Você está aqui: Página Inicial > Baturité > Notícias > Primeira aluna de Comunidade Indígena conclui curso superior no campus de Baturité

Aluna indígena concluiu curso de Tecnologia em Gastronomia
última modificação: 20/04/2017 10h36

Em meio à realidade indígena da Comunidade Kanindé de Aratuba, na região do Maciço de Baturité, o IFCE campus de Baturité promoveu a inserção de membros da comunidade no contexto acadêmico através das ações de Extensão realizadas pelo Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas – NEABI. As atividades desenvolvidas pelo NEABI, no campus de Baturité, foram coordenadas pela docente do Instituto Federal do Ceará, Anna Erika Ferreira Lima.

Na véspera do Dia do Índio, a aluna Rildelene dos Santos Silva realizou a defesa do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Bebida Indígena Mocororó: Desvendando um pouco da composição e da aceitação por não indígenas”. O trabalho consistia na realização de entrevista com lideranças indígenas dos Kanindé e Tremembé a respeito da bebida típica, avaliação sensorial por não indígenas e análise de composição.

A aluna destacou a importância das ações desenvolvidas pelo NEABI na comunidade na qual ela reside, atuando como agente de transformação da realidade local. “Por meio do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas, pude me aproximar das ações acadêmicas, projetos e cursos do Instituto Federal do Ceará, campus de Baturité”. Afirmou.

Para a orientadora do trabalho de conclusão de curso da aluna Rildelene dos Santos Silva, e coordenadora de Pesquisa e Extensão de Baturité, Ana Cristina da Silva Morais, “a apresentação de trabalho desta natureza, para nós, que fazemos parte do IFCE, representa a concretização da tríade Ensino-Pesquisa-Extensão e o resultado das nossas ações na comunidade”.

Inácio Oliveira - Jornalista Campus de Baturité