Você está aqui: Página Inicial > Acopiara > Notícias > Campus Acopiara inicia semestre letivo

Campus Acopiara inicia semestre letivo

SEMESTRE 2019.2

A primeira semana de atividades foi marcada pelo retorno às aulas e por três ações que envolveram servidores e discentes dos cursos técnico, superior e de especialização
última modificação: 09/08/2019 16h15

O início das atividades do semestre letivo 2019.2 no Campus Acopiara foi marcado não só pelo retorno às aulas, mas também por três eventos envolvendo corpo docente, servidores técnico-administrativos e alunos recém-ingressos para os cursos ofertados pelo instituto na unidade.

Durante os dias 29 e 30 de julho, os docentes e os servidores participaram do IV Encontro Pedagógico, realizado no campus, com o tema “Partilhar e integrar conhecimento com ação”. O evento abordou os desafios do Ensino Técnico Integrado no IFCE, com a palestra ministrada pelos diretores-gerais dos campi de Boa Viagem e Tauá. Tratou também sobre a inclusão de alunos com deficiência, com as palestras sobre Audiodescrição e Autismo.

Já nos dias 31 de julho e 1º de agosto, ocorreu a recepção dos calouros que ingressaram nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Técnico de Informática do Campus Acopiara. Esse momento realizado com os alunos novatos é uma prática adotada para promover a integração entre discentes e docentes, proporcionar a ambientação deles aos processos, setores e a dinâmica de funcionamento da instituição.

A programação contou, em seu primeiro dia, com a acolhida dos ingressantes no auditório pelo Chefe do Departamento de Ensino, Prof. Wiron Holanda, e pelo corpo docente do campus; a exposição sobre o sistema acadêmico e Regulamento de Organização Didática (ROD), documento que estabelece as normas que regem as atividades acadêmicas do IFCE; visita à biblioteca; e uma palestra sobre empreendedorismo.

No segundo dia de recepção, por sua vez, foram realizadas palestras sobre a atuação dos profissionais biólogo e técnico de informática, ministradas por docentes das áreas, e vivências práticas em laboratórios de cada um dos cursos. Por fim, as atividades da semana foram encerradas, na tarde do dia 2, com a aula inaugural do curso de especialização em Ensino de Ciências e Matemática, ofertado pelo campus.

Na ocasião, o Prof. Wiron Holanda, a Coordenadora da Especialização, Profa. Alcione Silva, e o Prof. Cleanto Fernandes fizeram uso da palavra com a finalidade de acolher os novos pós-graduandos e apresentar-lhes a estrutura do curso e os demais professores que atuarão na especialização. As aulas tiveram inicio já no último sábado, dia 3.

Assim, de segunda a sábado, o Campus Acopiara seguirá funcionando a plenos vapores neste novo semestre com a finalidade de levar à população uma educação de qualidade, além de futuras ações de pesquisa e extensão.