Você está aqui: Página Inicial > Crateús > campus_crateus > Cursos de Crateús > Superiores > Licenciaturas > Física > Eventos > I Encontro de Física do Campus de Crateús
conteúdo

I Encontro de Física do Campus de Crateús

última modificação 31/01/2018 12h50
O que
I Encontro de Física do Campus de Crateús
Física
Matemática
Ciências
Quando
11/04/2016 07h30 até 14/04/2016 22h00 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Auditório do campus de Crateús
Pessoa de contato
Telefone de contato
(88)3692.3681
Adicionar evento ao calendário
iCal

Um leque de atividades formativas, dentre elas, minicursos, palestras, comunicações orais e apresentação de banners constituem o I Encontro de Física do IFCE – campus de Crateús, que será realizado no período de 11 a 14 de abril. Trata-se de um evento científico que contará com a participação de professores, pesquisadores e estudantes nas áreas de pesquisa em Física, Matemática e Ciências.

O evento, aberto a toda a comunidade, tem como público alvo alunos de Física e Química do próprio instituto, bem como estudantes de escolas públicas da cidade, formadores de opinião e educadores da região.
Nas apresentações orais serão abordados assuntos como ondas gravitacionais, conceito de átomo, experimentos criativos para sala de aula, supercondutores, avaliação de ensino/aprendizagem na educação superior, como Kevin Bacon curou o câncer, comunicações ópticas, teoria da relatividade e o significado, a importância e o futuro da Física-Matemática.

Além disso serão ministrados  os minicursos  Como resolver problemas de Física?, Algo de exata(o) nas Humanas,  Evolução das ideias da Física,  Octave como ferramenta para o estudo da Física e O currículo de Física do ensino médio no Brasil. 

Programação Completa:

19:00 - Palestra de abertura: Por Dentro do Átomo
Ministrante: Prof. Dr. Ilde Guedes da Silva (Universidade Federal do Ceará).
Resumo: Uma viagem através de vinte séculos sobre como o conceito de átomo e alguns de seus constituintes foram estabelecidos.

Terça 12/04:

07:30 – Palestra: O quê são ondas gravitacionais?
Ministrante: Prof. Dr. José Evangelista Carvalho Moreira  - (Universidade Federal do Ceará)
Resumo: Recentemente, foi divulgado a observação das ondas gravitacionais previstas por Albert Einstein em 1916. Neste seminários discutiremos o que são as ondas gravitacionais e como foram detectadas.

09:45 – Palestra: Experimentos criativos para sala de aula.
Ministrante: Prof. Dr. Cleuton Freire  (Universidade Federal do Ceará)
Resumo: Mostraremos diversos experimentos utilizando materiais de fácil aquisição para discutir conceitos de diferentes áreas da Física.

13:30 Mini curso: Como resolver problemas de Física?
Ministrante: prof. Vagner Bessa (IFCE - Campus Crateús)
Resumo: Mais do que descobrir qual fórmula usar ou qual equação resolver, a solução de problemas em Física consiste de diversas etapas, que vão desde interpretar o texto do problema até identificar e eliminar (caso haja) infomações desnecessárias. O conhecimento dessas etapas pode ser adquirido por experiência do estudante ao longo da sua carreira, e neste minicurso apresentamos quais são elas através de aplicações na solução de problemas de mecânica.)

15:45 - Mini curso: Algo de Exata(o) Nas Humanas.
Ministrante: Prof. Hygor Piaget  (IFCE - Campus Crateús)
Resumo: Nesse minicurso pretendemos ver uma introdução aos fundamentos de física-estatística aplicados a ciência interdisciplinar. Como através de métodos físico-matemáticos é possível compreender melhor a sociedade. Desde a evolução de uma língua, até como as pessoas escolhem um candidato para votar.

19:00 - Mini curso: Evolução das Ideias da Física
Ministrante: Prof. Diego Ximenes (IFCE - Campus Crateús)
Resumo: Neste mini curso faremos uma viajem pela evolução das ideias da física, deste os egípcios até os tempos atuais. Discutiremos como o conhecimento evolui ao longo dos séculos, até chegar ao que temos hoje.

20:45 (Palestra prof. Vagner Bessa IFCE - Campus Crateús) (Supercondutores. A humanidade não saberia mais viver sem eletricidade. Por exemplo, muitos de nós ficamos aflitos quando a bateria dos nossos celulares chega a 30% e não há uma tomada próxima. O único inconveniente é que boa parte da energia elétrica que chega até nossa casa através dos condutores de cobre da rede elétrica, ou mesmo da energia elétrica na bateria do celular, e no seu circuito, é perdida, inutilizada. Estamos constantemente a procura de aproveitar melhor o uso e consumo dessa forma de energia.
  Supercondutores são materiais capazes de conduzir energia elétrica sem perda alguma. Zero. Mas infelizmente eles ainda não são a solução para o problema da dissipação da eletricidade no uso doméstico. Toda vida, conduzir eletricidade sem perda não é a única propriedade interessante desse material. São várias suas aplicações práticas, e mais presente em nossa vida do que imaginamos. De forma simples e breve vamos entender o fenômeno da supercondutividade e suas teorias, e então serão apresentadas algumas de suas importantes aplicações, como em medicina, computação e pesquisas em astronomia e física de partículas.)

Quarta 13/04:

07:30 (Palestra prof. Lourdes Neta IFCE - Campus Crateús) (Avaliação de Ensino/Aprendizagem na Educação Superior. Conceituação, pressupostos epistemológicos e vertentes teóricas da avaliação do ensino/aprendizagem na Educação Superior e os aspectos metodológicos e instrumentais da avaliação do ensino/aprendizagem.)

09:45 (Palestra prof. Hygor Piaget IFCE - Campus Crateús). (Como Kevin Bacon Curou o Cancer? Nesse seminário pretendo apresentar uma breve introdução a uma nova área da ciência chamada Ciência de Redes Complexas e como ela vem contribuindo para a compreensão de inúmeros fenômenos naturais. Essa é uma área da ciência intrinsecamente interdisciplinar, em que estuda redes sociais, redes de telecomunicação, redes de computadores, redes biológicas, redes cognitivas e semânticas, considerando cada elemento como um nó e asconexões entre esses elementos são links. Vamos mostrar que através dessa nova ciência é possível entender como uma doença como HIV se tornou uma epidemia no mundo, como o cérebro é capaz de armazenar e processar informação de maneira eficiente, como sua saúde mental pode ser afetada pelos seus amigos, e por fim como um jogo de conectar atores de Hollywood, como Kevin Bancon, pode estar relacionado a pesquisas de câncer.)

13:30 (Continuação do mini curso do prof. Vagner)
15:45 (Continuação do mini curso do prof. Hygor)
19:00 (Continuação mini curso prof. Diego)

20:45 (Palestra do prof. Amarílio Júnior IFCE - Campus Crateús) (Comunicações Ópticas. Uma característica marcante da sociedade atual é a crescente demanda por comunicação rápida e eficaz em qualquer lugar, a qualquer momento e em formato arbitrário. Tal demanda é satisfeita com a tecnologia de comunicação por fibra óptica, que se desenvolveu e amadureceu rapidamente a partir da década de 1970, marcada pelo desenvolvimento de fibras de baixas perdas. As revolucionárias tecnologias de WDM e de amplificação óptica, na década de 1990, impulsionaram um mercado de vários bilhões de dólares.
            Hoje a comunicação por fibra óptica é um sucesso: está presente nas redes de longa distância, terrestre e submarina, na rede local e, mais recentemente, nas  redes de acesso.
neste seminário faremos exposição das iniciativas e dos projetos que mostram os princípios de guiamento da luz, a tecnologia envolvida e identificaremos de forma simples e didática as limitações dos sistemas atuais.)

Quinta 14/04:

07:30 (Mini curso prof. Amarílio Júnior IFCE Campus Crateús.) (OCTAVE como ferramenta para o estudo da física. Em variados meios industriais e acadêmicos utiliza-se o OCTAVE por ser um software interativo de alto desempenho direcionado para o cálculo numérico. O OCTAVE permite a realização de aplicações ao nível da análise numérica, de análise de dados, cálculo matricial, processamento de sinais e construção de gráficos, entre outras, abordando uma gama de problemas científicos, onde salientamos os problemas que envolvem a engenharia e a física.
            Ao possuir um ambiente de trabalho mais próximo do utilizador, prima pela facilidade de utilização, além de possuir uma estrutura em que os problemas e soluções são expressos somente como são escritos matematicamente, ao contrário da programação tradicional.
            O OCTAVE é um sistema interativo cujo elemento básico de informação é uma matriz que não requer dimensionamento. Este sistema permite a resolução de problemas numéricos em apenas uma fração do tempo que se gastaria para escrever um programa semelhante numa linguagem de programação clássica.  Neste mini curso aprenderemos uma introdução ao uso dessa poderosa ferramenta ao escrevermos funções e gráficos de forma fácil e rápida.)

09:45 (Mini curso prof. Paula Cristina IFCE - Campus Crateús) (O CURRÍCULO DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL. Inicialmente, será feita uma retrospectiva, mostrando que o currículo de Física do ensino médio no Brasil lançou suas raízes há quase um século. Serão discutidas algumas das principais críticas a esse tipo de ensino. Finalmente, serão vistos alguns pontos da proposta atualmente vigente por parte do estado, explicitada na LDB e nos PCNs.)

13:30 (Continuação do mini curso prof. Amarílio)

15:45 (Continuação do mini curso prof. Paula)

19:00 (Palestra de finalização prof. Diego Ximenes IFCE - Campus Crateús). (Teoria da relatividade: uma abordagem inicial. Nesta palestra falaremos dos principais conceitos/situações que aparecem na relatividade restrita. Falaremos da contração do espaço, dilatação do tempo e aumento das massas.)

20:50 as 22:30
Prof. João Luis IFCE Campus Crateús

Título: Física-Matemática: O significado, a importância e o futuro.
Resumo: A Física-Matemática é uma área do conhecimento humano que amalgama as grandes descobertas experimentais da Física com o rigor e o raciocínio lógico da Matemática. Pode-se dizer que, em vários momentos da história, muita matemática foi produzida inspirada em problemas da física ao passo que descobertas experimentais da física foram comprovadas com o estudo e compreendimento de problemas matemáticos. Nesta palestra, veremos alguns exemplos da importância dessa área para essas duas grandes ciências exatas.