Notícias
Aluna de comunidade indígena conclui curso superior em Baturité
INCLUSÃO SOCIAL
Na véspera do Dia do Índio, a aluna Rildelene dos Santos Silva realizou a defesa do trabalho de conclusão de curso intitulado “Bebida indígena mocororó: desvendando um pouco da composição e da aceitação por não indígenas”. O trabalho consistia na realização de entrevista com lideranças indígenas dos Kanindé e Tremembé a respeito da bebida típica, avaliação sensorial por não indígenas e análise de composição.
A aluna destacou a importância das ações desenvolvidas pelo Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (NEABI) na comunidade na qual reside, atuando como agente de transformação da realidade local. “Por meio do NEABI, pude me aproximar das ações acadêmicas, projetos e cursos do Instituto Federal do Ceará, campus de Baturité”. Afirmou.
Para a orientadora do trabalho de conclusão de curso da aluna, e coordenadora de Pesquisa e Extensão de Baturité, Ana Cristina da Silva Morais, “a apresentação de trabalho dessa natureza, para nós que fazemos parte do IFCE, representa a concretização da tríade ensino-pesquisa-extensão e o resultado das nossas ações na comunidade”.
Em meio à realidade indígena da Comunidade Kanindé de Aratuba, na região do Maciço de Baturité, o IFCE promove a inserção de membros da comunidade no contexto acadêmico através das ações de extensão realizadas pelo NEABI. As atividades desenvolvidas pelo NEABI, no campus de Baturité, foram coordenadas pela docente do Instituto Federal do Ceará Anna Erika Ferreira Lima.
Inácio Oliveira - Jornalista Campus de Baturité