Você está aqui: Página Inicial > Acopiara > Notícias > Eventos agitaram o campus Acopiara

Eventos agitaram o campus Acopiara

As temáticas abordadas nos eventos foram educação inclusiva e sustentabilidade
última modificação: 20/05/2019 09h24

O final de abril foi bastante movimentado no Campus Acopiara graças a eventos de extensão promovidos pelo campus, durante os quais as comunidades interna e externa puderam se reunir para discutir temáticas relevantes para a sociedade. Na tarde do dia 22, ocorreu o "1º Encontro Temático de Sustentabilidade: Água", organizado pelas docentes Liliane Veras e Giselle Raulino. A programação teve duas palestras, intituladas “Tratamento de água e saneamento básico” e “Segurança Hídrica”, ministradas, respectivamente, por Erivaldo Júnior, supervisor de produção de água da Cagece; e Daniel Raulino, gestor ambiental. Após as palestras, o evento prosseguiu com uma mesa-redonda sobre os temas acima abordados. O encontro ainda incluiu uma visita técnica à estação de tratamento de água da Cagece, na tarde do último dia 29.

Já no dia 26 foi a vez de o campus sediar o 1º Fórum do Napne, com a temática “Educação Inclusiva: que tal trocar uma ideia?”. As atividades do evento incluíram duas palestras, uma sobre Educação Inclusiva, ministrada pela gerente de educação inclusiva da Secretaria de Educação de Acopiara, Sarah Rodrigues, e outra sobre o profissional intérprete de Libras, apresentada pela docente do IFCE, Raquece Cruz. Além disso, a programação ainda contou com a exibição do filme “O milagre de Annie Sullivan”, a partir do qual foram realizados um breve debate, uma oficina de saudações e cumprimentos em Libras e um relato de experiências compartilhadas pelo docente de Libras do Campus Acopiara, Antônio Nelson, e pela docente da Universidade Estadual do Ceará, Diná Silva. O evento se encerrou com o painel “Eu mudei de ideia”, no qual os participantes tiveram a oportunidade de expressar suas impressões a respeito do evento e da temática da educação inclusiva.

Os dois eventos de abril são reflexo da contínua consolidação do Campus Acopiara, o qual segue diversificando suas ações com base no tripé ensino, pesquisa e extensão. Por meio deles e dos demais eventos a serem promovidos pelo campus, a instituição abre suas portas para receber tanto a comunidade interna como a externa no intuito de, juntos, promoverem debates benéficos para a sociedade como um todo.