Laboratórios e Grupos de Pesquisa e de Estudo
AGROINDÚSTRIA
G-PROAGRO - Grupo de Estudos em Processamento de Produtos Agroalimentares
Coordenado pela Profa. Dra. Giselle Cruz, o grupo de estudos e de pesquisa tem como objetivo estudar o processamento de produtos de origem animal e vegetal, com ênfase às matérias-primas produzidas na região do Cariri cearense, assim como identificar e caracterizar as agroindústrias de pequeno porte, local e regional. O G-PROAGRO é certificado pela PRPI/IFCE desde 2010.
Linhas de Pesquisa: Avaliação e Tecnologia de Produtos de Origem Animal; Microbiologia dos Alimentos; Processamento de Agroalimentos; Processos de Produção Agropecuária, Extrativista e Agroindustrial e Tecnologia de Leite e Derivados.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
AmbientAda
Ambiente de aprendizagem composto por professoras e alunas. Tem como objetivo a troca de conhecimentos na área de TI, de modo a aumentar a representatividade feminina na região do Cariri.
Laboratório de Inovação em Tecnologias Educacionais (LITE)
O LITE (laboratório de inovação em tecnologias educacionais) surgiu da nossa motivação e entusiasmo em contribuir para o cenário regional e nacional da pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologias voltadas para a área de educação. Entre os nossos projetos já desenvolvidos, em desenvolvimento e implantados estão o Ecomapss e o World of Science.
Laboratory of Information Systems (LaIS)
Fundado em 2011, tem como intuito apoiar as pesquisas científicas realizadas por professores e alunos do curso de Sistemas de Informação. Mais especificamente, os projetos desenvolvidos têm contemplado as áreas de: computação móvel; sistemas de informação geográfica; sistemas web, recuperação de informação, inteligência artificial. Além disso, o LaIS está vinculado ao Grupo de Estudos Avançados e Aplicados em Sistemas de Informação, cadastrado junto ao CNPq.
Laboratory of Embedded and Distributed Systems (LEDS)
O LEDS tem a a proposta de desenvolver projetos de pesquisa em hardware e software voltados às áreas de Sistemas Embarcados, Sistemas Web, Sistemas Distribuídos e Processamento de Alto Desempenho. As pesquisas desenvolvidas são realizadas em parceria com outras universidades, institutos de pesquisa, empresas da iniciativa privada e entidades internacionais. Por ser um laboratório ativo na área de desenvolvimento, recebe financiamento, através de editais de fomento à pesquisa e apoio logístico.
ZOOTECNIA
Zooequinos
Coordenado pelo professor Kael Rocha, o grupo realiza reuniões com alunos, professores e profissionais da área para debater temas relevantes para a criação de cavalos, como nutrição, manejo, doma, raças, reprodução e outros assuntos. Além de desenvolver pesquisas e atividades de extensão, o grupo promove eventos como Semana do Cavalo, Oficina de Equoterapia e Curso de Criação de Cavalos.
Grupo de Estudo e Pesquisa em Palma Forrageira (NEPPAF)
O grupo desenvolve pesquisas e análises sobre as diversas cultivares de palma forrageira. O estudo atual avalia a influência do tamanho do propágulo na morfometria e produção de biomassa da palma forrageira, cultivar orelha de elefante mexicana.
Laboratório de Fisiologia e Biotecnologia da Reprodução
O laboratório desenvolve pesquisas na área de fisiologia da reprodução e biotécnicas reprodutivas nas diversas espécies animais.
Grupo de Estudos em Reprodução Animal
O grupo se reúne para debater artigos na área de reprodução animal e para desenvolver atividades práticas dentro da temática.
Núcleo de Ensino e Extensão em Ruminantes
O grupo tem como objetivo realizar ações no âmbito do ensino, pesquisa e extensão envolvendo animais ruminantes. As temáticas trabalhadas abordam o manejo alimentar, desempenho animal, avaliação de alimentos e exigências nutricionais de animais ruminantes. Ações de extensão são desenvolvidas por meio da participação dos integrantes em feiras e eventos da área, e o grupo executa também projetos financiados pela Pró-reitoria de Extensão por meio do Edital PAPEX e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, capacitando produtores no uso de tecnologias da informação para o gerenciamento da produção rural em suas propriedades.
Núcleo de Estudo e Pesquisa em Ciência Animal
O grupo tem como objetivos efetuar estudos e avaliações do crescimento e desenvolvimento dos animais de interesse econômico e zootécnico, incrementar quantitativamente e qualitativamente a produção de diferentes espécies de animais de interesse econômico e zootécnico e buscar, através de estratégias de desenvolvimento e planos de ação, o aumento da produção de carne e leite e seus subprodutos como alternativas para viabilizar uma melhor exploração destes animais na região do cariri cearense, agregando renda a pequenas e médias criações. Também faz parte das ações do núcleo buscar, através de estratégias de desenvolvimento e planos de ação, aumento no crescimento em ganhos e eficiência no processo produtivo.
INTERDISCIPLINARES
Grupo de Estudos em Robótica e Olimpíadas Livres (GEROL)
O Gerol preparara os estudantes para participação em competições e olimpíadas práticas e teóricas na área de robótica. Também estimula que eles desenvolvam robôs autônomos, por meio de programação. O grupo ainda realiza competições próprias de robótica, como o Cariribot. As reuniões são abertas a todos os interessados na área.
Grupo de Pesquisa em Ciências Exatas Aplicadas (GCEA)
O Grupo de Pesquisa em Ciências Exatas Aplicadas é uma iniciativa interdisciplinar que tem o LEDS como laboratório de apoio. O GCEA busca incentivar a pesquisa entre os estudantes, integrar os projetos realizados no campus e aplicar na prática o conhecimento teórico que envolve as ciências exatas. Nesse sentido, o grupo realiza o Workshop de Ciências Exatas Aplicadas e atua nas áreas de Redes de Computadores, Sistemas Distribuídos e Telecomunicações; Estatística Computacional; Inteligência Artificial; Tecnologias Educacionais; Computação Móvel; Projetos de Sistemas Embarcados.
Confira as informações do GCEA no site do CNPq
Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI)
Presente em outras 15 unidades do IFCE, o NEABI tem como objetivos disseminar e estimular o conhecimento sobre as culturas afro e indígena. No Crato, o núcleo está em processo de implantação e já planeja oficinas, debates e workshops, entre outras atividades.
Grupo de Estudos sobre Gênero e Diversidade na Escola (GDE)
O GDE surgiu em 2015, como uma iniciativa do Departamento de Assuntos Estudantis (DAE), paralelo à realização do I Encontro sobre Diversidade (evento anual do campus), onde se discutiu sobre questões de gênero, sexualidade, raça-etnia e intolerância religiosa. O Grupo de Estudos e o Encontro sobre Diversidade nascem, então, a partir da necessidade de se pautar esses temas na escola. O GDE é um espaço de troca de conhecimentos, experiências e saberes, com o objetivo principal de promover uma cultura de respeito à diversidade. Tem como público-alvo estudantes de todos os níveis de ensino (médio, subsequente e superior), bem como é aberto também para servidores(as) que tenham interesse em participar dos estudos.