Notícias
Diretor-Geral de Acaraú participa de sessão em alusão ao Dia do Marinheiro
Homenagem
O diretor-geral do campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE), professor João Vicente Mendes Santana, participou, na manhã da última quarta-feira, 13, no plenário da Câmara Municipal de Acaraú, da sessão solene em homenagem ao Dia do Marinheiro. A sessão foi presidida pelo líder do governo municipal na Casa, vereador Gleison Rodrigues. A sessão é fruto da Indicação 222/2023, de autoria do vereador Gleison Rodrigues, e nela foi homenageada a Agência da Capitania dos Portos em Camocim.
Conforme o vereador Gleison Rodrigues, esta homenagem visa "valorizar o trabalho dos marinheiros, agentes da Marinha do Brasil, principalmente na nossa região e fortalecer a cultura oceânica, principalmente a segurança da navegação e a defesa do nosso patrimônio natural", explicou.
Para o vereador, resta o sentimento de gratidão "a todos que nos ajudaram a realizar essa homenagem. Feliz dia do Marinheiro!", disse.
Além do professor João Vicente, que também é presidente da Sociedade Amigos da Marinha - Soamar/Litoral Oeste, o momento contou com a presença do Capitão Tenente Claudeniz Fernandes, da Marinha do Brasil, representante oficial da Agência da Capitania dos Portos do Ceará em Camocim; do chefe de Instrução do TG 10/018 de Acaraú, sargento Sean Soares; do secretário de Agronegócio, Irrigacão, Pesca e Desenvolvimento Econômico de Acaraú, Nacélio Cruz, que representou a prefeita Ana Flávia; da presidente da Colônia de Pescadores Z-2, de Acaraú, Lili; do presidente da Qualipesc de Bela Cruz, além de servidores do IFCE, presidente da Associação Comunitária de Pescadores e Marisqueiras de Ilha dos Coqueiros, Francisco Heloi, bem como representantes da sociedade civil.
Conforme o professor João Vicente, foi uma honra para ele participar do momento na Casa do Povo, uma vez que "além de estreitar os laços com o Legislativo e a Marinha do Brasil, com a qual a atual gestão do campus tem mantido e consolidado a parceria, reconhece-se o papel do marinheiro no civismo, patriotismo e valoração do nosso País", destacou.
Para o gestor, celebrar essa data reforça, ainda, "o grande envolvimento do marinheiro na defesa do nosso País e engrandece o contínuo empenho em salvar vidas nas águas da Amazônia Azul e em águas interiores, além da grande capacidade logística que a Marinha possui em apoiar com resgates, em momentos críticos como enchentes e secas, operações de combate a incêndios e promoção de assistência hospitalar aos ribeirinhos da Amazônia e povos indígenas", ressaltou.
Saiba mais
No dia 13 de dezembro, Dia do Marinheiro, celebramos o Brasil e os brasileiros! A data, escolhida para homenagear o nascimento do Patrono da Força, Almirante Joaquim Marques Lisboa, o “Marquês de Tamandaré”, é uma forma de reconhecer todos os feitos e valores cultivados durante a marcante carreira do “Herói da Pátria”, além de destacar o trabalho de homens e mulheres do mar, que seguem o exemplo do nosso Patrono, ao longo da existência da Marinha do Brasil.
Nesse dia, é importante destacar o comprometimento que a Força e cada marinheiro têm com a população brasileira, com a inclusão social, a proteção da nossa Amazônia Azul e a defesa da Pátria.
Edson Costa - Acaraú