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Coordenadoria de Execução Orçamentária e Financeira

última modificação 28/04/2020 17h18
CEOF

Apresentação


 

A Coordenadoria de Execução Orçamentária e Financeira tem como objetivo assessorar o Diretor Geral no desenvolvimento e execução das políticas de planejamento da gestão do orçamento da instituição, bem como subsidiar, em conjunto com as demais Coordenadorias, a formulação do relatório de gestão anual. Além disso, é responsável pela execução do orçamento, elaboração de empenhos, liquidações e pagamentos do campus de Limoeiro do Norte. 

Aqui você encontrará informações pertinentes aos processos de pagamentos, os fluxogramas adotados e as normativas que regem os processos.

A Coordenadoria de Execução Orçamentária é composta atualmente por: 

 

Contabilidade do IFCE Campus Limoeiro do Norte no Facebook 

 

Atribuições


 

Compete a Coordenadoria de Execução Orçamentária:

  • Assessorar o Diretor Geral na implantação das políticas de planejamento e gestão do orçamento do campus;
  • Executar as atividades de natureza orçamentária e financeira, zelando pelo cumprimento da legislação em vigor; 
  • Definir, em conjunto com as Coordenadorias, as ações prioritárias do PDI para cada exercício;
  • Elaborar, em conjunto com as Coordenadorias e a Diretoria do campus, a proposta orçamentária anual; 
  • Emitir empenhos, Realizar a Liquidação e Pagamento de todas as despesas devidamente atestadas pelos fiscais de contrato quando se tratar de serviços pessoa jurídica ou física, e pela coordenação de almoxarifado e patrimônio quando se tratar de materiais de consumo e bens permanentes respectivamente;
  • Orientar os órgãos que compõem a estrutura organizacional do campus quanto ao cumprimento das políticas, legislações e procedimentos da execução do orçamento;
  • Acompanhar e avaliar, em conjunto com a Diretoria Geral a execução orçamentária;
  • Orientar as Coordenadorias na elaboração de Planos de Trabalho objetivando a captação de recursos extraorçamentários;
  • Acompanhar e avaliar a arrecadação própria do campus;
  • Monitorar a execução de Restos a Pagar conforme legislação vigente;
  • Executar normas, regulamentos e critérios propostos pela Pró-reitoria de Administração para a execução do orçamento com eficiência;
  • Participar da elaboração da proposta orçamentária do Campus Limoeiro do Norte;
  • Monitorar a execução do orçamento do IFCE Campus Limoeiro do Norte, através do Sistema de Administração Financeira do Governo Federal – SIAFI, elaborando relatórios sobre a execução orçamentária e financeira;
  • Auxiliar o Departamento de Administração na realização de estudos visando à melhor alocação de recursos orçamentários, propondo alternativas necessárias ao aperfeiçoamento contínuo dos serviços e modernização administrativa;
  • Realizar a retenção de tributos federais, estaduais e municipais conforme legislação em vigor, no momento do pagamento;
  • Controlar as disponibilidades financeiras por fonte e realizar os pedidos de programação financeira para a setorial do IFCE Campus Reitoria;
  • Atuar como gestor financeiro no Sistema de Concessão de Diárias e Passagens do Governo Federal (SCDP);
  • Emitir Guia de Recolhimento da União (GRU) para arrecadação de receitas e devolução de despesas;
  • Organizar documentos em arquivo, mantendo-os à disposição dos órgãos de controle interno e externo;
  • Desenvolver outras atribuições e responsabilidades afins e correlatas ou por determinação da chefia imediata.

 

Conformidade Contábil


 

A Conformidade Contábil é uma das maiores responsabilidades da Coordenação de Execução Orçamentária e Financeira (CEOF) do Campus Limoeiro do Norte.

 

Transparência Pública


 

Nessa seção é disponibilizado planilhas consolidadas que apresentam informações orçamentárias e financeiras do IFCE Campus Limoeiro do Norte. 

  • Relatórios Detalhados - Exercício 2020

Execução do Orçamento 

  • Relatórios Consolidados - Exercícios Anteriores

Relatórios de Transparência - 2019
Relatórios de Transparência - 2018
Relatórios de Transparência - 2017
Relatórios de Transparência - 2016
Relatórios de Transparência - 2015

 

Normativas


 

O manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) visa colaborar com o processo de elaboração e execução do orçamento, além de contribuir para resgatar o objeto da contabilidade como ciência, que é o patrimônio. Com isso, a contabilidade poderá atender a demanda de informações requeridas por seus usuários, possibilitando a análise de demonstrações contábeis adequadas aos padrões internacionais, sob os enfoques orçamentário e patrimonial, com base em um Plano de Contas Nacional. 

Formado por uma relação padronizada de contas apresentada em conjunto com atributos conceituais, o PCASP permite a consolidação das Contas Públicas Nacionais, conforme determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal. 

Dispõe sobre a retenção de tributos nos pagamentos efetuados pelos órgãos da administração pública federal direta, autarquias e fundações federais, empresas públicas, sociedades de economia mista e demais pessoas jurídicas que menciona a outras pessoas jurídicas pelo fornecimento de bens e serviços.

O Manual Técnico de Orçamento - MTO é um instrumento de apoio aos processos orçamentários da União. Conforme proposição da Secretaria de Orçamento Federal - SOF, o MTO será editado, anualmente, no início do processo de elaboração da proposta orçamentária.

 

Plano de Ação Permanente


 

AÇÃO OBJETIVO ESTRATÉGIA RESULTADOS
Realizar o orçamento participativo contemplando as colaborações dos discentes Gerir os recursos da Assistência Estudantil de modo mais participativo possível Atendendo todos os pleitos propostos na reunião de maneira democratizada, através de reunião agendando com os alunos Consolidação de uma gestão participativa eficaz
Solicitar, recorrentemente, a conversão do saldo financeiro em orçamentário, à Reitoria Reverter o recurso próprio financeiro em créditos orçamentários Reforçar o orçamento do campus no maior percentual possível Superávit do orçamento de custeio
Solicitar tempestivamente recursos financeiros suficientes para adimplir todas as obrigações Realizar todos os pagamentos Cumprir os prazos legais de pagamento, resguardando o IFCE LN de quaisquer queixas por atraso Concluir a execução da despesa dentro dos prazos legais
Verificar notas fiscais, bem como as obrigações tributárias acessórias com vistas ao correto lançamento no sistema SIAFI Efetuar todas as liquidações Realizar todas as liquidações em tempo hábil, favorecendo o processo de pagamentos Executar o processamento de todas as liquidações no devido tempo
Realizar todos os empenhos conforme demandado Execução total do orçamento Cumprir todos os prazos de empenhos estabelecidos Executar 100% do orçamento dentro dos prazos estabelecidos
Publicizar, mensalmente, planilhas que apresentem todas as informações referentes ao orçamento Promover a transparência dos recursos de custeio Publicar doze relatórios de execução orçamentária, até final do ano Alcançar o reconhecimento de uma execução orçamentária transparente
Produzir, ao mínimo mensalmente, edições da Revista Eletrônica da CEOF Interagir, pessoalmente e pelas redes sociais, com os interessados pela informação contábil, em especial os alunos Difundir, de maneira descontraída, as informações orçamentárias e financeiras que possam interessar aos diversos usuários Dirimir dúvidas e reduzir as insatisfação dos alunos quanto as informações que lhe são devidas
Realizar a organização, classificação e ordenamento de todos os documentos existentes no arquivo do setor, com ajuda dos colaboradores da limpeza Organizar os arquivos dos setores de aquisições, contratos e contabilidade Ordenar todos os arquivos do setor, nos próximos meses, promovendo a otimização do espaço dos armários existentes Alcançar um padrão desejável de organização setorial

 

Fluxogramas


 

 

Coordenadoria de Execução Orçamentária e Financeira


 

  • Telefone: (85) 3401.2290 (ramal 6418)
  • E-mail: ceof.limoeiro@ifce.edu.br
  • Endereço: Rua Estevam Remígio da Silva, 1145, Centro - CEP: 62930-000, Limoeiro do Norte - CE.