Orientações para criação do e-mail institucional
Como criar (escolher) e-mail institucional
1. Acesse suap.ifce.edu.br, digite sua matrícula e a senha padrão (digite apenas os números sem pontos ou traços) e faça login.
Senha padrão: @IFCEdatanascimento (ex.: @IFCE17021999)
2. Uma vez dentro do SUAP, procure por "Escolha seu email Acadêmico"
3. Após a escolha, clique em “Enviar”. No topo da página, deverá aparecer uma mensagem informando que o e-mail foi definido com sucesso e estará disponível para uso em 4 horas. Após esse prazo, altere sua senha no SUAP para que haja sincronização da senha com o e-mail.
4. Caso você não possua e-mail secundário cadastrado, registre-o na área de "Pendências" e em seguida já é possível encerrar o SUAP clicando em "sair". Feito os procedimentos acima, o e-mail está criado. Após 4 horas, é necessário retornar para alterar a senha.
Como alterar a senha do e-mail institucional
1. Acesse suap.ifce.edu.br, e clique na área "Esqueceu ou deseja alterar sua senha?", logo abaixo dos campos de login
2. Na tela "Alterar Senha" informe o usuário (número de matrícula sem pontos ou traços) e CPF (sem pontos ou traços):
3. Clique em "Não sou um robô" e "Enviar"
4. Será exibida uma mensagem de que foi enviado um email com instruções de recuperação para o e-mail pessoal cadastrado.
5. Acesse o seu e-mail pessoal e leia a mensagem recebida, lembrando de conferir se não foi para a caixa Spam/Lixo eletrônico. Digite a nova senha seguindo o padrão sugerido (no mínimo 8 caracteres com variações de letras maiúsculas e minúsculas e/ou números e símbolos).
6. Acesse gmail.com, digite o e-mail institucional completo e a senha que foi escolhida no SUAP.
Observações
1. Nosso Gmail é gerenciado pelo SUAP: Mesmo o e-mail institucional sendo Gmail (Gooogle), a senha não pode ser criada/alterada diretamente lá. Ela precisa ser feita obrigatoriamente no SUAP (suap.ifce.edu.br)
2. Novos e-mails não possuem senha: É obrigatória a alteração da senha (no SUAP) pois novos emails são criados sem senha alguma e é necessário sincronizar as senhas.
3. Senha de sistemas integrados: Ao alterar a senha do SUAP o usuário estará automaticamente alterando a senha do e-mail institucional e de outros sistemas futuros do IFCE que serão integrados.
4. A alteração da senha do SUAP não afeta o sistema Q-Acadêmico.
5. Erros/problemas adicionais: Caso ocorra qualquer problema ou apareça uma mensagem de erro, faça a captura da tela e envie uma mensagem para cgti.crato@ifce.edu.br, anexando a imagem.
6. Chamados precisam de dados do solitante: Os chamados só serão atendidos se informado nome completo, matrícula, CPF e a descrição do problema.