Você está aqui: Página Inicial > Baturité > Notícias > Dia Nacional do Café é celebrado em Baturité
conteúdo

Notícias

Dia Nacional do Café é celebrado em Baturité

Campus realizou palestras, debates e promoveu concurso gastronômico
publicado: 03/06/2019 13h37, última modificação: 03/06/2019 13h54

O Campus Baturité realizou, no dia 31 de maio, várias atividades alusivas ao Dia Nacional do Café, que é comemorado dia 24 de maio. A programação no campus reuniu palestras, mesas-redondas e minicursos com temáticas voltadas para a cultura, tradição, história e gastronomia do café na região.

Uma das palestrantes convidadas, Laura, proprietária do Sítio São Luís, que cultiva café na região, contextualizou a história do café destacando sua importância cultural. “O Café está presente nesta região do Ceará desde o Brasil colônia e hoje O Maciço de Baturité no Ceará é uma região que abriga uma área de proteção ambiental, abrangendo 32.690 hectares. Um verdadeiro cinturão verde que encobre a serra de Baturité, de uma fauna e flora exuberantes, pauta para pesquisadores e amantes da natureza e morada nobre do Café de Sombra que há décadas contribui para preservação ambiental da Serra”. Lembrou.

Durante a programação foi realizado o concurso gastronômico que elegeu as melhores receitas utilizando café em seus preparos. Entre as receitas apresentadas destacaram-se o Frango Serrano, executado pela aluna Graziella Antunina; pudim de Café, executado pelos alunos Breno Silvestre e Regiane Medeiros e a receita que obteve a primeira colocação no concurso, "La Reine de la Nuit", um bolo ópera, tradicional na receita francesa adaptada com ingredientes regionais, executada pelos alunos Paulo Costa e Italo Cavalcante. 

Participaram da comissão de avaliação o Prof. Roberto Araújo, discente do campus Baturité; Rafael Gazal, ex aluno do curso de Gastronomia do campus Baturité e chef de cozinha no BeachPark; Roberto Pinto, aluno concluinte do curso de gastronomia e empresário à frente do Empório Café, em Baturité; e Fabiana Costa, articuladora regional do SEBRAE, responsável pela Rota Verde do Café na região do Maciço de Baturité.  

As atividades foram coordenadas pela docente do campus Baturité Lais Rodrigues, com o apoio do Direrção-Geral da unidade e o SEBRAE da região. Ainda como parte da programação, à noite, na praça matriz de Baturité, foi realizada uma feira de apresentação dos agricultores e comerciantes tendo como principal produto o café. 

Inácio Oliveira - Campus Baturité