Você está aqui: Página Inicial > Crateús > campus_crateus > Cursos de Crateús > Superiores > Licenciaturas > Física > Eventos > 31/05 - II Semana de Física
conteúdo

31/05 - II Semana de Física

última modificação 15/03/2018 09h16
II Semana de Física do IFCE Campus de Crateús
O que
semana de física
campus de crateús
Quando
31/05/2017 19h00 até 02/06/2017 21h00 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Campus de Crateús
Adicionar evento ao calendário
iCal

Objetivo: Integração dos estudantes dos cursos de Licenciatura em Física do IFCE - Crateús, promoção de conhecimento aos estudantes deste campus, assim como participantes externos, seja de outros campi do IFCE ou outras instituições.

Público alvo:
principalmente estudantes dos cursos de Física e áreas a fins; o evento também deve alcancar estudantes de outros cursos, de outras instituições e da comunidade externa como um todo.

Inscrições:
através de formulário online disponível a partir de sexta-feira (19 de maio).

Normas para submissão de trabalhos (PDF). 

 

PROGRAMAÇÃO


Quarta-feira (31.05.2017)

Noite:
(19:00h) Abertura
(20:00h) Palestra: O OLHO - A câmara digital humana
Prof. Marcus R. Vale
Resumo: Trata-se de uma palestra de divulgação científica, isto é, criada para não especialistas e que utiliza uma linguagem acessível ao público em geral. A ideia é a de discorrer sobre os mecanismos da visão, tanto do ponto de vista anatômico como fisiológico e bioquímico. Procura mostrar que o olho é uma espécie de câmara digital e que possui os mesmos elementos daquele equipamento, como lentes, mecanismos de focalização e controle de entrada de luz, assim como placa contendo elementos sensíveis à luz similares aos pixels dos equipamentos fabricados pelo Homem. Da mesma forma, também serão explicados os mecanismos de percepção das cores que são similares aos dos equipamentos eletrônicos usados no nosso dia-a-dia.

Quinta-feira (01.06.2017)

Manhã:
Palestras:
(7:30h) Einstein: uma biografia
Prof. João Cláudio
Resumo: Desde cedo, já demonstrava um talento incomum para o entendimento de matemática e física e, como ele mesmo enfatizou, “dos 12 aos 16 anos, eu me familiarizei com elementos da matemática, inclusive com o cálculo integral e diferencial”.
Em vida, as façanhas desenvolvidas por esse personagem revolucionaram não só os 200 anos que alicerçavam os princípios da física de Isaac Newton, mas também várias descobertas que impulsionaram significativamente o desenvolvimento da humanidade.
Homem de várias amantes, pai e marido distante e, em muitas ocasiões, manipulador, Einstein foi ferrenho adversário de Hitler e do nazismo. Embora fosse detentor de enorme humildade científica, não media esforços em usar todo seu prestígio pessoal para ajudar aqueles que procuravam escapar dos horrores do nazismo, fugindo para os Estados Unidos.
Nessa palestra iremos conversar um pouco sobre a trajetória deste grande gênio que a humanidade teve o prazer de ter.

(9:45h) Nascimento, evolução e morte das estrelas
Prof. Antônio Nunes
Resumo: É fato que alguns dos elementos constituintes do nosso corpo só poderiam ser produzidos em altíssimas temperaturas, e que até onde sabemos essas temperaturas são reais no interior dos objetos astronômicos que conhecemos por estrelas. Sendo assim, uma visão romântica da natureza nos leva a concluir que nós seres humanos somos a forma pela qual as estrelas encontraram para adquirir conhecimento sobre si mesmas. Nesta palestra discutiremos sobre esses objetos fascinantes, as estrelas, seu nascimento, sua evolução e morte.

Tarde:
Minicursos:
(13:30) O formato topológico das variedades (4h)
Prof. João Luiz
Resumo: Neste minicurso, apresentaremos conceitos básicos da área de topologia, a fim de entendermos possíveis formatos de variedades topológicas. Veremos como elas são classificadas a menos de homeomorfismo, como esse problema de classificação foi estudado ao longo do tempo e algumas técnicas matemáticas que foram desenvolvidas para tal intento. Relacionaremos este estudo com o formato do universo.

(13:30) Noções básicas de métodos numéricos (4h)
Prof. Vagner Bessa
Resumo: Métodos numéricos são ferramentas essenciais em física teórica quando as ferramentas de soluções analíticas são limitadas. Neste monicursos abordaremos os mais básicos e principais métodos numéricos e cálculos aproximativos, aplicados à física teórica.

(13:30) Entendendo a Física: um tratamento clássico (4h)
Prof. Adriano Leal
Resumo: A Física tem evoluído desde os tempos primórdios, de Aristóteles a Stephen Hawking, passeando por Galileu, Newton, Einstein, Feymann dentre outros. Aprendemos sobre o tempo, a posição e a velocidade, mas também evoluímos a tal ponto de tratar conceitos mais modernos, tais como função de onda, usando uma matemática mais sofisticada. Entender tais conceitos para um cientista é de fundamental importância. Neste minicurso trataremos de tais conceitos, enfatizando a Mecânica Clássica e a Termodinâmica. No curso será abordado uma linguagem matemática bastante simples e conceitos físicos já estabelecidos no intuito de entender os fenômenos físicos em sua plenitude. Enfatizaremos a Mecânica Clássica Newtoniana e a Termodinâmica Clássica, exemplificando as consequencias das Leis de Newton, o fenômeno do lançamento oblíquo entre outros. Em Termodinâmica abordaremos as Leis dos Gases Ideais, equações de estado e trocas de energias além da Entropia.

(13:30) O ensino da termodinâmica: fundamentos e métodos (4h)
profa. Ivina
Resumo: Discutiremos métodos para se explicar a termodinâmica no ensino médio e apresentaremos um produto educacional que envolve o uso de uma animação por meio de um roteiro de aula visando o aprendizado de conceitos da termodinâmica através do estudo dos refrigeradores domésticos.

Noite:
Palestras:
(19:00h) Aplicações da álgebra linear na física
Prof. João Luiz
Resumo: Nesta palestra, veresmos algumas aplicações da Álgebra Linear na Física, em especial, nas áreas de Mecânica Clássica, Eletromagnetismo, Mecânica Quântica e Física Estatística.
(20:45h) O que é o Nano?
Prof. Vagner Bessa
Resumo: A humanidade começou a vislumbrar o mundo microscópico há 3 séculos, e hoje, ainda que possamos "enxergar" em escala nanométrica, acredita-se que ainda há muito que se obervar do mundo extremamente pequeno, e que apresenta fenômenos e comportamentos contra-intuitivos. Nesta palestra abordaremos conceitos como medidas, mecânica quântica e nanotecnologia.

Sexta-feira (02.06.2017)

Manhã:
(7:30 - 11:45) Comunicações orais e Grupos de trabalho
(7:30 - 11:45) Banners

Tarde:
Minicursos:
(13:30) O papel do professor na formação educacional de alunos da educação básica (4h)
Prof. Michael Viana
Resumo: o objetivo é identificar, caracterizar e analisar quais os principais aspectos tidos como pré-requisitos do professor para a formação educacional de alunos da educação básica. Com isso, pretende-se promover uma reflexão acerca do papel desse profissional a fim de que se tenha, como resultado, melhor qualidade de ensino e, assim, melhores resultados na aprendizagem do aluno.

(13:30) (In)disciplina escolar e mediação de conflitos (4h)
Prof. Avelar Macedo
Resumo: Saber que a educação é indispensável para a formação dos sujeitos, e que é através dela que são adquiridos conhecimentos, habilidades e saberes específicos e indispensáveis para vivermos e convivermos em sociedade. Nesa perspectiva, a luz de Celso Vasconcelos e Howard Gardner, analisaremos e discutiremos conceitos basilares sobre Indisciplina, inteligencia múltiplas e mediações de conflitos. Além, de ações que possam possibilitar conhecimento e empoderamento nas ações intervenções e gerenciamento conflitos.
Sabe-se que a indisciplina se trata de um problema polêmico, enfrentado por pais e professores tanto da rede publica como particular. Não se descarta que a indisciplina além de gerar vários problemas a escola também prejudica o meio social e a vida particular do individuo.
A promoção da disciplina ou o controle da indisciplina dos alunos não recebemos, junto com o diploma de conclusão de curso, fórmulas para manter a disciplina ou evitar a indisciplina. A disciplina é um exercício que se faz necessário em qualquer situação social ou não. No caso do ambiente escolar, a disciplina é um exercício diário que ocorre no cotidiano da sala de aula. Deve ser construída e administrada no dia a dia por todos os envolvidos na educação.

As ações do minicurso acontecerão a partir do diálogo, da ludicidade e exposições de falas, a partir de atividades pontuais, tais como :
1- definição de conceitos e ressignificação dos termos (in)disciplina;
2- (in)disciplina a luz de Celso Vasconcelos;
3- as inteligências múltilas em Gardner;
4- mediando conflitos na escola.


(13:30) A importância do Lúdico na prática docente (4h)
Profa. Karla Gomes
Resumo: É indiscutível a importância do lúdico – brinquedo, brincadeira, jogo – para a formação da criança. Vigotsky apresenta que pelo brincar a criança reorganiza suas experiências, sendo espaço de reconstrução de conhecimentos. Na sala de aula possibilita a socialização, a construção de valores positivos, a afetividade e a empatia como caminhos para o fortalecimento da relação professor aluno. Pode-se afirmar que o brincar pode ser visto como um recurso mediador no processo de ensino aprendizagem, tornando-o mais agradável. O minicurso A importância do lúdico na prática docente tem por objetivo discutir e apresentar o lúdico como ferramenta pedagógica para a construção de uma prática docente rica de significados e gostosa, onde o brincar esteja articulado com os conteúdos, proporcionando ao estudante a apropriação dos conhecimentos. Para tanto serão apresentados os conceitos de ludicidade e sua dimensão educativa, a apropriação do jogo pelo professor como ferramenta pedagógica, a desmistificação do jogo como; coisa de criança; compreendendo-o como fator importante do desenvolvimento humano e a sugestão de jogos e brincadeiras possíveis de ser utilizados em sala de aula.

(13:30) Física computacional no geogebra: a mecânica clássica na era digital (4h)
Prof. Adriano Leal
Resumo: Na nossa era o computador é considerado como uma ferramenta de inclusão social e digital. Mas além disso, o computador pode nos auxiliar na atividade docente, no processo de ensino-aprendizagem servindo de interlocução entre o professor e aluno. Especificamente neste minicurso usaremos tal ferramenta para tratar a Mecânica Clássica via simulações onde estaremos interessados nas Leis Físicas que descrevem o movimentos das partículas mas também observar a trajetória destas partículas sujeitas a estas leis. Abordaremos a nível introdutório, estas leis básicas. Trataremos neste minicurso nas trajetórias do MRU (Movimento Retilíneo Uniforme), MRUV (Movimento Retilíneo Uniformemente Variado), lançamento oblíquo e outros. No lançamento oblíquo veremos algumas consequências interessantes deste fenômeno como tempo de lançamento e ângulo de lançamento.

Noite:
Palestras:
(19:00h) Experimentos com nitrogênio líquido
Prof. Carlos Chessman
Resumo: Nesta apresentação faremos experimentos com o nitrogênio líquido a temperaturas inferiores a 190 Graus Celsius negativos. Serão mostrados para o público efeitos que aparecem a baixas temperaturas e será visto também a relação com a equação de estado dos gases.