Você está aqui: Página Inicial > Baturité > Notícias > Baturité promove ação de intercâmbio

Baturité promove ação de intercâmbio

Estudantes americanos visitam as atividades do Neabi
última modificação: 10/03/2016 15h46

Com o intuito de proporcionar aos estudantes o entendimento sobre os desafios socioeconômicos na região do maciço de Baturité, o campus do Instituto Federal do Ceará recebe, nos dias 10 e 11 de março, a visita de onze alunos regularmente matriculados em Universidades Americanas, como de Universidades da Carolina do Norte e Chicago, e cinco profissionais de intercâmbio, com o interesse em conhecer as ações desenvolvidas pelo Neabi - Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas no campus de Baturité.

Durante a recepção, o grupo de estudantes intercambistas com o apoio de bolsistas do Neabi, visitaram as dependências físicas do campus. Na logística de condução do evento, dezoito (18) alunos regularmente matriculados em cursos Tecnológicos em Gastronomia, Hotelaria; Licenciatura em Letra-Inglês e Técnico em Meio de Hospedagem e Administração do campus de Baturité recepcionaram os visitantes.

Nesse sentido, a programação, durante os dois dias, versa sobre a realização de palestras, referente á temática indígena, que serão apresentadas em inglês e em português; bem como traduzidas simultaneamente. Estão previstas rodas de conversas com os alunos do NEABI relatando a experiência do Núcleo e visita à comunidade quilombola da Serra do Evaristo, onde são desenvolvidos diversos projetos de pesquisa e extensão.  No segundo dia, o grupo de alunos participa de rodas de conversas, oficinas com dois cineastas, um boliviano e outro cearense que oferecerem a Mostra de dois documentários sobre Descolonização e Preconceito Racial.

Segundo o Diretor Geral do SIC, William Calhoun, “os intercambistas vêm para entender a natureza dos desafios socioeconômicos na Região e compartilhar como estes desafios aparecem nas suas terras”. Afirmou. No campus de Baturité, o encontro é promovido pela coordenadora de Pesquisa e Extensão, Anna Erika Ferreira Lima e pelo Diretor de Ensino Lourival Soares de Aquino. Para a Coordenadora, “é de suma importância essa troca de conhecimento, porque desde quando iniciei esse projeto, o Neabi, na Serra do Evaristo, sentíamos a necessidade de levar essa ideia a outros lugares. Sem dúvida, é uma forma de crescimento mútuo”.

Por Inácio Oliveira