Você está aqui: Página Inicial > Aracati > Eventos > Diálogos sobre a influência da culinária indígena e africana no Brasil
conteúdo

Diálogos sobre a influência da culinária indígena e africana no Brasil

última modificação 25/05/2021 19h05
Lives no canal do campus de Aracati no Youtube
Quando
25/05/2021 15h00 até 27/05/2021 18h00 (America/Fortaleza / UTC-300)
Adicionar evento ao calendário
iCal
Dialogos Gastronomicos

Acesse o canal do campus AQUI

Dia 25, às 15h

Diálogos Gastronômicos: Culinária alimentar indígena
Convidado: Mateus Tremembé

Dialogos Gastronomicos -  Mateus Tremembe

Currículo: Mateus de Castro Ferreira é  jovem indígena da etnia Tremembé, mora na aldeia São José na Terra Indígena Tremembé da Barra do Mundaú,

Itapipoca, Ceará. Estudante de agronomia na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira- UNILAB, agricultor, agente ambiental indígena, pescador artesanal, jovem liderança, tocador de tambor e puxador no Ritual Sagrado Torém.

 

Dia: 27/05/2021, às 17h

Diálogos Gastronômicos: Gastronomia Afro-brasileira: reconstruindo referências
Convidada: Lourence Cristine Alves
 Lourence - dialogos gastronomicos

Currículo: Lourence Alves é cozinheira e idealizadora do Projeto Onje. É doutora em Alimentação, Nutrição e Saúde pela UERJ, Mestre em História das Ciências e da Saúde pela Fiocruz, Bacharel em História pela UERJ e é graduanda em Gastronomia na UFRJ. Professora de Gastronomia, Nutrição e História. Pesquisadora de gastronomia, alimentação e religiosidades de matrizes africanas, cozinha afro-brasileira, cozinha afrodiaspórica, antropologia e história da alimentação. Filha de Iemanjá, poeta, escritora e mãe de Carolina Maria.

 

Sobre o Projeto

  • Apresentação

O contato com as culturas que formam os povos podem se dar através da língua, mas também através da gastronomia. A culinária brasileira se desenvolveu através da influência de elementos das culinárias portuguesa, indígena e africana. O evento “Diálogos sobre a influência da culinária indígena e africana no Brasil” surge como uma oportunidade para pensar e discutir sobre a cultura brasileira através da influência gastronômica de outros povos.

  • Justificativa

A cultura brasileira resulta da miscigenação de diversos povos que participaram da formação da população brasileira. Dentre esses povos, destacam-se os indígenas e africanos. Podemos facilmente identificar a influência dos indígenas e africanos em hábitos que perduram até os dias atuais, como o consumo de alimentos e pratos oriundos de suas culinárias, como a tapioca e o vatapá. A realização do evento justifica-se como forma de reconhecimento das contribuições dos povos que ajudaram a formar a diversidade do povo brasileiro. Além disso, o evento também possibilitará uma uma maior interação entre os componentes do IFCE, campus Aracati e a comunidade externa.

  • Comunidade externa beneficiada

Estudantes e profissionais da área de Turismo, Gastronomia e História, além de pessoas de áreas diversas interessadas pelo tema.

  • Comunidade interna beneficiada

Docentes e discentes dos cursos do Eixo de Turismo, Hospitalidade e Lazer.

  • Objetivo Geral

Oferecer ao público participante oportunidade de refletir e dialogar com profissionais e pesquisadores sobre a culinária indígena e africana.

  • Objetivo Específico

Promover a reflexão sofre a influência das culinárias indígenas e africanas na cultura brasileira;
Estimular o diálogo entre discentes e profissionais e pesquisadores externos à instituição;
Apresentar receitas baseadas nas culinárias indígena e africana através do Instagram do Neabi (campus Aracati).