Você está aqui: Página Inicial > Baturité > Notícias > III DÍA DEL LIBRO Y DE LA ROSA no IFCE campus Baturité
conteúdo

Notícias

III DÍA DEL LIBRO Y DE LA ROSA no IFCE campus Baturité

LETRAS

O evento aconteceu nos dias 24, 25 e 26 de abril
última modificação: 28/04/2023 17h51

O IFCE campus Baturité sediou nos dias 24, 25 e 26 de abril, o evento “III DÍA DEL LIBRO Y DE LA ROSA”. A proposta pedagógica, intercultural e interdisciplinar, elaborada e coordenada pela prof. Djany de Carvalho está em sua terceira edição, sendo a primeira realizada em 2017; e a segunda, em 2019.

O referido evento tem o objetivo de divulgar a data de 23 de Abril, Dia Mundial do Livro e dos Diretos do Autor, e o 18 de Abril, Dia Nacional do Livro Infantil, assim como também: promover o acesso à leitura, de forma interdisciplinar, a partir da disciplina de Língua Espanhola; fomentar a cultura; incentivar o protagonismo dos alunos do campus, promovendo a inclusão das artes cênicas, musicais...; divulgar os autores e obras cearenses, inclusive os alunos autores literários do próprio campus; favorecer a interação entre os cursos integrado, técnico e superiores, dentre outros.

O evento fora realizado contemplando os três turnos, com a seguinte programação:

Alunos do Curso Superior em HOTELARIA (S1 e S2): apresentação musical “ACUARELA/AQUARELA”, de Toquinho; Hotelaria (S3) com a apresentação de seminário sobre AUTORAS da literatura brasileira (Lygia Fagundes Telles, Clarice Lispector, Hilda Hilst, Cora Coralina, Carolina Maria de Jesus, Djamila Ribeiro); Hotelaria (S4) com apresentação de seminários sobre AUTORES LATINOAMERICANOS e da literatura UNIVERSAL (Miguel de Cervantes, William Shakespeare, Monteiro Lobato, Isabel Allende, Pablo Neruda, García Márquez, Vargas Llosa, Carlos Fuentes, Horacio Quiroga, Octavio Paz), além da apresentação de uma esquete teatral em língua espanhola: “D. QUIJOTE”; Hotelaria (S5) com apresentação do poema de autoria do chileno Pablo Neruda “ODA AL VINO”, apresentação desenvolvida em parceria com o prof. Henrique Teles, de Enologia; além da apresentação musical da aluna Vitória Cristina e seu convidado Marco Antonio, que trouxeram um repertório que incluía canções em língua espanhola, e os clássicos “O Caderno”, de Toquinho e “Rosa”, de Pixinguinha e Otávio de Sousa.

Os alunos do curso INTEGRADO EM COMÉRCIO (S3) DE LÍNGUA ESPANHOLA I, apresentaram dois poemas “En el día de San Jordí” e “Amigo libro”; e três esquetes teatrais: “El Chavo”, “Sítio do Picapau amarelo” e “Um dia de cada vez”.  Os referidos alunos também trouxeram uma produção audiovisual inspirada no poema “Navio Negreiro”, de Castro Alves, trazendo à tona a temática do preconceito e das violências que, lamentavelmente, ainda permeiam nosso cotidiano.

 

Enfatizando a participação dos alunos do curso de LETRAS, inicia-se pelos alunos matriculados na disciplina opcional de “LEITURA DE TEXTOS EM LÍNGUA ESPANHOLA” que apresentaram os poemas “Don Libro está Helado”, “Celebrando las palabras”, “En el día de San Jordí”, “Índio eu não sou”, além de compor esquetes. Salienta-se que um dos momentos marcantes fora a apresentação de mãe e filho, ambos alunos do IFCE: Vilanir Germano, aluna do curso de Letras e Nicollas Germano, aluno do Integrado que apresentaram o poema “Dame tu mano”, da escritora espanhola Gloria Fuertes. 

Os alunos de LETRAS matriculados na disciplina de “LITERATURA INFANTOJUVENIL” também protagonizaram excelentes experiências com o lançamento de uma obra elaborada durante a disciplina e lançada no evento “Agnes, a bruxinha que falava inglês”; Contação de história “Chapeuzinho Amarelo”, de Chico Buarque; Adaptação e dramatização do conto “A troca e a Tarefa”, de Lygia Bojunga; Leitura do Cordel “O cágado e a festa no céu”, de Pádua de Queiroz; e apresentação acerca do “Folguedo Reisado de Baturité” .  

Como convidados internos: o aluno do curso Integrado (S5) Michael Araújo que apresentou o PROJETO DE LEITURA desenvolvido por ele e seu pai, denominado “Vírus da Leitura”; a turma de Letras de “Literatura Portuguesa”, sob a orientação da prof. Annalies Borges que apresentou a esquete “AUTO DA BARCA DO INFERNO”, de Gil Vicente; e a aluna do curso Superior Tecnológico em Gastronomia Paola Romanova que apresentou o MONÓLOGO “UM SOPRO DE VIDA (PULSAÇÕES)”, de Clarice Lispector.

Buscando promover a integração entre os cursos, a professora organizou uma esquete teatral que incluísse os autores Miguel de Cervantes, William Shakespeare, Inca Garcilaso de la Vega, Monteiro Lobato e Raquel de Queiroz, personagens representados pelos alunos dos cursos: Integrado em Comércio; Superior Tecnológico em Hotelaria e Superior Licenciatura em Letras. 

Destaca-se ainda a participação de convidados que compuseram a MESA TEMÁTICA “LER, ESCEVER, PUBLICAR” como: o poeta e cordelista Pádua de Queiroz, Membro fundador da Academia Cearense de Literatura de Cordel (ACLC) e agraciado com o título de “tesouro Vivo da Cultura Cearense”, que além de declamar suas composições, apresentou os projetos “Cordel na escola” e “Cordel no sítio”; e da prof. Glícia Lima e a equipe da escola estadual CEJA Donaninha Arruda, que abrilhantou o momento com a apresentação do projeto “Café com Letras”, e com apresentações teatrais e musicais.

A prof. De Língua Espanhola e ex-coordenadora do curso de Licenciatura em Letras promoveu uma MESA-REDONDA com o objetivo de apresentar e divulgar os ALUNOS ESCRITORES do campus: Anna Lívia Castelo Branco (“Retalhos de felicidade”); Gilberto da Silveira Sales (“O diário e as violetas”, “A garota para quem escrevo”, “Um brinde a nunca amadurecer”); José Augusto Gomes de Sousa (“Terra Azul” e “Recomeço”); Isaac Lourenço da Costa Ferreira (conto “Na Beira do Mar” , publicado na coletânea “Contando e Recontando Histórias”).

Buscando promover a inclusão o aluno de Hotelaria Herbert Carlos apresentou o poema “Pessoas são diferentes”, de Ruth Rocha em LIBRAS, fazendo alusão a data de 24/04, Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais. 

Promoveu-se ainda uma SESSÃO CINEMATOGRÁFICA com o clássico “El club de los poetas muertos” ou “Sociedade dos Poetas Mortos”, a fim de promover um debate acerca da Educação, processos e meios.

      E, por fim, promoveu-se a premiação da atividade vinculada ao evento “II Concurso de Poesia do IFCE campus Baturité”, sendo agraciado com o 1º lugar, Gilberto da Silveira Sales; 2º lugar, Alana Kelly Miranda Feitosa; e 3º lugar, Antonia Audilene Simão Gildo, todos alunos do curso de Licenciatura Letras: Português/Inglês de nosso campus. 

A prof. Djany menciona que a felicidade de perceber que o evento pensado inicialmente para desenvolver as habilidades dos alunos em Língua Espanhola e promover a integração dos alunos, a cada edição consegue superar suas expectativas, trazendo para este meio, as literaturas, a gastronomia, a cultura, e promovendo com muita ênfase e brilhantismo, o protagonismo discente.

 

Confira aqui um pouco do que aconteceu no evento