Você está aqui: Página Inicial > Baturité > Notícias > Campus Baturité sedia evento interdisciplinar sobre Pesquisa
conteúdo

Notícias

Campus Baturité sedia evento interdisciplinar sobre Pesquisa

No dia 07 de outubro de 2024, o campus sediou a Jornada Itinerante de Filologia e Linguística (JIFIL)
última modificação: 11/10/2024 14h57

No dia 07 de outubro de 2024 o IFCE campus Baturité sediou a IX Jornada Itinerante de Filologia e Linguística (JIFIL), evento organizado em parceria pelo grupo  de pesquisa Práticas de Edição de Textos do Estado do Ceará (PRAETECE), pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Baturité e pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (PosLA-UECE). A 9ª edição do JIFIL teve como tema “Filologia, Linguística, Literatura e Cultura: uma relação interdisciplinar”.

            A atividade teve início com a apresentação do Diretor Geral do IFCE campus Baturité, Lourival Soares, e do professor fundador e coordenador do grupo de pesquisa Práticas de Edição de Textos do Estado do Ceará (PRAETECE), Expedito Eloísio Ximenes.

Foram realizadas duas mesas-redondas; a apresentação de algumas obras literárias e de publicações acadêmicas, além do lançamento da obra “Luiz Gonzaga e a religiosidade”, do escritor Marcelo Leal.

A primeira atividade teve como tema “A filologia e suas perspectivas”. A mesa-redonda em questão foi composta por Expedito Eloísio Ximenes, representante da UECE-PRAETECE, com a apresentação “A Filologia como a ciência do texto e da cultura de um povo”; por Bruno Alacy Bezerra Nunes, representante da UECE-PRAETECE, com o trabalho “A heráldica de domínio e representação cultural”; e por Ticiane Rodrigues Nunes, membro da URCA-PRAETECE, que versou acerca do léxico da vaquejada, com o trabalho “A Filologia e a cultura do texto oral”.

A segunda mesa-redonda teve como tema “Pesquisas em Letras: Filologia, Literatura e Linguística no Ceará”. Esta atividade foi composta por José Valente Neto, membro da UFC-PRAETECE, com o trabalho “A Filologia e a cultura jurídica nos textos históricos”; por Santa Paixão Ribeiro de Sousa, representante do PosLA-PRAETECE, com a apresentação do trabalho “Filologia e os estudo do léxico da violência em texto literário”; e por Maria Djany de Carvalho Araújo, docente do IFCE Baturité e doutoranda do PosLA-UECE, versando sobre “Graduação em Letras e as múltiplas possibilidades de pesquisa”. A referida mesa foi mediada pela docente do IFCE campus Baturité, Annalies Borges.

Como última atividade, foram apresentadas as seguintes obras:

  • Luiz Gonzaga e a religiosidade, de Marcelo Leal;
  • Café do Maciço de Baturité: sabor de história, cultura e turismo;
  • Dentro de casa há escolas: mulheres professoras no contexto da pandemia de Covid-19;
  • Laboratório Pedagógico:
  • Diálogos entre a escola e o IFCE campus Baturité;
  • Navegar é possível;
  • Histórias de viver, sentir e escrever;
  • Nós: textos de autoria feminina;
  • Coletânea Internacional Pólen;
  • Antologia Luz e Vida;

Uma vez que o evento tratou sobre pesquisa, atendeu a diferentes públicos: Licenciatura em Letras; Curso Superior de Hotelaria; Curso Superior de Gastronomia; Integrado em Comércio.

Destaca-se que a presença dos alunos, professores e pesquisadores construíram um importante momento de conhecimento e de publicização da ciência através das pesquisas realizadas e divulgadas. Seguramente muitas novas pesquisas surgirão a partir de então. Por fim, acreditamos que, momentos como estes são relevantes por oportunizar o conhecimento além de incentivar a curiosidade e o interesse pela pesquisa acadêmica.