicitação.
CUSTEIO PARCIAL DA CONSULTA
O estudante pode receber um valor equivalente a até 30% do valor do orçamento do óculos para custear os custos com a consulta oftalmológica particular.
2º passo:
Com a prescrição médico-oftalmológica em mãos, o estudante deve visitar 3 diferentes óticas e solicitar um orçamento em cada umas delas. Para isso, deve imprimir 3 cópias do MODELO DE ORÇAMENTO PARA ÓTICAS (clique aqui) e pedir para o estabelecimento preencher, assinar e carimbar.
2. DOCUMENTAÇÃO DE RENDA DA FAMÍLIA
Com a prescrição médico-oftalmológica e os orçamentos em mãos, chegou a hora de organizar os documentos referentes à renda da sua família. Neste momento, você deve buscar saber quem são as pessoas maiores de 18 anos que moram na mesma casa com o estudante. Todas as pessoas maiores de 18 anos devem comprovar renda (veja a documentação necessário abaixo). Quem não tem renda ou vive de bico deve preencher o ANEXO I (disponível abaixo).
IMPORTANTE!
Se você, estudante, for maior de idade, também deve fazer a comprovação de renda, seja ela formal ou informal, ou de ausência de renda.
Como fazer a comprovação de renda?
São aceitos contracheques, extratos da conta bancária, declaração do imposto de renda ou cópia da carteira de trabalho (página de identificação e do contrato de trabalho).
E que não tem renda formal ou está desempregado?
No caso de ausência de renda ou de renda informal, deve-se imprimir e preencher o ANEXO I (Declaração da Situação de Ocupação e Renda do Grupo Familiar).
3. OUTROS DOCUMENTOS
Agora, é necessário providenciar outros documentos:
- Bolsa Família (apenas para os beneficiários do programa)
A sua família é beneficiária do Programa Bolsa Família? Se sim, separe um extrato (dos últimos três meses), no qual seja possível identificar o nome do beneficiário e o valor do benefício.
- Comprovante de endereço
Separe um conta de luz ou uma conta de água recente dos últimos três meses. Não precisa ser no nome do estudante.
- Conta bancária
Separe os dados da conta bancária em nome do estudante: número da agência e número da conta. São aceitas contas-correntes de qualquer instituição bancária do país e conta poupança da Caixa Econômica Federal. Se o estudante não tem conta bancária, o mesmo deve abrir.
- Menor de idade
Se o estudante for menor de idade, o responsável legal deve preencher um termo de responsabilidade pelas informações que serão colocadas no Sisae. Baixe o formulário ANEXO II (Declaração de responsabilidade das informações prestadas por estudante menor de 18 anos). O responsável deve preencher e assinar.
4. CHECK-LIST
Agora, você vai separar todos os documentos, escanear ou bater uma foto. Todos os documentos devem ser anexados no Sisae (sisae.ifce.edu.br), junto com o seu pedido. Preparamos uma listinha pra você checar se está com tudo em mãos, OK?!
✓ 3 orçamentos das óticas;
✓ 1 prescrição do médico;
✓ Comprovantes de renda formal de todos os familiares maiores de 18 anos (inclusive do próprio estudante se for maior de idade);
✓ Declaração da Situação de Ocupação e Renda do Grupo Familiar (ANEXO I) de todos os familiares maiores de 18 anos que têm renda informal ou estão desempregados (inclusive do próprio estudante se for maior de idade);
✓ Comprovante de residência;
✓ Comprovante do Bolsa Família (caso a família receba);
✓ Termo de responsabilidade, se o estudante for menor de idade (ANEXO II);
✓ Foto do cartão do banco, na qual tenha número da agência e da conta bancária (quando houver).
5. PEDIDO NO SISAE
Com todos os documentos em mãos, o estudante deve acessar sisae.ifce.edu.br, fazer o login, clicar em "Nova Inscrição", selecionar auxílio-óculos, preencher o formulário por completo e, depois, anexar os documentos.
Caso esteja acessando o Sisae pela primeira vez, acesse sisae.ifce.edu.br e clique em "É aluno e não tem cadastro" (veja este tutorial que ensina como fazer o primeiro acesso ao Sisae: https://youtu.be/QEhQtwjxgi4).
6. ANÁLISE DO PEDIDO
Com o pedido feito no Sisae, a Assistência Estudantil vai analisar todos os documentos. Uma entrevista pode ser feita com o estudante. Caso tudo esteja OK, o pedido é aprovado. A partir daí, o estudante pode ir à ótica que apresentou o preço mais barato e adquirir a armação e as lentes. Na data programada, o campus depositará o valor na conta bancária informada pelo estudante.
7. NOTA FISCAL E RECIBO DA CONSULTA PARTICULAR
Após adquiridos os óculos, o estudante deve apresentar, obrigatoriamente, por meio do Sisae, a nota fiscal de compra. A nota fiscal é a comprovação de que os óculos foram adquiridos.
CONSULTA COM O MÉDICO OFTALMOLOGISTA (PARTICULAR)
Se você pretende solicitar o custeio parcial da consulta com o médico oftalmologista, lembre-se de solicitar um recibo. No recibo, devem constar os dados do estudante. O mesmo deverá ser apresentado à Assistência Estudantil do campus.
8. DÚVIDAS E MAIS INFORMAÇÕES
Dúvidas e mais informações, entre em contato por e-mail: milena.freitas@ifce.edu.br