Você está aqui: Página Inicial > Baturité > Notícias > Inclusão de alunos de escola municipal mobiliza campus Baturité
conteúdo

Notícias

Inclusão de alunos de escola municipal mobiliza campus Baturité

Alunos da escola municipal de Acarape vivenciaram várias atividades no campus
última modificação: 28/11/2019 11h22

O desafio de incluir jovens e adultos no ambiente universitário exige dedicação e comprometimento de todo um contexto escolar e social saudável para que tais desafios sejam superados. Nesse sentido, o campus Baturité promoveu, no dia 27 de novembro de 2019, a acolhida e recepção de alunos do 9º ano da escola municipal Padre Antônio Crisóstomo, de Acarape, na região do Maciço de Baturité. Os alunos participaram de várias atividades lúdicas, de inclusão e de conhecimento sobre o funcionamento acadêmico do Campus Baturité.

O projeto é intitulado IFCE: o futuro é aqui e é coordenado pela docente da unidade, Alisandra Cavalcante, por meio dos alunos do curso de Letras. Todas as atividades foram desenvolvidas pelos discentes dos cursos ofertados pela unidade. Várias oficinas foram promovidas, como de poesia, criatividade local, bate-papo sobre Cultura Maker,“português divertido”, além de modos de preparação e apresentação de cupcakes. Para a docente e coordenadora, Alisandra Cavalcanti, “esse é um momento de interação que proporcionamos aos alunos da escola municipal a oportunidade de conhecer o Instituto Federal do Ceará, campus Baturité, mais de perto, apresentando nossas atividades através da inclusão”. Afirmou.

José Rilmar, diretor da escola municipal, lembrou das parcerias que a escola possui com os programas desenvolvidos pelo campus Baturité, como: O Programa de Residência Pedagógica e o Pibid (Programa de Iniciação à docência). “Há dois anos, com a implantação desses programas, têm se estabelecidos vínculos entre IFCE e escola que beneficia alunos e comunidade, uma vez que os aproxima ao ambiente acadêmico”. Destacou.

Na ocasião ainda estavam presentes a coordenadora pedagógica da escola municipal, Suelange Sampaio, que destacou a importância das oficinas promovidas pelo Pibid na escola. “A partir do momento que nossos alunos do ensino fundamental participam de oficinas de iniciação à docência, várias perspectivas são abertas para o mundo acadêmico”. Enfatizou.

O caminho para acolhimento e inclusão de alunos no universo acadêmico é longo e iniciativas como essa reforçam o compromisso que o IFCE Campus Baturité nutre pela inclusão e desenvolvimento regional do maciço de Baturité.