Você está aqui: Página Inicial > Baturité > Notícias > Baturité sedia Seminário das Ciências da Linguagem
conteúdo

Notícias

Baturité sedia Seminário das Ciências da Linguagem

EDIÇÃO 2017

Mais de 400 inscritos devem participar da edição 2017 do evento
publicado: 04/12/2017 11h03, última modificação: 04/12/2017 11h13
Atividade reúne participantes de vários estados em Batuturité

Atividade reúne participantes de vários estados em Batuturité

O  estudo sobre a linguagem tem suscitado o interesse das mais variadas áreas do conhecimento. O fortalecimento do Seminário Interdisciplinar das Ciências da Linguagem (SIC), que chega a sua quinta edição neste ano, é uma prova disso. O evento, que será realizado entre os dias 6 e 8 de dezembro, em Baturité (CE), já possui mais de 400 inscritos.

Dentre as atividades, o V SIC haverá: quatro palestras principais na área de Linguagens; 18 mesas-redondas ( das seguintes áreas:  Linguística, Literatura, Filosofia, História, Psicologia, Educação, dentre outras); apresentações culturais (tributos musicais, declamações de poemas e outros diálogos artísticos); uma feira gastronômica particular intitulada “Maciço Gourmet”;  mais de 90 sessões de comunicação.

O Seminário contará, também, com a participação de pesquisadores convidados  vindos das Universidades Federais da Paraíba (UFPB), do Ceará (UFC), de Santa Maria (UFSM), de São Paulo (Unifesp), do Semi-Árido(UFERSA), e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira(UNILAB); além das Universidades Estaduais do Ceará(UECE), do Vale do Acaraú (UVA), do Cariri(URCA) e a URCA; das Universidades de Fortaleza(UNIFOR) e Sete de Setembro(UNI7); e de dezesseis campi do IFCE.  

Destaque, também, para a oferta de 13 minicursos abrangendo vasto leque de estudos da linguagem, desde Libras ao Ensino de Língua e Literatura, além de uma série de outras ações culturais.   O Seminário Interdisciplinar das Ciências da Linguagem nasceu em 2012, numa parceria entre a Universidade Regional do Cariri (URCA) e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). O tripé do evento, desde a sua primeira edição, tem sido a interiorização, a integração e a democratização das discussões sobre a linguagem.

Para o professor Vilmar de Souza, presidente da comissão Organizadora, o sucesso da iniciativa é favorecido pelo envolvimento de profissionais de áreas distintas e discussões interdisciplinares abrangentes no âmbito da linguagem. Ele lembra, dentre outros, a participação de especialistas das áreas de sociologia e saúde, por exemplo, que em edições anteriores contribuíram para essa interação. “Como o próprio nome ‘Seminários Interdisciplinares’ sugere, nós também temos atraído um bom número de colegas de outras áreas”, salienta.

Outro aspecto destacado pelo professor é a contribuição regional do evento relativo ao impacto na formação discente no interior do estado. Ele rememora especialmente o relato de ex-alunos que atuaram como monitores da primeira edição do SIC e hoje são professores universitários, considerando a iniciativa como um vetor de inspiração para suas trajetórias. “A gente fica muito feliz, porque o propósito de fazer esse deslocamento das discussões acerca da linguagem da capital para o interior do estado tem sido concretizado”, salienta.

Revista Conexões

A Conexões – Ciências e Tecnologia - vai dedicar uma edição especial aos trabalhos submetidos ao V SIC. O anúncio dos 10 artigos selecionados para compor esse número da revista será feito no dia 8 de dezembro, na cerimônia de encerramento do evento.

Programação completa