Você está aqui: Página Inicial > Baturité > Notícias > Primeira aluna de Comunidade Indígena conclui curso superior no campus de Baturité
conteúdo

Notícias

Primeira aluna de Comunidade Indígena conclui curso superior no campus de Baturité

Aluna indígena concluiu curso de Tecnologia em Gastronomia
publicado: 19/04/2017 11h37, última modificação: 20/04/2017 10h36

Em meio à realidade indígena da Comunidade Kanindé de Aratuba, na região do Maciço de Baturité, o IFCE campus de Baturité promoveu a inserção de membros da comunidade no contexto acadêmico através das ações de Extensão realizadas pelo Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas – NEABI. As atividades desenvolvidas pelo NEABI, no campus de Baturité, foram coordenadas pela docente do Instituto Federal do Ceará, Anna Erika Ferreira Lima.   

Na véspera do Dia do Índio, a aluna Rildelene dos Santos Silva realizou a defesa do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Bebida Indígena Mocororó: Desvendando um pouco da composição e da aceitação por não indígenas”. O trabalho consistia na realização de entrevista com lideranças indígenas dos Kanindé e Tremembé a respeito da bebida típica, avaliação sensorial por não indígenas e análise de composição.

A aluna destacou a importância das ações desenvolvidas pelo NEABI na comunidade na qual ela reside, atuando como agente de transformação da realidade local. “Por meio do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas, pude me aproximar das ações acadêmicas, projetos e cursos do Instituto Federal do Ceará, campus de Baturité”. Afirmou.

Para a orientadora do trabalho de conclusão de curso da aluna Rildelene dos Santos Silva, e coordenadora de Pesquisa e Extensão de Baturité, Ana Cristina da Silva Morais, “a apresentação de trabalho desta natureza, para nós, que fazemos parte do IFCE, representa a concretização da tríade Ensino-Pesquisa-Extensão e o resultado das nossas ações na comunidade”.

Inácio Oliveira - Jornalista Campus de Baturité