Você está aqui: Página Inicial > Acopiara > Notícias > Acopiara participa da Festa Anual das Árvores

Acopiara participa da Festa Anual das Árvores

MEIO AMBIENTE

Secretaria de Meio Ambiente e alunos da rede pública de ensino realizaram o plantio de mudas
última modificação: 02/04/2018 09h44

A Prefeitura Municipal de Acopiara, através da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), realizou, no período de 20 a 23 de março de 2018, a Festa Anual das Árvores (FAA) 2018 homenageando a carnaúba, árvore-símbolo do Ceará. O evento aconteceu simultaneamente em 110 municípios cearenses, por iniciativa do Governo do Estado, com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância das árvores para o meio ambiente e para a qualidade de vida de todos.

Entre as ações do evento, foi realizado o plantio de 37 mudas de plantas nativas, frutíferas e ornamentais na sede do IFCE - campus Acopiara na manhã do dia 22 de março, com a participação de alunos e professores do Liceu, das escolas municipais Padre João Antônio e Alfredo Nunes de Melo, funcionários da SEMA e servidores do IFCE.

Na ocasião, o secretário municipal de Meio Ambiente, Francisco Chagas de Carvalho Neto, falou sobre a atuação da SEMA no município de Acopiara e o andamento de programas já implantados, como o Ecoponto de Pneus, a Brigada Ecológica e outros. Ainda durante o plantio das mudas, o coordenador da SEMA, José Alves Ribeiro (José Hilton), explicou as características de algumas das árvores plantadas, como o flamboyant, a acácia, o angico, o ipê amarelo e o pau-ferro.

Dando continuidade à ação, os visitantes foram conduzidos para o auditório do IFCE, onde a diretora-geral, Maria Eliani Holanda Coelho, e os demais servidores do campus recepcionaram os presentes, falaram sobre os novos cursos do IFCE e agradeceram a parceria com a SEMA pela contribuição com o paisagismo do campus por meio da doação de jarros e plantio das mudas. Em seguida, foi exibido um vídeo sobre a caatinga, discutido posteriormente pelo docente do IFCE Leandro Ribeiro.

Na opinião do secretário de Meio Ambiente Chagas Neto, “a parceria com o IFCE se deu de maneira muito positiva, com ganho para o meio ambiente e para a educação, que é o primordial para a formação do ser humano”. Já o coordenador, senhor José Hilton, falou sobre a relevância da conscientização dos jovens para a necessidade da arborização: “Chegou a hora em que a natureza cobra um posicionamento diferente da população e nós estamos aqui incentivando esse posicionamento diferente, que é reflorestar. Acredito que os jovens vão mudar essa cultura; ao invés de desmatar e queimar, vão trabalhar a cultura da arborização e do reflorestamento.”