Você está aqui: Página Inicial > Aracati > Projetos de Extensão > Capacitação para cultivo de ostras
conteúdo

Capacitação para cultivo de ostras

publicado 31/08/2016 11h03, última modificação 31/08/2016 11h03

Projeto de extensão de cultivo de ostras

TÍTULO

Capacitação no cultivo da ostra Crassostrea rhizophorae no estuário do Rio Jaguaribe

DESCRIÇÃO

Projetos de extensão comunitária em cultivo de ostras, além de contribuírem para geração de renda, proporcionam a utilização de uma nova fonte de alimento e despertam nas comunidades uma consciência de preservação ambiental. Na comunidade da Volta, localizada às margens do Rio Jaguaribe no município de Aracati, as ostras são amplamente coletadas pela comunidade local. Desta forma, em virtude do extrativismo excessivo dos recursos naturais, ações de extensão que difundam as tecnologias para o cultivo de ostras na região são importantes, pois contribuem para o desenvolvimento local, preservação dos bancos naturais e melhor utilização desse recurso pesqueiro.

O desenvolvimento de um projeto de extensão no cultivo de ostras na localidade da Volta irá contribuir para a capacitação de marisqueiras através de uma atividade ambientalmente sustentável e geradora de emprego e renda, e servirá para os alunos envolvidos praticarem e consolidarem os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
Além disso, o projeto fortalecerá o elo entre o IFCE e a comunidade e funcionará como estrutura modelo para futuros projetos que a comunidade venha a desenvolver na região. Nesse contexto, o projeto proposto tem como objetivo capacitar as marisqueiras da comunidade da Volta no cultivo da ostra nativa Crassostrea rhizophorae.

PRINCIPAIS AÇÕES

O objetivo-geral do projeto é capacitar a comunidade de marisqueiras da localidade da Volta, no município de Aracati, no cultivo da ostra nativa Crassostrea rhizophorae. Para alcançar esse objetivo, serão desenvolvidas também as seguintes iniciativas:

- Despertar nas marisqueiras uma conscientização de preservação dos recursos pesqueiros e incentivá-las a prática da ostreicultura, uma atividade ambientalmente sustentável e geradora de renda;
- Capacitar as marisqueiras da comunidade da Volta no cultivo da ostra do mangue Crassostrea rhizophorae;
- Capacitar ás mulheres na confecção de coletores artificiais para coleta de sementes de ostras;
- Contribuir para integração dos alunos do curso de aquicultura do IFCE com a comunidade e treiná-los na prática da extensão comunitária;
- Estabelecer um intercâmbio entre o IFCE Aracati e a comunidade alvo do projeto.

COORDENAÇÃO

O projeto é coordenado pela professora doutora Rachel Sabry, do curso técnico em Aquicultura.