Diálogos sobre a influência da culinária indígena e africana no Brasil
- https://ifce.edu.br/aracati/eventos/dialogos-sobre-a-influencia-da-culinaria-indigena-e-africana-no-brasil
- Diálogos sobre a influência da culinária indígena e africana no Brasil
- 2021-05-25T15:00:00-03:00
- 2021-05-27T18:00:00-03:00
- Lives no canal do campus de Aracati no Youtube
- Quando
- 25/05/2021 15h00 até 27/05/2021 18h00 (America/Fortaleza / UTC-300)
- Adicionar evento ao calendário
- iCal
Acesse o canal do campus AQUI
Dia 25, às 15h
Diálogos Gastronômicos: Culinária alimentar indígena
Convidado: Mateus Tremembé
Itapipoca, Ceará. Estudante de agronomia na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira- UNILAB, agricultor, agente ambiental indígena, pescador artesanal, jovem liderança, tocador de tambor e puxador no Ritual Sagrado Torém.
Dia: 27/05/2021, às 17h
Currículo: Lourence Alves é cozinheira e idealizadora do Projeto Onje. É doutora em Alimentação, Nutrição e Saúde pela UERJ, Mestre em História das Ciências e da Saúde pela Fiocruz, Bacharel em História pela UERJ e é graduanda em Gastronomia na UFRJ. Professora de Gastronomia, Nutrição e História. Pesquisadora de gastronomia, alimentação e religiosidades de matrizes africanas, cozinha afro-brasileira, cozinha afrodiaspórica, antropologia e história da alimentação. Filha de Iemanjá, poeta, escritora e mãe de Carolina Maria.
Sobre o Projeto
- Apresentação
O contato com as culturas que formam os povos podem se dar através da língua, mas também através da gastronomia. A culinária brasileira se desenvolveu através da influência de elementos das culinárias portuguesa, indígena e africana. O evento “Diálogos sobre a influência da culinária indígena e africana no Brasil” surge como uma oportunidade para pensar e discutir sobre a cultura brasileira através da influência gastronômica de outros povos.
- Justificativa
A cultura brasileira resulta da miscigenação de diversos povos que participaram da formação da população brasileira. Dentre esses povos, destacam-se os indígenas e africanos. Podemos facilmente identificar a influência dos indígenas e africanos em hábitos que perduram até os dias atuais, como o consumo de alimentos e pratos oriundos de suas culinárias, como a tapioca e o vatapá. A realização do evento justifica-se como forma de reconhecimento das contribuições dos povos que ajudaram a formar a diversidade do povo brasileiro. Além disso, o evento também possibilitará uma uma maior interação entre os componentes do IFCE, campus Aracati e a comunidade externa.
- Comunidade externa beneficiada
Estudantes e profissionais da área de Turismo, Gastronomia e História, além de pessoas de áreas diversas interessadas pelo tema.
- Comunidade interna beneficiada
Docentes e discentes dos cursos do Eixo de Turismo, Hospitalidade e Lazer.
- Objetivo Geral
Oferecer ao público participante oportunidade de refletir e dialogar com profissionais e pesquisadores sobre a culinária indígena e africana.
- Objetivo Específico
Promover a reflexão sofre a influência das culinárias indígenas e africanas na cultura brasileira;
Estimular o diálogo entre discentes e profissionais e pesquisadores externos à instituição;
Apresentar receitas baseadas nas culinárias indígena e africana através do Instagram do Neabi (campus Aracati).