Você está aqui: Página Inicial > Crato > Campus Crato > Assistência Estudantil
conteúdo

Assistência Estudantil

última modificação 01/07/2021 15h14

Dúvidas sobre os auxílios estudantis? Clique aqui para conferir as perguntas frequentes.

Role até o fim da página para conferir o tutorial de acesso ao Sistema Informatizado de Assistência Estudantil (SISAE)

O QUE É A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL?

Conforme o Regulamento da Política de Assistência Estudantil do IFCE (2015), esta se constitui de programas, projetos e ações que contribuem para o desenvolvimento integral e integrado dos estudantes matriculados no Q-Acadêmico do IFCE. Objetiva reduzir as desigualdades sociais, ampliar as condições de participação democrática da comunidade acadêmica para formação e o exercício de cidadania com vistas à acessibilidade, à diversidade, ao pluralismo de ideias e à inclusão social, entre outros objetivos.

Na estrutura organizacional do campus Crato consta o Departamento de Assuntos Estudantis (DAE), que, nesse momento, está sob a chefia do Prof. Dr. Expedito Danúsio de Souza.

Este Departamento contém a Coordenação de Assuntos Estudantis (CAE), sob a chefia do Sr. Raimundo Nonato Lopes.
Compete a essa Coordenação promover um trabalho interdisciplinar de forma a favorecer o atendimento integral e integrado do estudante, respeitando a sua autonomia e individualidade numa perspectiva de igualdade de direitos no acesso aos serviços e auxílios. Segundo o Regimento de Moradia do IFCE (2015), compete a essa Coordenação: levantamento contínuo de vagas na moradia estudantil; acompanhamento aos discentes residentes; administração do funcionamento da moradia; construção coletiva de suas normas, entre outros.

 

QUEM É A EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ESTUDANTIS (DAE) DO CAMPUS CRATO?

No momento, temos 02 Assistentes Sociais; 01 Psicóloga; 01 Médica; 02 Enfermeiras; 01 Auxiliar de Enfermagem; 02 odontólogos; 01 Nutricionista e 06 Assistentes de Alunos.

 

QUAIS SÃO AS ATRIBUIÇÕES DOS PROFISSIONAIS NOS SETORES DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO CAMPUS CRATO?

O Referencial de Atuação dos Profissionais de Assistência Estudantil (Vol. 1- 2016) constitui-se numa diretriz que orienta práticas, fomenta reflexões e possibilidades de intervenção dos Técnicos componentes do Departamento de Assuntos Estudantis (DAE). Vejamos a seguir:

SERVIÇO SOCIAL
Assistentes Sociais: Maria Lucileide Costa Duarte e Regiane Silva Pimenta Feitosa.

Contatos: servicosocial.crato@ifce.edu.br | lucileide@ifce.edu.br | regiane.feitosa@ifce.edu.br

Atribuições: atendimento social, escuta qualificada, estudo social, análise socioeconômica, socialização de informações, orientações sociais, encaminhamento para outros serviços, seleção de estudantes para concessão de auxílios, atendimento coletivo, formação de grupos, reuniões, encontros, seminários, oficinas para alunos e técnicos, campanhas, realização de atividades de acolhimento e integração dos discentes à comunidade acadêmica, confecção de materiais educativos, mobilização e organização social e política, apoio à constituição das entidades estudantis, capacitação dos alunos e técnicos, participação nos espaços de controle social e etc.

 

PSICOLOGIA
Psicóloga: Emília Suitberta de Oliveira Trigueiro.

Contato: emiliaoliveira@ifce.edu.br

Atribuições: avaliar, acompanhar e orientar, dentro do contexto institucional, casos que requeiram encaminhamentos clínicos, estabelecendo um espaço de acolhimento, escuta e reflexão, auxiliar no processo de inclusão e valorização; acolher os (as) novos (as) estudantes, facilitando sua integração; ofertar a orientação profissional e preparação para o mercado de trabalho; propiciar condições para que o (a) discente expresse sua autonomia e consciência crítica, por meio da participação ativa na vida acadêmica, contribuindo para uma formação cidadã; realizar acompanhamento dos (as) discentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica e dificuldade de aprendizagem para planejar as intervenções necessárias; favorecer a prevenção e a promoção da saúde da comunidade acadêmica, visando ao alcance da discussão dos diversos aspectos que compõem o conceito ampliado de saúde, entre outras.

 

NUTRIÇÃO E ALIMENTAÇÃO

Nutricionista: Halsia Stefane Oliveira

Atribuições: Administrar a unidade de alimentação e nutrição, incluindo a responsabilidade técnica da produção e distribuição de refeições, de acordo com os parâmetros nutricionais e as normas sanitárias vigentes. Visa a oferta de uma alimentação adequada e saudável, favorecendo a permanência do estudante no espaço educacional, cooperando para o combate à evasão escolar e a promoção de hábitos alimentares saudáveis. E ainda atua nos programas de educação e assistência nutricional, desenvolvendo ações com a equipe multiprofissional tendo em vista a promoção da saúde e segurança alimentar e nutricional, prestando, também, assessoria às atividades de ensino, pesquisa e extensão.

 

MEDICINA

Médica: Dra. Susyane Ribeiro Beserra

Contato: susyane.ribeiro@ifce.edu.br

Atribuições: conforme regimento interno, coordenadoria do serviço de saúde: assistência individual e coletiva por meio da participação nos programas de prevenção e educação aos servidores e alunos; realização de consultas com solicitação de exames, procedimentos, prescrição médica e encaminhamentos de pacientes a outros profissionais de saúde; emissão e homologação de licenças e atestados médicos que se fizerem necessários pelo Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS).

 

ENFERMAGEM

Enfermeiras: Nyagra Ribeiro de Araújo e Kamile Ribeiro Sampaio

Contato: nyagra.ribeiro@ifce.edu.br, kamille.r.sampaio@ifce.edu.br

Atribuições: contribuir para o desenvolvimento integral do (da) discente; colaborar no mapeamento da realidade socioeconômica, acadêmica e de saúde dos discentes; apoiar as estratégias de inclusão das pessoas com deficiência; atuar na prevenção, promoção, tratamento e vigilância à saúde de forma individual e coletiva, colaborando com o processo de ensino-aprendizagem; realizar ações de prevenção e controle sistemático de situações de saúde e agravos em geral; desenvolver atividades de educação em saúde para a adoção de hábitos saudáveis, visando à melhoria da qualidade de vida e promoção da saúde da comunidade acadêmica, entre outras.

 

AUXILIAR DE ENFERMAGEM

Auxiliar: Francisco Ney Turbano Izidro

Contato: francisconey@ifce.edu.br

Atribuições: Conforme Decreto nº 94.406/87 que regulamenta a Lei nº 7.498/86, compete a esse profissional: integrar a equipe de saúde; preparar o usuário para consultas, exames e tratamento; participar de atividades de educação em saúde; observar, reconhecer e descrever sinais e sintomas, ao nível de sua qualificação; realizar controle hídrico; fazer curativos; executar atividades de desinfecção e esterilização, executar tratamentos especificamente prescritos ou de rotina, entre outros.

 

ODONTOLOGIA 

Odontólogos:  Renata Torres Feitosa e Lucas Costa Holanda

Contatos: renata.torres@ifce.edu.br, lucasholanda@gmail.com

Atribuições: Realizar consultas, diagnósticos, tratamentos e prevenção das afecções bucais; atuar em campanhas e programas de saúde bucal; conceder licenças para tratamento de saúde relacionadas à odontologia; realizar perícias odontológicas; prescrever e administrar medicamentos; radiografar elementos dentários; analisar processos e emitir pareceres técnicos e laudos referentes à sua área de atuação; efetuar o controle do estoque e das condições de uso de equipamentos, materiais, instrumentos e medicamentos utilizados para atendimento odontológico; colaborar na fiscalização das condições de higiene e segurança dos locais de trabalho; redigir, digitar e conferir expedientes diversos e executar outras atividades de mesma natureza e grau de complexidade.

 

ASSISTENTE DE ALUNOS

Assistentes: Lorena Kelly Alves Pereira, Ailson Lopes Alzeri, Arthur da Costa Azevedo, João Wellington dos Santos, Zósimo Mota Queiroz, Thales Siqueira Arrais 

Contatos: lorena.kelly@ifce.edu.br, zosimo@ifce.edu.br, arthur.azevedo@ifce.edu.br, wellingtonsantos@ifce.edu.br,
thalesarrais@ifce.edu.br

Atribuições: identificar, preliminarmente, as necessidades do educando, encaminhando-o aos setores competentes; manter diálogo com os (as) discentes; educar os (as) estudantes em relação aos direitos e deveres estabelecidos no regulamento da organização didática do ROD- IFCE; acompanhar os (as) discentes, zelando pela disciplina e segurança em viagens e visitas técnicas e eventos de interesse do instituto; auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão; encaminhar os (as) discentes, quando necessário, ao atendimento médico-odontológico-socio-psicológico do instituto; acompanhar os (as) alunos (as) à unidade de saúde mais próxima, na ausência desses profissionais no campus; elaborar diagnóstico de indisciplina discente, compartilhando os resultados com os demais profissionais da coordenadoria de assuntos estudantis; educar o estudante em situações de indisciplina e informar, se necessário, à chefia imediata; dispensar atenção específica a estudantes usuários de moradia estudantil do campus; colaborar para a execução da política educacional do IFCE, articulando-se com os demais profissionais da assistência estudantil.

 

LINKS DE DOCUMENTOS QUE INTERESSAM AOS ESTUDANTES

Regulamento da Política de Assistência Estudantil do IFCE
Resolução n° 024 - Aprova a Política de Assistência Estudantil do IFCE
Portaria Normativa nº 39 - Institui o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES
Decreto nº 7.234 - Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES.html 

Resolução, n° 054 - Aprova o Regimento de Moradias do IFCE
SISAE - Sistema Informatizado de Assistência Estudantil do IFCE

 

TUTORIAL DO SISAE