Você está aqui: Página Inicial > Baturité > Notícias > Baturité sedia Seminário das Ciências da Linguagem
conteúdo

Notícias

Baturité sedia Seminário das Ciências da Linguagem

EDIÇÃO 2017

Mais de 400 inscritos devem participar da edição 2017 do evento
última modificação: 04/12/2017 10h13
Atividade reúne participantes de vários estados em Batuturité

Atividade reúne participantes de vários estados em Batuturité

O  estudo sobre a linguagem tem suscitado o interesse das mais variadas áreas do conhecimento. O fortalecimento do Seminário Interdisciplinar das Ciências da Linguagem (SIC), que chega a sua quinta edição neste ano, é uma prova disso. O evento, que será realizado entre os dias 6 e 8 de dezembro, em Baturité (CE), já possui mais de 400 inscritos.

Dentre as atividades, o V SIC haverá: quatro palestras principais na área de Linguagens; 18 mesas-redondas ( das seguintes áreas:  Linguística, Literatura, Filosofia, História, Psicologia, Educação, dentre outras); apresentações culturais (tributos musicais, declamações de poemas e outros diálogos artísticos); uma feira gastronômica particular intitulada “Maciço Gourmet”;  mais de 90 sessões de comunicação.

O Seminário contará, também, com a participação de pesquisadores convidados  vindos das Universidades Federais da Paraíba (UFPB), do Ceará (UFC), de Santa Maria (UFSM), de São Paulo (Unifesp), do Semi-Árido(UFERSA), e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira(UNILAB); além das Universidades Estaduais do Ceará(UECE), do Vale do Acaraú (UVA), do Cariri(URCA) e a URCA; das Universidades de Fortaleza(UNIFOR) e Sete de Setembro(UNI7); e de dezesseis campi do IFCE.  

Destaque, também, para a oferta de 13 minicursos abrangendo vasto leque de estudos da linguagem, desde Libras ao Ensino de Língua e Literatura, além de uma série de outras ações culturais.   O Seminário Interdisciplinar das Ciências da Linguagem nasceu em 2012, numa parceria entre a Universidade Regional do Cariri (URCA) e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). O tripé do evento, desde a sua primeira edição, tem sido a interiorização, a integração e a democratização das discussões sobre a linguagem.

Para o professor Vilmar de Souza, presidente da comissão Organizadora, o sucesso da iniciativa é favorecido pelo envolvimento de profissionais de áreas distintas e discussões interdisciplinares abrangentes no âmbito da linguagem. Ele lembra, dentre outros, a participação de especialistas das áreas de sociologia e saúde, por exemplo, que em edições anteriores contribuíram para essa interação. “Como o próprio nome ‘Seminários Interdisciplinares’ sugere, nós também temos atraído um bom número de colegas de outras áreas”, salienta.

Outro aspecto destacado pelo professor é a contribuição regional do evento relativo ao impacto na formação discente no interior do estado. Ele rememora especialmente o relato de ex-alunos que atuaram como monitores da primeira edição do SIC e hoje são professores universitários, considerando a iniciativa como um vetor de inspiração para suas trajetórias. “A gente fica muito feliz, porque o propósito de fazer esse deslocamento das discussões acerca da linguagem da capital para o interior do estado tem sido concretizado”, salienta.

Revista Conexões

A Conexões – Ciências e Tecnologia - vai dedicar uma edição especial aos trabalhos submetidos ao V SIC. O anúncio dos 10 artigos selecionados para compor esse número da revista será feito no dia 8 de dezembro, na cerimônia de encerramento do evento.

Programação completa