Você está aqui: Página Inicial > Acaraú > Notícias > Criação do Núcleo de Educação Financeira é aprovado no IFCE
conteúdo

Notícias

Criação do Núcleo de Educação Financeira é aprovado no IFCE

Novo Núcleo

O objetivo do NEEF é ser referência para o Ceará nos assuntos sobre educação financeira e assim disseminar o tema pelo Estado.
última modificação: 12/09/2022 11h47
"Divulgação" Momento de formação de laboratório de educação financeira em Acaraú

Momento de formação de laboratório de educação financeira em Acaraú

Foi aprovado recentemente junto ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFCE a implantação de um novo Núcleo do Instituto: Núcleo de Estudos em Educação Financeira. Seu objetivo é ser referência para o Ceará nos assuntos sobre educação financeira e assim disseminar o tema pelo Estado. O NEEF recentemente criado promoverá cursos, ações e pesquisas aplicadas, que possibilitam o aperfeiçoamento teórico-prático de conhecimentos na área. Atualmente, o Núcleo encontra-se em processo de estruturação.

Conforme a professora Camila Franco, docente da área de Administração do campus de Acaraú e articuladora do projeto de implantação do NEEF, a iniciativa nasceu após seu interesse pessoal na oferta de capacitações voltadas à educação financeira. "Já venho trabalhando com este tema desde o ano de 2018, quando o campus ofertou cursos de extensão na área, entre 2018 e 2020, de forma presencial; e em 2021, por ocasião da pandemia, foi feita a oferta de forma remota, por meio do projeto FIC em Casa", destacou.

Segundo a docente, essa área de Educação Financeira configura-se de extrema relevância, sendo uma grande demanda. "Vemos atualmente uma gama de pessoas endividadas e inadimplentes. Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que implementa políticas públicas e econômicas entre países e parceiros estratégicos dedicados ao desenvolvimento econômico, fala sobre a carência dessa educação, que acaba refletindo nesses números. Além disso, percebemos o quanto problemas financeiros causam sérios danos à saúde mental e qualidade de vida das pessoas. Assim, entender nossa relação com o dinheiro é fundamental e, a partir disso, o NEEF tem um papel primordial", explicou.

De acordo com a professora Camila Franco, no ano passado, foi montado o Laboratório de Educação Financeira no campus de Acaraú para tratar sobre a temática. Atualmente, atuam seis docentes de áreas afins junto a esse laboratório e quatro alunos bolsistas de extensão. O grupo reúne-se periodicamente para poder discutir ações para fomento na área. Recentemente, alunos dos cursos médios integrados foram estimulados pelo Núcleo a participarem da Olimpíada de Educação Financeira. "A ideia é levar esse assunto para a comunidade interna e externa, principalmente após a felicidade de aprovarmos o projeto de implantação do Núcleo junto ao CEPE, para que possamos transformar nosso Instituto num centro de referência nessa área, desenvolvendo ações no universo do ensino, da pesquisa, além da extensão", disse.

A Coordenadora de Extensão do campus de Acaraú, Marcela Melo, destacou que a proposta do NEEF surgiu após identificada a relevância da temática para a sociedade e a lacuna de estudos e ações voltadas ao setor no Ceará e no IFCE. A ideia foi apresentada à Reitoria em 2021 e recebido total apoio, ano de criação do laboratório no campus acarauense. "O NEEF vem desenvolvendo diversas ações desde então. Após a aprovação do projeto do Núcleo junto ao CEPE/IFCE, a meta agora é realizar as ações na temática com a participação de outros campi e parceiros. Estamos prospectando servidores para compor o Núcleo", relatou.

Edson Costa - Acaraú