Notícias
Assédio é tema de capacitação em Cedro
Na manhã desta quarta-feira, 25/8, foi realizado no auditório do campus do Cedro do IFCE um encontro entre técnicos-administrativos e docentes da unidade com a Procuradoria Federal junto ao IFCE. A atividade foi ministrada pelos procuradores do IFCE, Tarcísio Bessa (assédio moral) e Ingrid Pequeno (assédio sexual).
Na ocasião, foram apresentados casos concretos e informações acerca da atuação da procuradoria na verificação da legalidade dos processos disciplinares. A ação é uma estratégia contínua e de esclarecimento.
Durante a atividade, os servidores tiveram a oportunidade de saber o que caracteriza os assédios sexual e moral e das estatísticas de casos.
Assédio moral
“Assédio moral é um comportamento que se repete no tempo e que lhe causa algum tipo de dor”, Tarcísio Bessa, procurador do IFCE. O assédio moral pode ocorrer entre servidores do mesmo nível ou entre níveis diferentes, como da chefia para os servidores ou vice-versa.
Assédio sexual
Conforme a doutora Ingrid Pequeno, o assédio sexual é qualquer conduta que independente do sexo, da posição hierárquica, mesmo após a não aceitação, o agressor constrange a vítima em busca de alguma forma de satisfação sexual. "A conduta é dolosa", explicou a procuradora.