Você está aqui: Página Inicial > Acopiara > Notícias > NEABI do Campus Acopiara realiza seu II Encontro abordando a temática indígena

NEABI do Campus Acopiara realiza seu II Encontro abordando a temática indígena

II Encontro do NEABI

última modificação: 21/11/2019 08h26

O Segundo Encontro no Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígena – NEABI, realizado no Campus Acopiara do IFCE no dia 30 do mês de outubro, reuniu discentes e docentes do campus e alunos e professores de escolas locais, além da comunidade externa em geral, em torno da temática indígena.

Povos Indígenas do Ceará: Movimentos de Resistência Diante da Negação dos Direitos foi a temática geral que norteou as discussões durante as mesas realizadas nos períodos da manhã e da tarde.

A mística que abriu os trabalhos foi conduzida com um ritual pelas lideranças indígenas presentes, o Toré, que envolve dança, espiritualidade e luta, cuja prática pelos povos indígenas do Nordeste.

A mesa de abertura contou com a participação das lideranças indígenas cacique Kauã Pitaguary, do povo Potiguara, e Cacique Eduardo Kariri, do povo Kariri Quixelô, que expuseram relatos de experiências das estratégias de enfrentamentos dos povos indígenas do Ceará frente à negação dos direitos.

À tarde a discussão foi conduzida pela indígena Janaina Jenipapo, do povo Jenipapo Kanindé, e pelo aluno do curso de Geografia da Universidade Estadual do Ceará (UECE) Kayro Rocha Galdino, que trataram da Educação como prática de resistência dos povos indígenas do Ceará.

A avaliação dos membros do Núcleo é de que o evento atingiu seu propósito de discutir a histórica opressão e negação dos direitos dos povos indígenas, abrindo espaço para o reconhecimento do lugar desses povos na consolidação de uma nação mais justa e inclusiva. As comunidades acadêmicas interna e externa também deram retornos positivos quanto à produção e difusão de saberes incitados na ocasião do evento.

Cabe ressaltar que, além do encontro, o Núcleo tem desenvolvido ações de Extensão em duas escolas parceiras do município de Acopiara, com atividades de formação continuada de professores e conscientização da comunidade escolar para a aplicação das Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08, buscando produzir e difundir conhecimentos que contribuam para a promoção da equidade racial e a superação do racismo e outras formas de discriminação.

Foto: Tarcisio Junior