Você está aqui: Página Inicial > Cedro > Notícias > Clube de Leitura encena Jessier Quirino

Clube de Leitura encena Jessier Quirino

“Paisagem do Interior” foi a peça escolhida
última modificação: 23/11/2015 10h49
Exibir carrossel de imagens Saga de sertanejo fugindo da seca foi retratada com humor (Créditos: Andressa Souza)

O Clube de Leitura do campus de Cedro promoveu, na tarde de ontem (25), uma viagem pela poesia e cultura do nordeste. Com muito humor, estudantes dos cursos técnicos em Eletrotécnica e Informática apresentaram a peça “Paisagem de Interior”, baseada na obra do poeta paraibano Jessier Quirino.
A apresentação foi composta por uma sequência de poemas que abordavam a partida de um nordestino para o sul do Brasil para fugir da seca e seu posterior retorno à terra natal. Os alunos estavam imersos na obra do autor desde outubro do ano passado, quando começaram a ensaiar as poesias para declamar e recitar no palco do auditório do campus.
A iniciativa do Clube de Leitura busca resgatar e valorizar a cultura nordestina por meio da literatura produzida pelos escritores nascidos na região. Além de Jessier Quirino, outros autores famosos já foram trabalhos pelo projeto, como os cearenses Patativa do Assaré e Rachel de Queiroz. Para melhor entender a vida e a obra desses escritores, os alunos viajaram para suas respectivas cidades natais para conhecer a realidade de onde eles saíram.
A programação contou também com a exibição do filme “Cine Holliúdy”, comédia brasileira sobre a sobrevivência de um pequeno cinema no interior cearense na época em que as televisões começaram a se popularizar.