Você está aqui: Página Inicial > Crato > Ensino Remoto > Perguntas Frequentes
conteúdo

Perguntas Frequentes

última modificação 26/01/2021 16h14

Confira a seguir uma lista de perguntas frequentes sobre o ensino remoto. Caso sua dúvida não seja esclarecida, entre em contato conosco pelos canais no fim da página.

Como será a retomada das aulas?

Neste momento, todas as disciplinas serão retomadas de forma remota.

Quando voltaremos as atividades acadêmicas na forma presencial?

Ainda não existe uma data. Mas o IFCE iniciará no mês de fevereiro as discussões para a retomada presencial, retomando inicialmente de forma híbrida e seguindo as determinações dadas pelos decretos estaduais.

As aulas remotas acontecem em que plataforma?

Está sendo usada a plataforma Google Classroom (Google Sala de Aula). Não se preocupe: aos poucos você vai se familiarizando. É importante que você acesse as disciplinas com o novo e-mail institucional, para que tenha acesso a todo o conteúdo de modo mais simples.

As aulas virtuais ocorrerão nos mesmos horários em que ocorriam as aulas presenciais?

Sim. O professor disponibilizará os conteúdos no ambiente virtual e passará atividades, que podem ser feitas dentro de um prazo, de acordo com o tempo disponível do estudante. Pode ser que haja momentos de encontro ao vivo, mas no geral o aluno é que programa seu tempo de estudo, respeitando os prazos.

Caso sejam marcados encontros ao vivo, a orientação é que aconteçam nos dias e horários da
própria disciplina.

Tenho outros momentos, além das aulas, para tirar dúvidas com os professores?

Sim. Os professores estarão disponíveis on-line para tirar dúvidas em horários pré-determinados e divulgados para a turma.

É o professor quem escolhe a forma mais eficiente de comunicação com os estudantes (grupo de
WhatsApp é um exemplo possível, mas não único e nem obrigatório).

Vai haver avaliação durante as aulas remotas?

Sim. O modo como essa avaliação será feita vai ser definido pelo professor.

E os alunos que não têm acesso à internet?

A ideia é distribuir, para quem precisar, chips com pacote de dados para acesso à internet pelo celular. A aquisição dos chips já foi realizada. Estamos aguardando o material chegar. Quando houver novidades, divulgaremos no site e nos e-mails institucionais como será feita essa distribuição.

É obrigatório o aluno cursar, agora, essas aulas de forma remota?

Não. O aluno decide se pode cursar agora essas disciplinas de forma remota. Importante frisar que as aulas remotas permanecerão disponíveis no Google Sala de Aula, mesmo depois da retomada do ensino presencial, então o discente poderá cursar as aulas quando o acesso ao campus for liberado (lembrando que ainda não há data para isso). Nesse caso, o estudante contará com a estrutura da instituição (acesso à internet, a computadores e o apoio presencial do professor).

O que acontece com o aluno que optar por não cursar as disciplinas remotamente?

O aluno que decidir por não ter aulas a distância nem agora nem depois poderá se matricular mais uma vez na disciplina para cursá-la novamente quando voltar a ser ofertada de forma presencial, no futuro. Lembramos que não há data prevista para isso e que, nesse caso, será preciso cursar novamente a disciplina desde o início.

Existe um período para o trancamento das disciplinas remotas?

Sim. Esse novo período é apenas para quem se matricular nas disciplinas remotas e será de 27 de janeiro a 12 de março.

Como fica a questão dos estágios?

Existe um ofício-circular que dá orientações sobre estágios durante esse período de isolamento social. O ofício prevê a possibilidade de realização de estágio não obrigatório (extracurricular) de forma presencial. Já os estágios obrigatórios continuam suspensos, exceto os casos em que for possível passar à modalidade de trabalho remoto. Tanto os estudantes que forem desempenhar estágio obrigatório por meio da modalidade de trabalho remoto quanto os alunos de estágio não obrigatório por meio da modalidade presencial deverão procurar seu professor orientador do IFCE, para análise, deferimento e solicitação junto ao Setor de Estágio.

Tenho uma dúvida que não está respondida aqui, o que faço?

Você pode entrar em contato pelos canais abaixo:

  • Direção de Ensino: diren.crato@ifce.edu.br
  • Coordenadoria Técnico Pedagógica: ctp.crato@ifce.edu.br
  • Coordenadoria de Registros Acadêmicos: cca.crato@ifce.edu.br