Você está aqui: Página Inicial > Acopiara > Notícias > Sede do campus Acopiara completa dois anos

Sede do campus Acopiara completa dois anos

A HISTÓRIA EM CURSO

Em franca consolidação, o campus agora soma diferentes iniciativas de combate à pandemia à sua jovem história
última modificação: 29/04/2020 14h57

O Campus Acopiara do Instituto Federal do Ceará (IFCE) completou no último dia 27 de abril dois anos de inauguração da sua sede oficial, localizada na Rodovia CE 060, Km 332, na Vila Martins.

O campus, que iniciou suas atividades com a oferta de Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), expandiu suas ações ao longo do biênio e atualmente já conta com a oferta de Curso Técnico de Informática nas modalidades subsequente e integrada, Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e Especialização em Ensino de Ciências e Matemática.

Esses cursos se constituem em oportunidades de formação profissional de qualidade não somente para a população acopiarense como também para os alunos oriundos dos municípios vizinhos, de forma que o corpo discente ultrapassou a marca de duzentos alunos.

Além disso, o campus já promoveu vários eventos e outras ações de extensão para benefício da comunidade como um todo, inclusive em parceria com a Prefeitura de Acopiara, enquanto que, no âmbito da pesquisa, professores e alunos da instituição já se encontram realizando projetos e participando de eventos científicos locais e nacionais.

Apesar de a instituição ter motivos para celebrar o seu crescimento, infelizmente o Brasil como um todo se encontra diante dos inúmeros desafios ligados ao enfrentamento da pandemia da Covid-19, causada pelo novo coronavírus. Como não poderia ser diferente, o campus Acopiara tem se somado aos mais diversos esforços para o combate local à pandemia. Mais de quinhentas máscaras de tecido foram adquiridas e distribuídas para os alunos e funcionários terceirizados do campus a partir dos recursos arrecadados voluntariamente pelos demais servidores.

Em parceria com o IFCE – campus Tauá, o campus Acopiara disponibilizou sua impressora 3D para a confecção de protetores faciais (face shields), doados à Secretaria de Saúde de Acopiara nesta quarta-feira, 28 de abril, para uso pelos profissionais de saúde.

Embora esteja com as atividades presenciais dos cursos regulares suspensas, o campus também tem ofertado cursos de Formação Continuada a distância para oportunizar às comunidades interna e externa uma capacitação profissional extra em meio às recomendações de isolamento social. Um dos cursos, inclusive, é voltado para a temática da Covid-19 com uma abordagem interdisciplinar para um maior entendimento e conscientização a respeito da pandemia. As vagas para esses cursos, disponibilizadas online por meio da Plataforma FICemCasa, se esgotaram em poucas horas como reflexo da elevada procura.

Assim, ano após ano, o campus Acopiara segue cumprindo o seu compromisso institucional de colaborar com o desenvolvimento local, pautando-se no tripé ensino-pesquisa-extensão e colocando-se sempre ao lado da comunidade para a superação de desafios.