Notícias
IFCE Cedro participa da Feira do Conhecimento
Centro de Eventos
Da esquerda para direita: Aluno Henrique Oliveira, professor Romário Braz, reitor do IFCE, professor José Wally Mendonça Menezes e o chefe do Deppi de Cedro, professor Alan Vinícius
De 3 a 5/11, o Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, sedia a Feira do Conhecimento, evento promovido pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Ceará (Secitece). O IFCE é uma das instituições participantes e o campus do Cedro levou o Planetário Móvel como atrativo para os visitantes. Integram a delegação o professor Romário Braz e os alunos Talis Vinícius da Silva Oliveira e Henrique Oliveira Silveira. O diretor-geral, professor Gleydson Lima, e o chefe do Departamento de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Deppi), professor Alan Vinícius estiveram presentes no primeiro dia de Feira, quando cerca de 350 pessoas ingressaram no Planetário.
O professor Romário Braz explica que o Planetário abrange um ambiente de exposição planetária no qual se faz um passeio no sistema solar. As sessões duram cerca de 15 minutos e o público tem a oportunidade de conhecer como funcionam as viagens espaciais, a construção e lançamento de foguetes. “A Feira é um bom momento da gente compartilhar conhecimento e expor um pouco do nosso trabalho, enquanto divulgação científica voltada à Astronomia”, afirma.
Aluno do 5º semestre de Licenciatura em Física, Henrique Oliveira, analisa que o Planetário ajuda a divulgar o curso e incentivar o ingresso de novos alunos. “Como aluno do IFCE campus Cedro, é uma honra estar representando e também estar trazendo conhecimento a vários alunos do Ensino Médio e também do superior”, afirmou o estudante.
Talis Vinícius da Silva Oliveira é licenciando do 7º semestre. Na opinião do aluno, muitas pessoas estão visitando e o conteúdo apresentado no equipamento é uma porta de entrada para começar os estudos de Física e de ciências em geral. “Todos estão se deslumbrando com a capacidade do nosso Planetário tem de encantar e levar ciência para todos os locais”, disse o estudante.
O diretor-geral do campus do Cedro, professor Gleydson Lima, esteve presente no primeiro dia da feira e agradeceu o convite da Secitece. Ele considera que nesse primeiro dia já foi observado uma boa procura. “A gente tá aqui pra isso, para que a gente possa divulgar ciência, divulgar a astronomia, especificamente com o nosso Planetário, mas principalmente divulgar o que o IFCE e o campus Cedro fazem com a ciência”.
O reitor do IFCE, professor José Wally Mendonça Menezes, participou de uma sessão no Planetário e avaliou que o equipamento demonstra que o Instituto Federal do Ceará está alinhado com que a juventude pensa. “Eles se interessam por ciência. Esse planetário aqui do IFCE Cedro produz nessa juventude a marca da curiosidade, a marca da ciência, a busca pelo conhecimento e o mais importante, mostra que o IFCE é próximo da comunidade, das instituições e das escolas”, afirmou o gestor.
A pró-reitora de extensão, Ana Claudia Uchoa Araujo, afirmou que a presença do Planetário contribui com a divulgação científica e que trata-se de uma responsabilidade e um papel do IFCE. “Estamos muito felizes com a participação do campus Cedro na Feira do Conhecimento, participação ativa dos estudantes da Licenciatura em Física, dos professores”, declarou.
Anderson Lima- campus do Cedro