Você está aqui: Página Inicial > Aracati > Coleções > Pesquisa e Extensão > Práticas educativas em saúde sexual e reprodutiva
conteúdo

Práticas educativas em saúde sexual e reprodutiva

última modificação 04/05/2020 16h07

Projeto Saúde Sexual - Papex

TÍTULO

Práticas educativas em saúde sexual e reprodutiva

DESCRIÇÃO

A atenção em saúde sexual e reprodutiva é uma das áreas de atuação prioritária do governo brasileiro e ações devem ser focadas observando-se como princípio o respeito aos direitos sexuais e aos direitos reprodutivos. A atenção em planejamento familiar implica não só a oferta de métodos e técnicas para a concepção e para a anticoncepção, mas também a oferta de informações e acompanhamento, em um contexto de escolha livre e informada (BRASIL, 2010). 

Observa-se, no entanto, que as ações voltadas para a saúde sexual e reprodutiva, em sua maioria, possuem maior foco para as estratégias da saúde reprodutiva, sendo a mulher adulta o alvo. Dessa maneira, o homem fica alheio a esse processo o qual ele também é protagonista. Essa questão se agrava nas cidades do interior o qual predomina uma sociedade patriarcal em que os aspectos relacionados à reprodução são considerados de responsabilidade das mulheres.
O presente projeto de extensão permitirá aos alunos bolsistas um maior aprofundamento da temática saúde sexual e reprodutiva, sendo propagador entre seus pares, fortalecendo um dos objetivos da Política de Assistência Estudantil que é promover o acesso universal à saúde, ancorado no princípio da integralidade, reunindo ações e serviços de acordo com a realidade local, de modo a fortalecer a educação em saúde voltado para os discentes.

OBJETIVOS

Objetivo Geral
- Promover o direito sexual e reprodutivo por meio de uma assistência multidisciplinar em planejamento familiar.

Objetivos Específicos
- Realização de Consulta de Enfermagem em planejamento familiar, a incluir: entrevista, exame físico, manejo do método anticoncepcional/ escolha livre e informada, prescrições de enfermagem; intervenções de enfermagem e registros de enfermagem;
- Desenvolver atividades de educação em saúde grupais sobre diversas temáticas que envolvem os direitos sexuais e reprodutivos.
- Sensibilizar a sociedade para a importância do sexo seguro e protegido;
- Orientar a sociedade quanto aos direitos sexuais e reprodutivos;
- Fornecer ao aluno e comunidade externa o conhecimento acerca dos métodos anticoncepcionais e prevenção das DST´s.
- Formar alunos críticos e reflexivos sensíveis as questões de saúde que envolve a comunidade no qual está inserido;
- Valorizar a educação em saúde como processo de transformação e empoderamento dos indivíduos, frente a sociedade.

EQUIPE

O projeto será executado pela Equipe Multiprofissional de Assistência Estudantil do campus Aracati e por bolsistas selecionados para atuar nas ações.

Renata Lessa, enfermeira e coordenadora do projeto;
Flávia Holanda, assistente social;
Cybele Nogueira Rodrigues, psicóloga;
Meiriane Rebouças, pedagoga;
Juarina Silveira, técnica em Assuntos Educacionais;
Felipe Santiago, assistente de alunos;
Jerfesson Rodrigues, assistente de alunos.